Nome do Projeto
PROGRAMA DE ATENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA - PROAPI III
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/04/2025 - 28/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O Programa de Atenção Precoce na Infância - ProAPI, proposto pela SECADI/MEC e em desenvolvimento piloto pela UFPEL, baseando-se nos estudos e investigações nacionais e internacionais, busca adaptar e aplicar as práticas para Atenção Precoce na Infância para o contexto brasileiro, focando nas crianças da Educação Infantil apoiadas pela Educação Especial e crianças em atenção no desenvolvimento, contando atualmente com 85 crianças das oito Escolas de Educação Infantil do Bairro, bem como famílias, profissionais das escolas, das UBS, da Assistência Social e áreas especializadas. Para 2025, além das crianças referenciadas no ano de 2024, estão previstas para inserção no Programa as crianças em atenção para o desenvolvimento e as demais crianças das turmas das escolas envolvidas, assim como a ampliação do programa para novos núcleos e escolas localizadas em outros bairros da cidade, compondo os três núcleos: Núcleo Fragata, Núcleo Areal e Núcleo Três vendas. Estes núcleos fazem parte da elaboração coletiva e intersetorial com a prefeitura de Pelotas e a comissão criada para este fim, envolvendo as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social de Pelotas.

Objetivo Geral

O ProAPI, baseando-se nos estudos e investigações nacionais e internacionais, busca adaptar e aplicar as práticas para Atenção Precoce na Infância para o contexto brasileiro, focando nas crianças da Educação Infantil apoiadas pela Educação Especial e crianças em atenção no desenvolvimento. Na etapa III do Programa, pretende-se dar continuidade aos núcleos de Atenção Precoce na Infância iniciados nas fases I e II do Programa, também ampliando para novos locais que aderirem ao proposto, sejam atravérs das etapas iniciais de formação e estruturação da gestão, quando da organização e execução das ações dos NAPIs. (Núcleos de Atenção Precoce na Infância)

Justificativa

De acordo com programas internacionais, “A Intervenção Precoce na Infância (IPI) define-se como um conjunto de serviços ajustados para as crianças e suas respectivas famílias, com a finalidade de assegurar recursos no âmbito da educação, saúde e ação social. Por meio desses apoios, serão promovidas oportunidades para prevenir, assegurar e incrementar o desenvolvimento das crianças, com idades entre 0 e 6 anos de idade, que estejam em risco de atraso no desenvolvimento ou com alguma deficiência, nos seus contextos naturais” (ANIP, 2016).
As evidências científicas realizadas em países da Europa e nos Estados Unidos revelam que o trabalho e o envolvimento com as famílias oportunizam meios apropriados de intervenção, uma vez que estão ajustadas às rotinas e contextos naturais. Dessa forma, a participação nos contextos de atividade diária são entendidos como momentos que propiciam a intervenção, oportunizando a aprendizagem das crianças (ANIP, 2016).
Portanto, a Atenção Precoce na Infância deve alicerçar-se num conjunto de princípios e de práticas que sustentam a abordagem centrada na família, a qual compreende que a família deverá fazer parte de todo o processo, bem como a compreensão dos contextos culturais da criança. A especificidade do significado desta abordagem reside em cinco aspectos fundamentais, designadamente (DUNST, 2000; PEREIRA; SERRANO, 2014):
● No reconhecimento de que as famílias são o contexto básico e principal da promoção da saúde e do bem-estar da criança;
● No respeito pelas escolhas da família e pelos seus processos de tomada de decisão;
● Nas parcerias família/profissional, quanto da adequação dos recursos às escolhas desejadas;
● No respeito mútuo entre as famílias e aos profissionais no alcance dos objetivos desejados;.
Tendo em vista a importância de desenvolver uma proposta que supra as necessidades no que tange as melhores práticas nos apoios às crianças e suas famílias na IPI, a DEC (2014) estipulou diretrizes de atuação para as práticas recomendadas em IPI, assim, favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 6 anos de idade.
Ressalta-se que as Práticas Centradas nas Famílias compreendem um trabalho transdisciplinar, ou seja, envolvem atividades que incentivam a participação ativa das famílias no processo de tomada de decisões relacionadas à criança, como avaliação, planejamento e intervenção; desenvolvem um plano de serviços que estabelece metas a serem alcançadas; e oferecem apoio às famílias para que possam alcançar as metas estabelecidas para os seus filhos e outros membros da família.Desenvolvimento das práticas de Atenção Precoce Centrada na Família e nos contextos naturais nos núcleos Fragata, Areal e três vendas, na cidade de Pelotas
O Programa de Atenção Precoce na Infância - ProAPI, proposto pela SECADI/MEC e em desenvolvimento piloto pela UFPEL, baseando-se nos estudos e investigações nacionais e internacionais, busca adaptar e aplicar as práticas para Atenção Precoce na Infância para o contexto brasileiro, focando nas crianças da Educação Infantil apoiadas pela Educação Especial e crianças em atenção no desenvolvimento, contando atualmente com 85 crianças das oito Escolas de Educação Infantil do Bairro, bem como famílias, profissionais das escolas, das UBS, da Assistência Social e áreas especializadas.
Para 2025, além das crianças referenciadas no ano de 2024, estão previstas para inserção no Programa as crianças em atenção para o desenvolvimento e as demais crianças das turmas das escolas envolvidas, assim como a ampliação do programa para novos núcleos e escolas localizadas em outros bairros da cidade, compondo os três núcleos: Núcleo Fragata, Núcleo Areal e Núcleo Três vendas. Estes núcleos fazem parte da elaboração coletiva e intersetorial com a prefeitura de Pelotas e a comissão criada para este fim, envolvendo as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social de Pelotas.


