Nome do Projeto
PROGRAMA DE ATENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA - PROAPI III
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/04/2025 - 28/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O Programa de Atenção Precoce na Infância - ProAPI, proposto pela SECADI/MEC e em desenvolvimento piloto pela UFPEL, baseando-se nos estudos e investigações nacionais e internacionais, busca adaptar e aplicar as práticas para Atenção Precoce na Infância para o contexto brasileiro, focando nas crianças da Educação Infantil apoiadas pela Educação Especial e crianças em atenção no desenvolvimento, contando atualmente com 85 crianças das oito Escolas de Educação Infantil do Bairro, bem como famílias, profissionais das escolas, das UBS, da Assistência Social e áreas especializadas.
Para 2025, além das crianças referenciadas no ano de 2024, estão previstas para inserção no Programa as crianças em atenção para o desenvolvimento e as demais crianças das turmas das escolas envolvidas, assim como a ampliação do programa para novos núcleos e escolas localizadas em outros bairros da cidade, compondo os três núcleos: Núcleo Fragata, Núcleo Areal e Núcleo Três vendas. Estes núcleos fazem parte da elaboração coletiva e intersetorial com a prefeitura de Pelotas e a comissão criada para este fim, envolvendo as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social de Pelotas.
Objetivo Geral
O ProAPI, baseando-se nos estudos e investigações nacionais e internacionais, busca adaptar e aplicar as práticas para Atenção Precoce na Infância para o contexto brasileiro, focando nas crianças da Educação Infantil apoiadas pela Educação Especial e crianças em atenção no desenvolvimento. Na etapa III do Programa, pretende-se dar continuidade aos núcleos de Atenção Precoce na Infância iniciados nas fases I e II do Programa, também ampliando para novos locais que aderirem ao proposto, sejam atravérs das etapas iniciais de formação e estruturação da gestão, quando da organização e execução das ações dos NAPIs. (Núcleos de Atenção Precoce na Infância)