Nome do Projeto
TECNOLOGIAS ANTIGAS E ATUAIS EM CULTURAS TRADICIONAIS IBERO-AMERICANAS: SUSTENTABILIDADE DE PAISAGENS HISTÓRICAS DA PRODUÇÃO
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/02/2025 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O principal problema da pesquisa é identificar as tecnologias tradicionais, tanto as em desuso quanto as ainda empregadas, em diferentes tipologias do patrimônio cultural, com ênfase no patrimônio industrial e alimentar. O foco são os objetos modestos (Schumacher, 1974), de fabricação simples e circunstancial, que remetem à visão do uso adequado dos recursos humanos e naturais, iluminando a problemática do desenvolvimento baseado em modelos que desconsideram a escala humana e desbastam a natureza. Os grupos focais, produtores ou herdeiros desses objetos e técnicas, pressupõem conexões entre si, advindas de sua condição inscrita no dinâmico espaço cultural da Ibero-América. Portanto, analisar as ferramentas, e preferencialmente os objetos utilitários, técnicas de uso e como foram construídos é buscar entender as tecnologias em sua profundidade histórica, o que indica a pluralidade de origens que marca esses territórios. Além disso, verificar se os objetos ainda se mantêm nas comunidades, se foram transformados, suplantados ou ressignificados nos museus - cruciais para esta pesquisa - permitirá inferir se as perdas ou transformações traduzem impactos na sustentabilidade dos ambientes onde as técnicas eram praticadas. Os grupos focais a serem definidos nos cinco países participantes do projeto (Argentina, Brasil, Chile, Espanha e Portugal) apresentam-se como uma amostragem de espaço ibero-americano no qual se reconhecem múltiplas matizes culturais. Os territórios dos grupos focais são determinados em cada país e região por estudos já realizados e a partir de conexões históricas conhecidas. O projeto inspira-se nos princípios teóricos e metodológicos do Doutoramento em Patrimônio, Tecnologia e Território (UAL e IPT), da Cátedra UNESCO-IPT HUM.CILM, de conteúdos da Red Applab, Laboratório Americano de Paisagens Históricas da Produção (Universidad de Sevilla) e parte de resultados do projeto piloto Polo Morro Redondo, na Serra dos Tapes, extremo sul do Brasil.

Objetivo Geral

O projeto conjunto com pesquisadores de Chile, Argentina, Espanha e Portugal tem como principal objetivo identificar técnicas e tecnologias antigas em desuso, transformadas ou recentes em comunidades que se reconhecem por seu patrimônio cultural e que apresentam em territórios diversos, situados nos âmbitos dos estudos dos membros da proposta, conexões no passado e intersecções no presente. Entende-se a tecnologia, em concordância com Arthur (2009), como um sistema de conhecimentos aplicados, que geram ou se motivam por técnicas específicas, com as quais se fazem produtos voltados a responder determinadas necessidades. Segundo esse autor, são as tecnologias que criam nossos mundos. Outra perspectiva desse autor, muito oportuna ao objeto da pesquisa, é o entendimento de que as tecnologias não terminam, mas dão lugar a outras, são antecedências de origem. Inevitavelmente, preconizam continuidades. Desse modo, é possível entender que um objeto, constituído dentro de um sistema, sob determinada técnica, usado por algum tempo por pessoas desse ou de tempos subsequentes, é elemento integral, capaz de elucidar as necessidades que o geraram, tanto como se comportavam os que dele fizeram uso, enquanto para isso serviu. Portanto, a identificação destas tecnologias do passado e remanescentes no presente, pressupõe uma lógica de pensamentos e habilidades articulados em determinado território, no qual se cruzam as manifestações de muitas culturas. Os pesquisadores e pesquisadoras deste objeto encontram-se em países nos quais há interconexões do passado refletidas pelas tecnologias que permitiram grupos se instalarem, sobreviverem e gerarem futuro. Assim, identificar essas tecnologias é trazer à luz da compreensão as interconexões de trajetos conjugados que fazem as comunidades serem tão próprias e singulares, como comungadas nas tramas das inflexões de um processo ao qual chamamos de patrimônio. Ao empregar as mesmas metodologias, a saber, paisagem histórica da produção e gestão cultural integrada do território, os estudos virão a constituir o portfólio documental