Resumo
Possui licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura (FURG) , licenciatura em Pedagogia (UNINTER), especialização em Ciências Sociais na Educação (URCAMP), especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia (FAD), especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (FAD), mestrado em Educação (UFPel) e doutorado em Educação (UFPel). Realizou um estágio doutoral (CAPES) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2018-2023) na Faculdade de Educação, na linha de pesquisa formação de professores e práticas educativas, tendo investigado os impasses e desafios no início da carreira docente na alfabetização. É membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI-FURG), bem como, do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura- LAPIL-FURG. É membra da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização e da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Possui experiência nas áreas da Educação, Alfabetização de crianças, Alfabetização de jovens e adultos (EJA), Educação Infantil, Linguística, Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas e Formação Continuada de Professores(as). Realiza atualmente estágio de pós-doutorado (CNPq) na Universidade Federal de Pelotas, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas com o objetivo de investigar quais os principais desafios enfrentados e de que forma as professoras alfabetizadoras no Rio Grande do Sul estão organizando a recomposição das aprendizagens em um contexto pós ensino remoto emergencial e eventos de crise climática.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2016)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2011)
Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia (Faculdade Dominius, 2022)
Especialização em Ciências Sociais da Educação (Universidade da Região da Campanha, 2003)
Especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (Faculdade Dominius, 2023)
Graduação em Pedagogia (CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER, 2018)
Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura (Universidade Federal do Rio Grande, 2000)
Áreas de atuação
Educação
Lingüística - Psicolingüística
Educação - Formação docente
Educação - Educação de Jovens e Adultos
Educação - Alfabetização
Educação - Educação Infantil
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docente | 01/09/2022 | 31/08/2026 | 1 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico | 07/05/2018 | 31/12/2020 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | T1 | LETRAMENTO LITERÁRIO Horários
| 36+0 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/2 | T1 | LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO Horários
| 54+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | T3 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Horários
| 72+0 | Todos Os Cursos | ||||||
2024/1 | 01 | Artes Visuais, Musica e Literatura Infantil Horários
| 68+0 | Educação (Especialização) | ||||||
2024/1 | M1 | AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA Horários
| 36+18 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | T1 | LETRAMENTO LITERÁRIO Horários
| 36+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | M2 | LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO Horários
| 36+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.