Resumo
Josias Pereira é graduado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com habilitação em Rádio/TV, e possui Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Concluiu Mestrado em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Também realizou Pós-Doutorado em Semiótica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).Josias tem vasta experiência nas áreas de Educação e Comunicação. Sua carreira começou em emissoras de TV e produtoras de cinema e vídeo no Rio de Janeiro, onde desenvolveu habilidades técnicas, pedagógicas e criativas em funções como operador de câmera, editor de vídeo e diretor cinematográfico em comerciais, campanhas políticas e programas de TV.Como escritor, Josias já publicou mais de 20 livros sobre o uso da tecnologia no processo educacional, incluindo uma obra sobre Paulo Freire e a produção de vídeo estudantil.De 2000 a 2007, atuou como coordenador da área de tecnologia no SENAC/RJ, onde contribuiu para a criação de cursos técnicos. No mesmo período, colaborou com a ONG CEASM na criação da Oficina de Vídeo para moradores do Bairro (Favela da Maré). Entre 2001 e 2007, Josias trabalhou como voluntário na Prefeitura do Rio de Janeiro, no CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, realizando oficinas de vídeo e telejornalismo com alunos do 3 ano do ciclo fundamental, conquistando 2 prêmios internacionais.Em 2011, fundou o grupo de pesquisa e extensão "Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil" (Lab PVE), com o objetivo de pesquisar e capacitar professores e alunos na produção audiovisual no ambiente escolar. Por meio desse projeto, Josias explora o potencial educacional do audiovisual e promove a integração de tecnologias de produção de vídeo com metodologias inovadoras.Ao longo dos anos, contribuiu para a criação de 8 festivais de vídeo estudantis no Rio Grande do Sul. Desde 2000, Josias ministra oficinas de vídeo com softwares e aplicativos livres, incentivando alunos e professores a realizarem produções audiovisuais.Atualmente, sua pesquisa concentra-se na aplicação de Inteligências Artificiais (IAs) como ferramentas educacionais. Ele explora suas possibilidades para auxiliar professores no planejamento de aulas, desenvolvimento de conteúdos interativos e personalização do ensino. Josias ressalta que as IAs permitem a análise de grandes volumes de dados, gerando insights valiosos para aprimorar práticas pedagógicas.Além de suas contribuições acadêmicas, Josias coordenou o Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil e é editor-chefe da Revista Roquette Pinto: A Revista do Vídeo Estudantil. Ele também realiza workshops no Brasil sobre educação, tecnologia e produção de vídeo nas escolas.Josias atua como professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Sua trajetória acadêmica e profissional reflete seu comprometimento em promover a integração de tecnologias de produção de vídeo e Inteligências Artificiais no contexto educacional, visando potencializar o processo de ensino-aprendizagem, estimular a criatividade e aumentar a participação dos estudantes.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2014)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007)
Especialização em Psicologia (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2003)
Graduação em Comunicação (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999)
Áreas de atuação
Comunicação - Direção Cinematográfica
Comunicação - Neurociência e Cinema
Artes - Produção de vídeo Estudantil
Artes - Interpretação Cinematográfica
Artes - Psicologia Social
Artes - Sociologia do Conhecimento
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Produção de Vídeo Estudantil COORDENADOR DO PROJETO | 01/01/2019 | 30/12/2021 | 4 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Produção de Vídeo Estudantil COORDENADOR DO PROJETO | 01/06/2017 | 24/01/2030 | 3 | |
Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo EstudantilCOORDENADOR DO PROJETO | 01/06/2017 | 24/01/2030 | 6 | |
Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI | 24/04/2017 | 21/08/2028 | 6 | |
XIV Semana Acadêmica do CLMN/UFPel | 04/04/2023 | 30/06/2023 | 20 | |
XIV EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática - Edição Virtual | 01/03/2021 | 31/08/2021 | 1 | |
Rede Colabora | 01/06/2017 | 31/12/2017 | 2 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2023/2 | 1 | PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL Horários
| 17+34 | Artes (Especialização) | ||||||
2023/2 | LV | LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS PEDAGÓGICOS | 34+0 | Educação Matemática (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | Jo | SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO | 0+0 | Educação Matemática (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | M1 | PREPARAÇÃO DE ATORES Horários
| 36+36 | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.