Metodologia

O programa acontece de forma sistêmica e intersetorial, iniciando pelos processos formativos, mas que se mantém ao longo.
Após, a referenciação das crianças a serem apoiadas pelo PROAPI, famílias, escolas e serviços de saúde e assistência social no contexto, análise interseccional do bairro, escolas, familias e crianças, aplicação de instrumentos pelas mediadoras, estudo de caso e planejamento colaborativo, elaborando o Plano de Atenção Precoce na Infância - PAPI, com envolvimento de todos os atores, inclusive equipes dos cursos da UFPEL, professores e alunos integrantes do programa.
O programa é acompanhado pelo Ministério da Educação, proponente e finaciador da proposta e por uma comissão intersetorial da Prefeitura com a UFPEL

Indicadores, Metas e Resultados

Atualmente, no NAPI 1 - FRAGATA, estão envolvidas 8 escolas, 7 ubs, 165 crianças, familias e profissionais, serviços do contexto, equipes de mediadoras e equipes da UFPEL. Espera-se que, com o PROAPI, apoiar o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos que frequentam a educação infantil, assim como as suas famílias e escolas.
Em 2025, estrutura-se também o napi 2, que está sendo organizado para o bairro três vendas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLINE BETTIN DE OLIVEIRA
ANDRÉ RODRIGUES DA SILVA
ANE MACIEL DIAS
ANELISE DO PINHO CÓSSIO
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA
CLARISSA BERDETE BILHALVA
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA
DEISI CARDOSO SOARES3
DÉBORA LUIZA SCHUCK JACKS
ELCIO ALTERIS DOS SANTOS BOHM3
FERNANDA PEREZ MENDONCA
FRANCELE DE ABREU CARLAN10
GESSIELE DA SILVA CORRÊA
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ
HARDALLA SANTOS DO VALLE3
JAMILE SEUS JESKE
LIDIANE BILHALVA RODRIGUES
LUCIANE BASTOS DA SILVA3
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA8
MARTA SOLANGE STREICHER JANELLI DA SILVA3
MAXIMIRA ROCKEMBACK DA PORCIUNCULA
MICHELE PEPE CERQUEIRA8
NADIA DOS SANTOS GONÇALVES PORTO
NUBIA BROETTO CUNHA3
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ10
RODRIGO DA SILVA VITAL3
ROGÉRIO LÊDO MATOS
ROSIANE FILIPIN RANGEL3
TALITA DOS SANTOS MASTRANTONIO
THIAGO RIBEIRO SOARES
VERÔNICA PORTO GAYER

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
ministério da educaçãoR$ 596.189,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 596.189,00

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