dos territórios estudados, através do reconhecimento de objetos que permitirão análises esclarecedoras sobre a natureza profunda das escolhas que determinaram os modos de vida dessas comunidades, de passados comuns e presentes particulares. A eleição do destaque para o patrimônio industrial alimentar (ainda que esse não seja exclusivo para os estudos) como o fio condutor das pesquisas nos territórios se dá por conta das possibilidades de que nele se transita facilmente do artesanal para o manufaturado e desse para o industrial. A densidade nas transferências dos cultivos, nos modos de preparo dos alimentos e nas trocas ocorridas ao longo de sucessivas ocupações das terras por portugueses e espanhóis, somaram-se aos elementos das culturas originárias e africanas, e a partir do século XIX, das advindas das imigrações europeias. A exemplo, nos territórios pesquisados no sul do Rio Grande do Sul, identificam-se traços próprios da ruralidade, como a evasão dos jovens, a dificuldade em manter as culturas de frutas ameaçadas pelas monoculturas e a dificuldade dessas comunidades em adaptar-se às restrições e mudanças exigidas pelos órgãos de vigilância. Trata-se de um território em que a paisagem histórica vincula a produção com a memória e a cultura com os modos de vida. As metodologias para tratar dessas paisagens históricas da produção indicam possibilidades de salvaguarda do patrimônio imaterial e buscam novos usos para o patrimônio material dos espólios das fábricas doceiras rurais. Importa destacar que, esta proposta também atende o objetivo 4.1 do Planejamento estratégico de Internacionalização da UFPel: “Promover e fomentar as experiências internacionais para a comunidade acadêmica da UFPel” (UFPEL, 2018, p.11). A equipe proponente da proposta conta com alunos do PPGMSPC e de graduação e contém atividades a serem compartilhadas com colegas das universidades apontadas.

Justificativa

DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO
O trabalho que se pretende segue a determinação de manter ativos projetos interinstitucionais, bem como de intensificar o compartilhamento de resultados advindos da pesquisa. São três os aspectos que se arrolam para justificar sua importância no âmbito do desenvolvimento científico, tecnológico e, consequentemente - neste caso, sobretudo - de inovação: internacionalização, modernização e integração do local ao global. O segundo aspecto é referido no projeto como atualização de conceitos, referências e experiências, o que indicaria mudanças e não, propriamente, alinhamento com tecnologias de ponta.
Sobre o primeiro aspecto, é bem sabido que internacionalização não é nem um termo, tampouco um conceito, recente (Knight, 2003). Muito bem diz a autora sobre essa palavra atravessar séculos de uso nas ciências e nas relações governamentais. Recente é a sua aplicação na educação superior, ainda que intensas tenham sido as mudanças na trajetória de sua compreensão. Portanto, em quatro décadas, pode-se dizer que a mais corrente definição é resultado de um ajuste de visão ao particular, pelo qual as culturas científicas e educacionais não se moldam nem perdem suas particularidades, mas se integram, tal como aponta a autora: "Internationalization at the national, sector, and institutional levels is defined as the process of integrating an international, intercultural, or global dimension into the purpose, functions or delivery of postsecondary education" (p.2). Portanto, a base de um projeto internacional não se estabelece pelo interesse mútuo no desenvolvimento de determinado conhecimento, mas pela trajetória do próprio desenvolvimento no qual, espera-se e aposta-se, deverão se operar transformações. Sobre o segundo aspecto, modernização: considera-se esse aspecto como um caminho da gestão do ensino superior que envolve diferentes dimensões, uma delas, justamente, o desenvolvimento de uma cultura de inovação e adaptabilidade ao cenário global (Mardon, 2024). Todos os aspectos citados pelo autor redundam em uma nova pedagogia que para Neminska (2023) é uma abordagem de competência de pesquisa que se caracteriza pela interdisciplinaridade e estímulo à cooperação. Sobre o terceiro aspecto há de se considerar a integração cultural efetiva que se dá a partir de alguns vetores. O uso concomitante dos idiomas português e espanhol em todas as etapas do projeto, haja vista os países envolvidos (Brasil, Portugal, Espanha, Chile e
