Nome do Projeto
Mostra de Trabalhos Acadêmicos e Oficinas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/02/2025 - 14/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Desde que os bacharelados de Antropologia e Arqueologia foram separados, em 2019, o Departamento Acadêmico dos cursos deixou de existir. Embora haja esforços para construção do Centro Acadêmico do Bacharelado em Antropologia, devido a desafios como pandemia do Coronavírus e consequente desorganização dos semestres letivos, emergências climáticas – ciclone extratropical, enchentes e chuvas intensas – ocorridas entre os anos de 2023 e 2024, greve dos servidores e docentes federais (em 2024), tornaram complexo o processo de reorganização discente. Em decorrência da desorganização mencionada e ausência de um Centro Acadêmico a organização de Semanas Acadêmicas, no período compreendido entre 2021 e 2024, ficou impossibilitada. Observa-se ainda que, entre os estudantes ingressantes no bacharelado em Antropologia, poucos permanecem após a conclusão do 1º semestre, ocorrendo a migração para outros cursos ou o abandono da universidade. Preocupados com a permanência dos calouros e a manutenção do curso, estudantes veteranos, ingressantes no bacharelado em Antropologia, no ano de 2021, propõem uma mostra de trabalhos realizados ao longo da graduação, a fim de apresentar à comunidade acadêmica as atividades desenvolvidas ao longo da graduação. Além disso, há demandas dos ingressantes, nos semestres posteriores, acerca das dificuldades em apresentação de seminários, fichamento de obras em estudo, formatação de trabalhos segundo as Normas ABNT, organizações e apresentações em Power Point, construção de Curriculum Lattes, entre outras. Considerando-se ainda a redução do corpo docente, motivado por aposentadorias, licenças-saúde e saída de professores para especialização, houve uma consequente redução na oferta de disciplinas optativas, projetos de pesquisa e ensino no curso, não oportunizando ao corpo discente somar as horas necessárias de extensão, pesquisa e ensino solicitados pelo PPC para a conclusão. Desse modo, o projeto também busca possibilitar, em especial a estudantes concluintes, condições de somar as horas necessárias nos três eixos: Extensão, Ensino e Pesquisa, além da experiência em organização de eventos acadêmicos.

Objetivo Geral

O principal objetivo da Mostra de Trabalhos do Bacharelado em Antropologia/UFPel é promover a visibilidade e divulgação do curso de graduação oferecido pela Universidade Federal de Pelotas, tanto para a comunidade acadêmica quanto para as escolas de Ensino Médio da região. No primeiro momento, enseja-se proporcionar a estudantes do Bacharelado em Antropologia a publicização das pesquisas e atividades realizadas ao longo dos quatro anos do curso, bem como oportunizar a todos/as/es bacharelandos/as/es ciência dos trabalhos e estudos vivenciados durante a trajetória acadêmica, de maneira que possa inspirar e possibilitar tanto a continuidade quanto a expansão de investigações e reflexões já iniciadas. Após este evento, intenciona-se apresentar e divulgar o Bacharelado em Antropologia e sua importância social junto à comunidade e Escolas de Ensino Médio do município e região, esperando-se despertar o aumento no número de interessados no curso a participarem dos processos seletivos e matricularem-se junto à Instituição de ensino, da consolidando um espaço de divulgação do Bacharelado em Antropologia/UFPel. A Mostra de Trabalhos da Antropologia/UFPel busca, ainda, estabelecer-se como Semana Acadêmica do Bacharelado em Antropologia contribuindo para a promoção da formação superior na área.

Justificativa

A Mostra de Trabalhos do Bacharelado em Antropologia/UFPel tornar-se-á um evento de relevância para a universidade e a comunidade em geral, uma vez que possibilitará a aproximação da comunidade externa com a acadêmica. Além disso, é uma oportunidade de divulgar o curso de graduação, projetos de ensino, pesquisa e extensão, suas políticas de acesso e permanência dos estudantes, fortalecendo sua imagem e atraindo potenciais estudantes para ingresso na instituição de ensino. O evento também possibilitará uma interação direta e significativa com a comunidade acadêmica e externa, incluindo escolas de Ensino Médio, potenciais ingressantes, familiares e demais interessados, fortalecendo os laços entre a universidade e a sociedade. A realização da Mostra de Trabalhos do Bacharelado em Antropologia/UFPel é essencial para manter o incentivo à educação superior, democratizar o acesso ao ensino de qualidade e alcançar metas estratégicas da instituição, como o aprimoramento contínuo dos eventos e a consolidação de um espaço permanente de divulgação do curso. Portanto, considera-se que o evento seja de grande importância, tanto para despertar o interesse na permanência e conclusão do curso, quanto para novas matrículas tornando-se fundamental garantir a Mostra de Trabalhos do Bacharelado em Antropologia/UFPel.

