Nome da Atividade
MÚSICA DE CÂMARA II
CÓDIGO
05001690
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Prática musical em conjunto: técnicas de ensaio, comunicação gestual e acuidade estilística.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar a prática de repertório de música de câmara.
Proporcionar a colaboração de instrumentistas e cantores em atividades artísticas práticas.
Desenvolver atitudes inerentes ao trabalho em conjunto, tais como: planos hierárquicos musicais deliberados, cooperação e respeito no trabalho em equipe, comunicação gestual (indicação de entradas, pausas, mudanças de andamento, dinâmica, e etc.)
Projetar sonoramente elementos de expressão estilísticas a partir da contextualização histórico-músical, conforme sua importância no conjunto da(s) obra(s) estudada(s).

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MARCONDES, Marcos Antônio. Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica, popular. São Paulo: Art, 1977. 2v.
  • MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002. 350 p.
  • ROBERTSON, Alec; STEVENS, Denis (Dir.). Historia general de la Musica: desde el clasicismo hasta el siglo XX. Madrid: Ediciones ISTMO., 1972. 429 p. (Coleción fundamentos ; 7).

Bibliografia Complementar:

  • CABALLERO, Carlo. Faure and French musical aesthetics. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, 2003. 333 p. (Music in the twentieth century).
  • SCHNEIDER, David I. Bartok, Hungary, and the renewal of tradition: case studies in the intersection of modernity and nationality. Berkeley: University of California Press, 2006. xi, 308 p.
  • TREZISE, Simon (ed.). The Cambridge companion to Debussy. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. xviii, 326 p. (Cambridge companions to music).
  • VOLPE, Maria Alice. Período Romântico Brasileiro: Alguns Aspectos da Produção Camerística. Revista Música, São Paulo, v.5, 11.2: 133-151 I1OV. 1994 p.133-151. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/268351863.pdf Acesso 29 de ago. 2023.
  • WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2004, 2008. 300 p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 50 1 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
Música - Piano (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Música - Violino (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
GERMANO GASTAL MAYER
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MÚSICA DE CÂMARA II Música - Canto (Bacharelado)
MÚSICA DE CÂMARA II Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
MÚSICA DE CÂMARA II Música - Violino (Bacharelado)
MÚSICA DE CÂMARA II Música - Piano (Bacharelado)
MÚSICA DE CÂMARA II Música - Violão (Bacharelado)

Página gerada em 28/04/2024 01:23:35 (consulta levou 1.247163s)