Argentina) é um dos vetores a ser incentivado, em especial na mobilidade dos pesquisadores (docentes e alunos). Ainda que a produção literária tenha que ser em partes em inglês, dado o interesse de atingimento global dos resultados, o que se pretende nesta perspectiva de sul-sul é motivar o aprendizado mútuo dos dois idiomas, a ponto de oferecer eventos e disciplinas bilíngues. Ressalta-se que a integração cultural aqui é entendida como pontos de intersecção e não de sujeição. Tratando-se dos países em questão, é bem oportuno lembrar que o português falado e escrito (inclusive) em Brasil e Portugal, não é exatamente o mesmo. De igual modo, observa-se nos países de língua espanhola. Na integração, o comparativo é só vetor de reconhecimento das diferenças, que são mantidas à medida em que valorizam as identidades
institucionais e locais, perspectiva que se alinha com a pergunta: o que é um falante nativo? (Medgyes, 1992). E há de se entender que ao tratar das técnicas e tecnologias tradicionais também se está reconhecendo as anterioridades, o que em todos os países envolvidos remete à diversidade linguística que há em cada um.
Ainda, no que diz respeito à produção PPGMSPC, entende-se que como sendo um curso acadêmico interdisciplinar é desejável que a internacionalização promova a integração com docentes de diferentes instituições, que possam tornar-se parceiros do projeto, inclusive em co-orientação de dissertações e teses nos temas da proposta, bem como participação de bancas de defesa dos trabalhos, de missões vinculadas ao projeto e de publicações do PPGMSPC. Há, ainda, a possibilidade de desenvolvimento de conteúdos específicos em disciplinas de pós-graduação que possam contar com a participação de pesquisadores estrangeiros. No contexto do PPGMSPC, o estudo sobre a indústria alimentar, em especial a da área rural, poderá ser desenvolvido sob diferentes objetos que virão a reforçar a inserção regional do Programa. Como o estudo do patrimônio industrial se desenvolve atento tanto ao espaço rural como urbano, busca-se aspectos que caracterizam o território e a paisagem cultural na qual estas fábricas surgiram, o que imbrica os resultados com a economia cultural, turismo e sustentabilidade. Portanto, tal como os resultados, já em curso, nas ações do Polo Morro Redondo, entende-se que os avanços que se possam obter por meio deste e dos estudos decorrentes impliquem no surgimento de novos conteúdos dentro das linhas de pesquisa do PPGMSPC.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
O campo de estudo vincula os conceitos de patrimônio imaterial, industrial e alimentar como motivadores de processos de produção invisibilizados ou suplantados pela lógica produtivista da mecanização e industrialização em larga escala. Tanto no território estudado pela equipe brasileira como nos estudados pelos parceiros estrangeiros, mantém-se a ideia de que as tecnologias autóctones ou adaptadas são expressões de como comunidades diferentes operam soluções criativas e expressivas de modos de vida. Com isso, pretende-se contribuir para que os atores envolvidos possam optar por continuar adaptando suas tecnologias ao invés de ingressar ou manter-se em sistemas produtivos externos e de baixa eficácia para suas necessidades.

Metodologia

Esta pesquisa foi desenhada em uma base qualitativa, no entanto, os dados que formam o problema de pesquisa advém de quantidades averiguadas, e parte delas a confirmar, nas pesquisas anteriores. Assim, há fundamentos quantitativos que requerem etapas de organização específicas para constituição do portfólio documental das tecnologias antigas e atuais. Esse portfólio é um recurso que consiste na sistematização de dados levantados, registros, documentos históricos de forma a elaborar linhas do tempo das tecnologias pesquisadas em cada território. E, ainda, é o documento que permite e expressa a situação das comunidades envolvidas e, após análise, aponta possibilidades ou vaticina os obstáculos intransponíveis. Em num e noutro caso, deve resultar em uma cartografia de conexões mantidas e perdidas e em reflexões engendradas com as próprias comunidades, pelas quais se pode recuperar alguma coisa do passado, refazer opções do presente e projetar caminhos para o futuro.
