Nome do Projeto
PIRATINI-UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/09/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Gestão institucional
Resumo
O projeto PIRATINI-UFPEL: comunidade em ação estabelece parcerias com a sociedade organizada da cidade de Piratini com a Universidade Federal de Pelotas, contemplando iniciativas para capacitação à gestão, desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, qualificação de pessoal para atuar com a valorização do patrimônio (material e imaterial), sustentabilidade e meio ambiente, agricultura familiar, gastronomia e turismo. Para tanto, a partir dos setores organizados da cidade de Piratini (Associação Rural, Rotary e Escolas....), Piratini-UFPE: comunidade em ação, se desenvolve através dos esforços de professores e alunos do Centro de Artes (PET Artes Visuais e Conservatório), Gastronomia, Turismo e de representantes da comunidade externa que integram o Fórum Social da UFPEL.

Objetivo Geral

- Interlocutar com a comunidade;
- buscar alternativas para desenvolvimento de ações conjuntas;
- propor e desenvolver atividades que qualifiquem os partícipes e, desta maneira, atendam as expectativas da comunidade envolvida.

Justificativa

A realidade sócio, cultural e econômica da cidade de Piratini demonstra extrema potencialidade dos seus recursos culturais e geográficos. Assim como, repensar as responsabilidades na elaboração de políticas participativas e atender as realidades sociais fazem-se prioridade da política extensionista da UFPEL. O projeto que aqui contribui para o avanço da reflexão sobre as práticas interinstitucionais e a sua ressonância em ações na comunidade. O diálogo entre teoria e prática faz-se um componente central no conceito de formação. As experiências sócio-territoriais descentralizdas, favorecerão as aprendizagens, assim, impulsionarão a qualificação dos envolvidos, em curto, médio ou longo prazo.

Metodologia

- Identificação das necesidades;
- Formação de grupos de trabalho;
- Desenvolvimento de planilha de atividades;
- Construção de plano de comunicação;
- Designação das equipes executoras;
- Desenvolvimento das atividades propostas;
- Execução do evento Comunidade em Ação;
- Relatório.

Indicadores, Metas e Resultados

- Integração interinstitucioonal;
- Qualificação de pessoal;
- Proposição, desenvolvimento e execução de atividades artísticas, técnicas e culturais;
- Formação de público para as potencialidades locais da cidade de Piratini;
- Experiencia extensionista da UFPEL;

Página gerada em 24/04/2024 04:54:43 (consulta levou 0.459157s)