Nome do Projeto
X Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/04/2025 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Gestão pública
Resumo
O Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia (ESBMET) é um evento bienal tradicional que reúne meteorologistas da região sul do Brasil, mas com participação também de pesquisadores de outras áreas e regiões, para discutirem e aprofundarem seus conhecimentos, reunindo uma série de profissionais, pesquisadores, professores, graduandos e pós-graduandos em meteorologia e áreas correlatas. O 1o ESBMET ocorreu no ano de 2006 organizado pela Faculdade de Meteorologia da UFPel e, desde então, há um rodízio na organização do evento, sendo realizados em Pelotas/RS, Santa Maria/RS e Florianópolis/SC. Neste ano, a FAMET/UFPel sediará a 10a edição do ESBMET com o tema “Meteorologia como ferramenta de resiliência e mitigação aos impactos de eventos extremos na sociedade”. Este tema foi escolhido para apresentar e discutir, junto à sociedade meteorológica do sul do Brasil, os principais estudos e avanços em previsão e mitigação de eventos extremos, visto os grandes desastres que a região sul como um todo tem passado nos últimos anos.

Objetivo Geral

Promover o conhecimento das condições de tempo que levaram aos eventos extremos de 2023 e 2024 e das técnicas mais recentes de previsão de eventos extremos meteorológicos.

Justificativa

Os eventos extremos meteorológicos têm assolado a região sul do Brasil nos últimos anos, se tornando cada vez mais intensos e frequentes. O entendimento das condições atmosféricas que desencadearam esses eventos, bem como o conhecimentos dos produtos e técnicas de análise e previsão do tempo mais recentes, poderá impactar consideravelmente na precisão e antecipação dessas previsões.

Metodologia

O evento será realizado no formato presencial, contando com a apresentação de palestras, minicursos e consultas com os participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicador do projeto será utilizado o número de participantes em cada modalidade (aluno, pesquisador e proficional)
O projeto tem como meta o aprimoramento dos discentes, pesquisadores e profissionais participantes do evento.
Como resultado esperado, pretende-se uma maior compreensão por parte da sociedade acadêmica e científica, além dos gestores públicos sobre as causas dos eventos extremos que assolaram a Região Sul do Brasil nos últimos dois anos, bem como as ferramentas de previsão disponíveis para esse tipo de evento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE BECKER NUNES36
DANIELA BUSKE
DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN36
ELIANA VELEDA KLERING36
ENZO FERNANDES GADDO
FABRICIO PEREIRA HARTER10
GRACIELA REDIES FISCHER38
JONAS DA COSTA CARVALHO10
KETELYN FERRO BURGUES
LARISSA OLIVEIRA DE FREITAS
LEONARDO CALVETTI10
LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR38
LUCIANA BARROS PINTO26
LUIS AFONSO PEREIRA ALARCAO
MARCELO FELIX ALONSO10
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA10
RONALDO REIS CARDOSO JUNIOR
ROSE ANE PEREIRA DE FREITAS10
Reynerth Pereira da Costa
SARA CRISTINA REIS BECKER
SOFIA SORIA GOMES DE MELLO AFFONSO
YNARA AGUIAR CASTRO

Página gerada em 10/05/2025 04:12:25 (consulta levou 0.278016s)