Uma pesquisa prévia, de grande destaque, é a levada a termo e registrada em publicação recente (Lacoste et al, 2017) com o patrimônio alimentar e artesanal da Região de O’Higgins no Chile. Com vistas a um produto inicial, o estudo propiciou a identificação de outros que poderiam receber Denominação de Origem ou Indicação Geográfica e que apresentam modos peculiares de produção que atestam domínios técnicos muito particulares que indicam conhecimentos mantidos ao longo de gerações.
Ainda, serão empregadas as categorias de “Cartografias de Investigação Digital Colaborativa” e “Gestão ativa” (Sobrino et al, 2014), (Sobrino, 2018) que se empenham na identificação das muitas variáveis que atuam sobre o patrimônio e que permitem que os grupos, localizados em diferentes países, possam manter seus levantamentos ativos no conjunto que reúne os dados em cada local.
A metodologia basilar do projeto é a que se define como: Gestão Cultural Integrada do Território (Oosterbeek, 2020). Essa forma de Gestão implica em propor, constituir e gerenciar um trabalho compartilhado com as comunidades a partir de uma estrutura fundada em quatro pilares (Oosterbeek, 2012): educação, reconstrução da matriz sociocultural, envolvimento da comunidade e comunicação. Desse modo, é uma metodologia que privilegia e permite que se articulem as ações em: "[...] um núcleo identificado no patrimônio, pelo qual a valorização da materialidade residual de um tempo passado, que também está contido no presente, outorga à paisagem uma visão de conjunto partilhada, um “ser com os demais” e, nesses demais inclui-se a natureza, a descendência, a herança cultural e a existência movente dos fluxos e influxos que fazem parte da contemporaneidade" (Michelon, 2020, p. 87).
A combinação dessas estratégias inspira-se no enunciado de Milton Santos que diz sobre “[…] o encontro de conceitos tirados da realidade, fertilizados reciprocamente por sua associação obrigatória e tornados capazes de utilização sobre a realidade em movimento” (Santos, 2008, p. 19) e que, aqui usado, esclarece a concretude do patrimônio cultural em foco como um objeto de estudo necessariamente interdisciplinar e movente. Sendo esse uma tipologia do patrimônio cultural, apresenta-se, de acordo com Oosterbeek (2010; 2012), como uma reunião de dados em contínua reestruturação, tanto quanto é a identidade coletiva que nele se fundamenta.
Sobre o patrimônio, há de se evidenciar a atualidade das reflexões sobre o seu uso, que a proposta observa muito bem no patrimônio industrial e alimentar (Vieira et al, 2023). Não que seja uma discussão nova, mas permanece necessária. No Portfólio fotográfico do Patrimônio Industrial de Andaluzia, publicado em 2006, observa-se a preocupação de um registro que legitima a existência do acervo de modo que se veja contemplado pelo reconhecimento da sua condição. Por outro lado, essa discussão não floresce resultados consistentes se não estiver acompanhada de estratégias de reativação desse patrimônio, como discutem Sobrino, Hermosilla e López (2013) ao apresentarem a ação SEVLAB-TEAM Projects. Outro projeto, também de autoria dos pesquisadores, que adensa o debate sobre o uso do patrimônio industrial, e que pode ser aplicado a outras tipologias com a mesma eficácia, é Luces sobre la Memoria (https://investigacioncontemporanea.com/proyectos/luces-sobre-la-memoria/), desenvolvido em 2010. O interessante desta proposta foi ter sido um rol de atividades interdisciplinares, voltadas a diferentes públicos. Portanto, de algum modo, os métodos convergem. Um dos resultados desse projeto foi a formação de um grupo de trabalho especializado com a finalidade de estudar os novos usos para o complexo de edificações, que formou, em 2012, a equipe do projeto SEVLAB-TEAM, cujo objetivo foi o de melhorar as políticas públicas atuantes na revitalização de zonas industriais inativas. Resultam desses projetos o entendimento das dinâmicas territoriais, que se situam no marco das paisagens históricas da produção. Cabe lembrar que conceito e metodologias convergem para estratégias inovadoras no entendimento de questões do patrimônio industrial relacionado a outras tipologias e, consequentemente, aplicáveis em outros patrimônios.
