Nome do Projeto
VIII Curso Teórico-Prático de Processamento de Sêmen e Inseminação Artificial em Aves
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/11/2017 - 14/01/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
O curso visa trabalhar os seguintes tópicos: histórico da Inseminação Artificial em Aves: aulas teórica; Anatomia Microscópica e Macroscópica do Aparelho Reprodutor de Aves: aulas teóricas; a Fisiologia e manejo reprodutivo do macho e da fêmea: aulas teóricas; Coleta, Processamento e análise de sêmen: aulas teóricas e prática; Inseminação artificial: aulas teóricas e práticas; Verificação de fertilidade: aulas teóricas e práticas; os Utensílios e Equipamentos em Laboratórios de Reprodução: aulas teóricas e práticas; Higienização e Limpeza em Laboratórios de Reprodução: aulas teóricas e práticas e com isso qualificar o público alvo do projeto.

Objetivo Geral

Desenvolver e aprimorar biotécnicas aplicadas à reprodução de aves.

Justificativa

São vários os benefícios oriundos do uso da inseminação artificial na indústria de aves. Um destes benefícios, observados especialmente na indústria de perus, é a eliminação da incompatiblidade física ou comportamental entre machos e fêmeas. Devido à intensa seleção de machos pelas características de crescimento e eficiência de processamento, há uma diferença muito grande no tamanho dos animais adultos, fazendo com que a inseminação artificial seja a única maneira para obtenção de progênie. Os benefícios da inseminação artificial também se extendem à preservação das espécies, podendo ser aplicada para a reprodução assistida de aves ameaçadas de extinção.
Já foram realizadas sete edições do Curso Teórico-Prático de Inseminação Artificial e Processamento de Sêmen em Aves (a primeira em agosto de 2010, a segunda em maio de 2011, a terceira em dezembro de 2012, a quarta em dezembro de 2013, a quinta em outubro de 2014, a sexta em outubro de 2015 e a sétima em novembro de 2016); todas tiveram boa repercussão e desde então vários profissionais e estudantes, de diferentes partes do Brasil, têm demonstrado interesse em participar de mais uma edição.

Metodologia

Aulas expositivas sobre histórico da inseminação artificial em aves, anatomia micro e macroscópica do aparelho reprodutor de aves e manejo reprodutivo do macho e da fêmea.
Aulas teóricas e práticas de utensílios e equipamentos em laboratórios de reprodução, higienização e limpeza de material, preparo de diluentes, coleta e processamento de sêmen, análise da qualidade do sêmen, inseminação artificial e verificação de fertilidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do projeto, espera-se que os participantes tenham aprimorado seus conhecimento em reprodução de aves e tenham sido capazes de realizar as técnicas para avaliação de sêmen e verificação de fertilidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDER FERRAZ
AMAURI TELLES TAVARES
ANA LUISA SCHIFINO VALENTE1
ANDREIA NOBRE ANCIUTI
CARINE DAHL CORCINI2
CARLOS EDUARDO RANQUETAT FERREIRA
CARMEN FIGUEREDO ALVES4
CAROLINA OREQUES DE OLIVEIRA
DENISE CALISTO BONGALHARDO6
DIEGO MOREIRA DE SOUZA4
FERNANDA MEDEIROS GONCALVES2
HANNA GRAZIELA SOARES LIMA
MABEL MASCARENHAS WIEGAND4
MARCOS ANTONIO ANCIUTI
MICHELE PEPE CERQUEIRA4
NELSON JOSE LAURINO DIONELLO
NIEDI HAX FRANZ ZAUK4
SARA LORANDI
SILVIA MARIA LANNES DE CAMPOS DA COSTA4
STELA MARI MENEGHELLO GHELLER

Página gerada em 25/04/2024 13:56:25 (consulta levou 0.229538s)