Metodologia

A metodologia para a realização do evento da Mostra de Trabalhos do Bacharelado em Antropologia inclui um planejamento detalhado, envolvendo a definição da data, entre 10 e 20/02/2025, local – Auditório do CEHUS –, com duração de 40 horas e estrutura necessária, bem como a seleção de alunos representantes do curso. A divulgação será feita por meio de materiais promocionais on-line e visitas às escolas de ensino Médio do município e região, visando à mobilização da comunidade acadêmica e externa. Durante o evento, os banners e materiais do curso serão exibidos, enquanto os professores e alunos compartilharão informações sobre os cursos, infraestrutura, metodologias de ensino e critérios de seleção. Atividades como apresentações, rodas de conversa e visitas guiadas aos laboratórios serão realizadas para proporcionar uma experiência interativa e informativa aos visitantes. Após o evento, será feita uma avaliação por meio de feedback dos participantes, visando identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria para futuras edições da Mostra de Trabalhos e/ou Semana Acadêmica do bacharelado em Antropologia/UFPel. O projeto oportunizará aos/às bacharelandos/as/es em Antropologia 2024/2 organizar a Mostra de Trabalhos, apresentar Trabalhos e Pesquisas realizadas ao longo da graduação e ministrar oficinas de interesse do corpo discente do bacharelado. Para tanto, articulará diversos procedimentos metodológicos, tais como:

1- Rodadas de apresentação de trabalhos nos eixos:
Antropologia Étnico-Racial
Antropologia Urbana e Rural
Antropologia e Meio Ambiente
Patrimônio Histórico-Cultural

2- Oficinas:
Apresentação de seminários e produção de slides;
Fichamentos de artigos e livros
Formatação e normas ABNT
Curriculum Lattes

3 – Meu TCC em 5 minutos:

4- Visita guiada aos núcleos:
GEEUR
LEPPAIS
NETA

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores para a Mostra de Trabalhos do Bacharelado em Antropologia/UFPel incluem o número de estudantes e escolas visitadas, estudantes presentes, envolvimento de professores e alunos e feedback dos participantes. As metas estabelecidas são: aumentar a permanência dos ingressantes no curso, despertar o interesse e a participação em escolas de ensino médio, públicas e privadas, incrementar o número de ingressantes e permanência no curso, envolver ativamente a comunidade acadêmica e externa, obter feedback positivo sobre o Bacharelado em Antropologia/UFPel. Os resultados esperados englobam maior visibilidade do curso, atração de potenciais ingressantes, fortalecimento da imagem institucional, estabelecimento de parcerias e contribuição para a democratização do acesso ao ensino superior e combate à evasão, promovendo a inclusão e permanência dos estudantes. Esses elementos são cruciais para avaliar o impacto e eficácia do evento, assegurando que atinja seus objetivos estratégicos de divulgação e fortalecimento do curso de graduação da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE LUISA RODOLPHO94
ALEXANDRE OLIVEIRA CARDOSO JUNIOR
ANA PAULA SIGA LANGONE
ANDREIA COSTA MACEDO
ARTHUR SALVADOR MADRUGA
CLAUDIA TURRA MAGNI70
Carlos Ceron Zambrano
Cristina Pinto da Silva
DIONARA DA SILVA RAMIRES
EDUARDA MENSCH
EUNICE SOUZA COUTO
Estéfano Lessa dos Santos
FELIPE SOUZA CRUZ DE ARAUJO
FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO70
GLENIO CALMON DE AQUINO RISSIO
GUILLERMO STEFANO ROSA GÓMEZ
Gabriel Saraiva Rosa
HAYNA HELYDA HELEIA ORDONE
HELLER SILVA
ISABEL FERREIRA VARGAS
Isis Alves Araújo
JESUALDA MARENGO DE MACEDO
JOAO CARLOS AGUIAR
JOAO GABRIEL RIBEIRO BRIAO
JOAO PEDRO GUIMARAES POETA
JULIANA GASPAR ROSALINI
LEONOR MÁRA RODRIGUES DE RODRIGUES
MANOELA REGINATO GONCALVES
MARGO MENEZES GOMES
MARIA CLARA VEIRAS CAVADA
MARIA LUISA HILDEBRANDT NORONHA
MATHEUS REGATO NUNES SOARES
NAYARA GOMES PEREIRA
NICOLAS FERNANDO BROCHINI
Paulo Ricardo Luzzardi Wieth
RAFAELA DOS SANTOS
RAPHAELA DE CASTRO VIEIRA
RHAYAR VOLPI MEIRA
ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA70
RONNEY BRUNO DA SILVA CORRÊA
ROSANE APARECIDA RUBERT70
Rudinei Telier de Freitas
THAINARA PEREIRA DE SOUZA
VIVIAN LIMA DA SILVA
WEMI SOARES PEREIRA

Página gerada em 19/04/2025 04:25:37 (consulta levou 0.218067s)