Várias estratégias e métodos serão empregados para a localização e identificação dos objetos que interessam à investigação proposta. Podem-se definir duas fontes, por vezes inter-relacionadas: as comunidades e os museus (Varine, 2013). Nas comunidades, especialmente as rurais, a permanência dos objetos, manufaturados ou não, é frequente por questões de hábito, econômicas ou outras. Exemplar desta afirmação é o acervo do Museu Grupelli (https://wp.ufpel.edu.br/museumaciel/museu-gruppelli/) localizado no 7o Distrito da Cidade de Pelotas. Esse e os museus Museu Etnográfico da Colônia Maciel (https://wp.ufpel.edu.br/museumaciel/) e Museu da Colônia Francesa (https://www.youtube.com/@museudacoloniafrancesa7445) constituem o Circuito dos Museus Étnicos ICH/UFPel. Nos três museus, o expressivo número de objetos manufaturados e empregados nas atividades próprias do ambiente rural compartilha espaço no acervo voltado a explorar a ruralidade da região. Outro museu da região que se institui pelo acervo, com semelhantes características é o Museu Histórico Morro Redondense https://wp.ufpel.edu.br/museumaciel/museu-de-morro-redondo/. Dada a origem e as características dos acervos, a pesquisa sobre os objetos é franqueada juntamente com o acesso às famílias doadoras, o que viabiliza o rastreamento da origem de tais objetos. Nos países parceiros há situações equivalentes: na Argentina, o Museo y Archivo Algoselan Flandria (https://www.parqueflandria.com.ar/pf1/?page_id=23), em Chile as ações que se organizam na Expofeira Patrimonial denominada Museo Vivo de Rutas de la Patria Nueva (https://www.rutasdelapatrianueva.cl/museo-vivo.html), em Portugal o Museu de Mação (http://www.museumacao.pt/) e em Espanha o Museo de la Cerámica de Sevilla ou Centro Cerámica de Sevilla (https://icas.sevilla.org/espacios/centro-ceramica). E, com destaque para esta pesquisa, está o Museu Paraense Emílio Goeldi, de qual quadro participa a pesquisadora Professora Cláudia López. Em sua conferência durante o já citado CIPCS, a pesquisadora observou como os acervos dos povos indígenas em museus e coleções etnográficas oferecem um campo de reflexão profundo quando se confronta os significados dos objetos que ali estão para os seus detentores originais com os discursos patrimoniais entabulados sobre o acervo.
O Museu Goeldi acumula com a sua função institucional a competência de ser o núcleo de pesquisa mais antigo na região amazônica e, portanto, uma importante fonte de conhecimento sobre os sistemas naturais e culturais dessa região. Com mais de 150 anos de existência, reúne acervos e pesquisas que na sua própria trajetória registram o conhecimento gerado sobre essa extensa área, na qual estão e estiveram povos originários regidos por lógicas sociais e modos de vida ainda não suficientemente compreendidos. Em algumas situações, talvez minimamente conhecidos. Portanto, trata-se de uma instituição cujo significado para esta pesquisa é de importância superlativa.
A identificação dos objetos deste portfólio, em conformidade com o objetivo que se deseja atingir, deverá poder ser identificada em uma das três categorias já enunciadas: tecnologias alternativas, tecnologias nativas e tecnologias populares. Uma quarta categoria, se relacionada com os aspectos que indicam as conexões buscadas, também será utilizada nesta primeira classificação: os objetos de uso industrial, ou seja, aqueles que foram empregados na produção de bens e são, eles próprios, produtos industriais. É oportuno que se busque na seleção os elementos que conectam tais objetos com seus territórios. Espera-se que parte destas conexões possam ser encontradas nas narrativas dos museus, formadas com dados advindos de diversos modos. Outra parte, espera-se que venha da própria comunidade. Portanto, a prática da entrevista será um dos métodos presentes.
