Nome do Projeto
Rua da Ciência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2025 - 31/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A Rua da Ciência é uma iniciativa da UFPel que integra a Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) com o objetivo de aproximar a ciência da comunidade em geral. Para tanto, durante a SIIEPE, o público poderá visitar uma "rua" montada nas dependências da, onde os Programas de Pós-Graduação da universidade apresentarão, de forma interativa e acessível, suas pesquisas e descobertas. A proposta é transformar o conhecimento científico em algo vivo, próximo e inspirador para crianças, jovens, professores e a população em geral. A iniciativa visa estimular a organização de estandes, materiais educativos, experiências, atividades culturais em um espaço de convivência, denominado de Rua da Ciência, para demonstrar que a pesquisa científica também acontece com, para e junto da sociedade.

Objetivo Geral

Favorecer a divulgação das práticas de pesquisa da comunidade acadêmica da UFPel ao público em geral e, em especial, às escolas da educação básica de todos os níveis.

Justificativa

Neste projeto a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação se propõe, conjuntamente as atividades já presentes ao longo das dez edições da SIIEPE até então realizadas (palestras, apresentações, atividades culturais), estreitar laços entre Universidade e comunidade externa por meio de iniciativas que promovam a socialização do fazer científico em todas as suas modalidades (iniciação científica, pós-graduação lato e stricto sensu, residências), nas suas correlações com ensino e extensão, a qual denominamos de Rua da Ciência.
A ideia de rua se refere ao desejo de deslocamento dos processos/resultados das pesquisas para além dos espaços convencionais de produção e disseminação de conhecimento; a rua, um lugar em que diferentes pessoas circulam, dialogam ou não, se veem ou entram em processos de invisibilidade, trocam experiências ou as negligenciam, se compreendem como diversos/as ou são assujeitados/as a modelos que os/as lançam a lugares de superioridade e subalternidade. A rua é um lugar/conceito polissêmico, inclusive a Rua da Ciência que estamos a propor será, ao mesmo tempo, uma rua fora/dentro da UFPel na SIIEPE. Geograficamente, ocorrerá nas dependências da universidade, mas fora dos espaços academicamente circunscritos a docentes e discentes. Desejamos, assim, dialogar sobre o quê investigamos com uma linguagem que seja inerente aos postulados da ciência, mas que possa ser traduzida a todos/as de maneira mais abrangente e cotidiana.

Metodologia

O projeto prevê a mostra de atividades ligadas à pesquisa no âmbito da Pós-Graduação por meio de estandes disponibilizados em uma ‘rua’, dentro das dependências da UFPel. A rua da ciência será em um espaço que garanta que as atividades transcorram independente das condições climáticas. Todos os PPGs da UFPel serão convidados a conduzir um estande, onde irão desenvolver atividades interativas relacionadas às suas práticas em pesquisa. A metodologia está organizada em diferentes etapas, como segue:

A) Organização preliminar
1. Apresentação da Proposta na Câmara da Pós-Graduação stricto sensu;
2. Organização da estrutura e diálogo com apoiadores/as e público alvo (instituições gestoras da educação);
3. Formação de equipes de trabalho na PRPPG;
4. Mobilização dos Programas de Pós-Graduação da UFPel.

B) Projeto da Rua da Ciência
1. Estrutura física: projeção e organização do espaço;
2. Mostras das atividades: orientações gerais sobre formas de comunicação; divulgação com postais explicativos/ilustrativos do programa ou da experiência e outros materiais para distribuição, a exemplo de fitas, adesivos, bottons;
3. Cronograma de visitas das escolas, quando estas forem coletivas;
4. Guias de orientações das visitas por meio de passaportes e “kit ciência” (brindes alusivos ao que for mostrado);
5. Espaço de convívio alternativo;
6. Mostras culturais;
7. Divulgação: Conjuntamente à divulgação da comissão geral da SIIEPE, divulgação também no Instagram da PRPPG e outras redes da UFPel; cartazes digitais e vídeos de animação.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto Rua da Ciência, no contexto da SIIEPE, estabelece metas claras e mensuráveis que visam fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade, promovendo o acesso ao conhecimento científico de forma democrática e interativa. A seguir, apresentam-se os principais indicadores, metas quantitativas e os resultados esperados:

1. Mobilizar o maior número de participantes de cursos da Pós-Graduação e outros segmentos afins.
Como indicadores, serão utilizados o número de Programas de Pós-Graduação (PPGs) participantes e o número de docentes e discentes envolvidos nas atividades. A meta é engajar pelo menos 15 PPGs da UFPel, com a participação direta de cerca de 100 pós-graduandos e professores. Espera-se como resultado o fortalecimento da visibilidade institucional da pesquisa desenvolvida na universidade e a integração dos programas com a comunidade.

2. Estimular um fluxo de visitas internas e externas à UFPel, integrando-as por meio de atividades participativas.
Serão considerados como indicadores o total de visitantes presentes na Rua da Ciência e o número de atividades interativas oferecidas nos estandes. A meta é alcançar aproximadamente 1.000 visitantes ao longo do evento, com a realização de atividades interativas. Espera-se, assim, promover a troca de saberes, a curiosidade científica e o sentimento de pertencimento da comunidade externa em relação à universidade.

3. Alcançar um grande número de escolas das regiões urbanas e rurais de Pelotas.
A meta é envolver pelo menos 20 escolas, sendo algumas localizadas em zonas rurais, com a participação de cerca de 1.000 estudantes da educação básica. Os indicadores serão o número de instituições participantes e a quantidade de estudantes atendidos. Como resultado, pretende-se ampliar o alcance territorial da ação e garantir o acesso equitativo de estudantes à experiência universitária e científica.

4. Incentivar a vida acadêmico-científica para jovens que estão cursando o ensino médio, em especial.
Neste item, os indicadores serão o número de escolas de ensino médio participantes e a quantidade de materiais distribuídos aos estudantes (como passaportes, kits e brindes científicos). A meta é envolver 15 escolas de ensino médio e distribuir ao menos 1.000 “kits ciência” durante as visitas guiadas. O resultado esperado é o despertar do interesse de jovens pelas áreas da ciência, pesquisa e tecnologia, contribuindo para a formação de futuras vocações acadêmicas.

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