Nome da Atividade
ANIMAÇÃO EM 3 D
CÓDIGO
05000139
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Conceitos e técnicas de animação 3D. Utilização de software para animação 3D.
Objetivos
Objetivo Geral:
Identificar a animação 3D como instrumento de expressão e representação audiovisual.Conteúdo Programático
Unidade I - Ferramentas de animação
1.1 Apresentação das principais ferramentas para o desenvolvimento de animação
1.2 Princípios da animação aplicados ao 3D
Unidade II - Animação com o 3D Studio Max
2.1 Estudo da interface de animação do software 3D Studio Max
2.2 Animação de objetos 3D
2.3 Animação de câmeras 3D
2.4 Preparação de personagens para a animação
Unidade III - Conceitos teóricos e práticos de animação
3.1 Aplicação dos princípios de animação no 3D
3.2.Conceitos de edição de vídeo
1.1 Apresentação das principais ferramentas para o desenvolvimento de animação
1.2 Princípios da animação aplicados ao 3D
Unidade II - Animação com o 3D Studio Max
2.1 Estudo da interface de animação do software 3D Studio Max
2.2 Animação de objetos 3D
2.3 Animação de câmeras 3D
2.4 Preparação de personagens para a animação
Unidade III - Conceitos teóricos e práticos de animação
3.1 Aplicação dos princípios de animação no 3D
3.2.Conceitos de edição de vídeo
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ROBERT, Steve. Caracter animation in 3D.Focal Press 2002. ISBN: 1118147480 DEMERS, Owen. Digital Texturing & Paiting. New Riders 2000. ISBN: 0735709181 DRAPER, Peter. Desconstructing the Elements With 3Ds MAX. Focal Pres 2001. AGUIAR, Calciolari Fábio. 3ds Max 2009 - Modelagem, Render, Efeitos e Animação. Editora Érica, 1º Edição, São Paulo, 2009. ISBN: 0240521269 Gonçalves, Guilherme Pinto. “LUZ, CÂMERA, ANIMAÇÃO: O DESIGN APLICADO À ANIMAÇÃO 3D”, Trabalho de conclusão de curso, Design Gráfico UFPel, 2007.
Bibliografia Complementar:
- MURDOCK, Kelly L. 3Ds MAX 8 Bible. Wiley Publishing. Inc. 2000. MUYBRIDGE, Eadweard. The ,Human Figure in Motion. London 1907.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 30 | 21 |
Design de Jogos (Bacharelado - Noturno) Horários
|
DAVI FREDERICO DO AMARAL DENARDI Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 25 | 25 |
Cinema de Animação (Bacharelado) Horários
|
GISSELE AZEVEDO CARDOZO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ANIMAÇÃO EM 3 D | Design Gráfico (Bacharelado) |
ANIMAÇÃO EM 3 D | Design Digital (Bacharelado) |
ANIMAÇÃO EM 3 D | Cinema de Animação (Bacharelado) |