Desse modo, há de se ter atenção para como serão tratadas as entrevistas. E, neste caso, as experiências de instituições de referência no Brasil, como por exemplo o Programa de História Oral da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC), as orientações dos projetos da Fiocruz e a vasta reflexão gerada pela Associação Brasileira de História Oral (entre tantas outras, haja vista ser a História Oral uma metodologia muito consolidada no Brasil), serão os caminhos a serem seguidos para a geração deste acervo da pesquisa.
É acertado dizer que o objeto desta pesquisa é naturalmente interdisciplinar e para tanto, o que se espera é que também a metodologia se construa com tal condição. Aqui estão combinados vários modos de tratar o objeto em questão, o que sugere que não se pretende desenhar uma metodologia exata.

Indicadores, Metas e Resultados

O histórico das ações conjuntas com outras instituições, através de seus pesquisadores e grupos de pesquisa (detalhadas no item 15 deste projeto), declara a concretude das perspectivas de colaborações internacionais durante a execução do projeto.
1. Este projeto deve constituir uma oportunidade de orientação de novos acordos interinstitucionais, bem como do compartilhamento de resultados advindos de pesquisas.
2. Ainda, no que diz respeito à produção no PPGMSPC é possível que docentes das diferentes instituições participantes, possam tornar-se parceiros em diversas ações, inclusive em co-orientação de dissertações e teses nos temas da proposta, participação de bancas de defesa dos trabalhos, de missões vinculadas ao projeto e de publicações do PPGMSPC.
3. Há, ainda, a previsão de desenvolvimento de conteúdos específicos em disciplinas de pós-graduação que possam contar com a participação de pesquisadores estrangeiros. No contexto do PPGMSPC, o estudo sobre a indústria alimentar, em especial a da área rural, poderá ser desenvolvido sob diferentes objetos que virão a reforçar a inserção regional do Programa.
4. Como o estudo do patrimônio se desenvolve atento tanto ao espaço rural e urbano, busca-se aspectos que caracterizam o território e a paisagem cultural na qual estas fábricas surgiram, o que imbrica os resultados com a economia cultural, turismo e sustentabilidade. Nesse sentido, conta-se com a contribuição efetiva do Instituto Terra e Memória e com o Programa Bridges, sobretudo na forma de consultorias.
5. Portanto, tal como os resultados, já em curso, nas ações do Polo Morro Redondo, entende-se que os avanços que se possam obter por meio deste e dos estudos decorrentes implicam no surgimento de novos conteúdos e produtos que poderão ser publicados pelas instituições dos membros das equipes estrangeiras.
6. A construção das propostas dos eventos Seminário Internacional e Congresso Internacional ocorrerão com a participação dos membros da equipe dos países estrangeiros e deverão acarretar em novos colaboradores dos seus países.
7. A supervisão das pós-doutorandas e da doutoranda deverão constituir colaboração efetiva durante o período do projeto.
8. As publicações em co-autoria com os membros da equipe estrangeira concretizam colaboração efetiva.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATERINE HENRIQUES MENDES
CLÁUDIA DA SILVA NOGUEIRA
FRANCISCA FERREIRA MICHELON10
Giane Trovo Belmonte
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES1
JOSSANA PEIL COELHO
KATIA HELENA RODRIGUES DIAS
LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA
LILIA WALTZER RODRIGUES
Luiz Miguel Oosterbeeck
NATHALIA DA SILVA BENITO
Pablo Alberto Lacoste
RAYZA ROVEDA ATAIDES
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA1
UBIRAJARA BUDDIN CRUZ3
Vicente Julián Sobrino Simal
WAGNER HALMENSCHLAGER1

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