Nome do Projeto
Elaboração de materiais para uso na prática acadêmica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/04/2025 - 28/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é o campo do conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e
multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para assegurar o Direito
Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Este projeto tem como objetivo "Planejar e confeccionar materiais para atividades práticas de educação
alimentar e nutricional", por meio de encontros semanais com orientação e supervisão de professor e nutricionistas.
Objetivo Geral
Planejar e confeccionar materiais para atividades práticas de educação alimentar e nutricional.
Justificativa
A Educação Alimentar e Nutricional insere-se em uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e, assim, configura-se como estratégia fundamental para o enfrentamento das problemáticas brasileiras referentes à má nutrição, como o excesso de peso e a obesidade, permitindo refletir sobre toda a cadeia produtiva –produção, abastecimento e acesso a alimentos adequados e saudáveis (BRASIL, 2018).
Ter uma alimentação saudável demanda uma grande transformação tanto da pessoa quanto da sociedade. Precisamos pensar: por que comemos o que comemos? Como aquele alimento chegou ali no nosso prato? Quem produziu? Como e onde produziu? Enfim, é mais complexo do que simplesmente ter a informação sobre o que é saudável. “Sabemos ainda que, há muita gente se apropriando da linguagem da alimentação saudável sem necessariamente compreender o que representa. São estes aspectos que tornam a EAN tão desafiadora e necessária atualmente” (BRASIL,
2018). Mas não basta transmitir o conhecimento e a informação. É necessário encontrar a melhor maneira, melhor recurso ...
Diversos são os Programas de promoção da saúde consistem em processos ativos, lúdicos e interativos que estimulam mudanças de atitudes e das práticas alimentares (LANNES et al, 2018). Sabe-se que tão importante quanto selecionar o conteúdo a ser ministrado, é verificar como este será abordado. Por isso, a escolha dos materiais e equipamentos didáticos é uma parte importante do procedimento de ensino, pois eles estimulam o aprendiz favorecendo sua maior proximidade ao conteúdo (FREITAS, 2009).
Este Projeto se propõe a contribuir para que os alunos do Curso de Nutrição da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas, tenham a experiência de confeccionar materiais educativos com a temática considerada prioritária na Política nacional de Alimentação e Nutrição e refletindo sobre os Princípios para a Educação Alimentar e Nutricional, abordado no Marco de Referência para as Políticas Públicas. Além disso estarão elaborando materiais/recursos para que fique disponível na Faculdade de Nutrição, para os demais alunos de graduação do Curso de Nutrição para futuras atividades que possam ser planejadas e desenvolvidas, nos diferentes campos de atuação do nutricionista.
Com estes materiais, nutricionistas, professores e estudantes passam a ter alguns recursos para o trabalho e construção de atividades de EAN, contribuindo com os Programas e Políticas de Promoção a Saúde.
Ter uma alimentação saudável demanda uma grande transformação tanto da pessoa quanto da sociedade. Precisamos pensar: por que comemos o que comemos? Como aquele alimento chegou ali no nosso prato? Quem produziu? Como e onde produziu? Enfim, é mais complexo do que simplesmente ter a informação sobre o que é saudável. “Sabemos ainda que, há muita gente se apropriando da linguagem da alimentação saudável sem necessariamente compreender o que representa. São estes aspectos que tornam a EAN tão desafiadora e necessária atualmente” (BRASIL,
2018). Mas não basta transmitir o conhecimento e a informação. É necessário encontrar a melhor maneira, melhor recurso ...
Diversos são os Programas de promoção da saúde consistem em processos ativos, lúdicos e interativos que estimulam mudanças de atitudes e das práticas alimentares (LANNES et al, 2018). Sabe-se que tão importante quanto selecionar o conteúdo a ser ministrado, é verificar como este será abordado. Por isso, a escolha dos materiais e equipamentos didáticos é uma parte importante do procedimento de ensino, pois eles estimulam o aprendiz favorecendo sua maior proximidade ao conteúdo (FREITAS, 2009).
Este Projeto se propõe a contribuir para que os alunos do Curso de Nutrição da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas, tenham a experiência de confeccionar materiais educativos com a temática considerada prioritária na Política nacional de Alimentação e Nutrição e refletindo sobre os Princípios para a Educação Alimentar e Nutricional, abordado no Marco de Referência para as Políticas Públicas. Além disso estarão elaborando materiais/recursos para que fique disponível na Faculdade de Nutrição, para os demais alunos de graduação do Curso de Nutrição para futuras atividades que possam ser planejadas e desenvolvidas, nos diferentes campos de atuação do nutricionista.
Com estes materiais, nutricionistas, professores e estudantes passam a ter alguns recursos para o trabalho e construção de atividades de EAN, contribuindo com os Programas e Políticas de Promoção a Saúde.
Metodologia
Trata-se de um projeto de ensino, com alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas, coordenado por um professor da Instituição.
O projeto será realizado na sala 244, da Faculdade de Nutrição, no prédio do Anglo, na Universidade Federal de Pelotas.
Os alunos colaboradores selecionados conforme interesse e disponibilidade. O projeto será realizado em grupos de alunos Os encontros terão duração de 2 horas e os alunos terão atividades
para serem realizadas em horários de suas preferências (2 horas). Todas as atividades serão orientadas e/ou supervisionadas pelo professor e/ou nutricionistas.
Os materiais serão confeccionados baseados nas referências do “Guia alimentar para população brasileira” (BRASIL, 2014), do “Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional” (BRASIL, 2014), e outras referências usadas pela Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.
O projeto será realizado na sala 244, da Faculdade de Nutrição, no prédio do Anglo, na Universidade Federal de Pelotas.
Os alunos colaboradores selecionados conforme interesse e disponibilidade. O projeto será realizado em grupos de alunos Os encontros terão duração de 2 horas e os alunos terão atividades
para serem realizadas em horários de suas preferências (2 horas). Todas as atividades serão orientadas e/ou supervisionadas pelo professor e/ou nutricionistas.
Os materiais serão confeccionados baseados nas referências do “Guia alimentar para população brasileira” (BRASIL, 2014), do “Marco de referência de Educação Alimentar e Nutricional” (BRASIL, 2014), e outras referências usadas pela Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com este Projeto, desenvolver diferentes recursos para futuras atividades de EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. E, que estes fiquem disponíveis para todos acadêmicos do Curso de Nutrição para quando necessário.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE PALOMBINI GASTAL | |||
ANGELA DE SIQUEIRA CAMEJO | 2 | ||
CRISTINA CORREA KAUFMANN | 2 | ||
MABEL NILSON ALVES | 2 |