Resumo
Possui Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas à Educação (2010) pela Universidade de Bristol, Inglaterra. Atua nas áreas de Letras e de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, tem interesse nos seguintes temas: pedagogias culturais e ensino de línguas, cultura e educação, arte e educação, literatura e educação, educação e holismo, trans-indígena, interculturalidade, cosmologia, mitologia e memória, relações interétnicas, etnicidade e território, povos indígenas, comunidades surdas. Ninhos de línguas, bilinguismo, português como língua adicional, ensino de línguas estrangeiras, línguas de sinais, turismo e intercâmbio educacional pós-colonial, internacionalização. A professora Janie Amaral integra o Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas e participa do Núcleo de Etnologia Ameríndia da Faculdade de Antropologia desta mesma universidade.
Formação acadêmica
Doutorado em Faculty of Social Sciences and Law, Centre of Deaf (University of Bristol, 2009)
Mestrado em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998)
Graduação em Letras (Universidade Federal de Pelotas, 1989)
Áreas de atuação
Fundamentos da Educação - Antropologia Educacional
Comunicação - Ciências Sociais Aplicadas à Educação
Lingüística - Ensino de Línguas e Literatura
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Pedagogias culturais surdas: educadores surdos refletindo sobre práticas, concepções e possibilidades através da tecnologia – Parte II | 13/05/2019 | 26/08/2021 | 8 | |
Etnologia Ameríndia e Mitologia: O ponto de vista autóctone sobre xamanismo, espiritualidade, epistemologia ameríndias, relações interétnicas, recuperação de saberes e políticas públicas na América do Sul | 05/07/2021 | 01/07/2028 | 1 | |
Construção de Corpus paralelo Libras/Língua Portuguesa baseado em narrativas em Libras | 10/09/2023 | 01/09/2027 | 3 | |
Arte na Educação Infantil: Convenção dos Direitos da Criança e seus reflexos na lei e atos regulatórios | 20/04/2023 | 20/12/2024 | 2 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Intelectuais e Epistemologias Ameríndias: um saber intercultural em foco | 06/01/2020 | 05/01/2021 | 3 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2023/2 | M1 | LÍNGUA INGLESA IV Horários
| 60+12 | Letras - Português e Inglês (Licenciatura) Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | T1 | INGLÊS PARA TURISMO II Horários
| 72+0 | Turismo (Bacharelado - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.