Nome do Projeto
Projeto Arte na Escola - Polo UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/03/2019 - 03/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
O Projeto Arte na Escola Polo UFPEL, existente na instituição desde 1993, tem como objetivo a formação continuada dos professores atuantes na rede geoeducacional de Pelotas, para tanto disponibiliza materiais instrucionais imagéticos e bibliográficos para o ensino de artes em âmbito fundamental e médio. A missão implica sobre a formação complementar e ampliada dos futuros profissionais (licenciandos em artes visuais, teatro, dança e música), possibilitando práticas que envolvem a comunidade escolar e a universidade a fim de debater e desenvolver o conhecimento artístico.
As ações de formação se organizam a partir da disponibilização gratuita do acervo, oficinas de arte e artesanato oferecidas em instituições de ensino, espaços informais ou alternativos; a formação continuada voltada para professores contempla ciclos de debates, seminários, palestras, exposições, mediações e mostras de vídeos, propiciando um repertório reflexivo e crítico em torno da arte, compreendendo as instâncias culturais e educacionais.
Objetivo Geral
Promover ações de formação e formação continuada para estudantes e professores de artes atuantes na rede geoeducacional de Pelotas, buscando construir um conhecimento crítico sobre o ensino da arte que oriente desempenhos docentes e discentes
Justificativa
O projeto é implantado visando o apoio ao ensino da arte, através da formação continuada e da disponibilização de materiais pedagógicos. São necessidades que se mantém e se ampliam por conta de embates e tendências que incidem sobre o ensino da arte na contemporaneidade, alcançando a formação dos futuros docentes e dos profissionais atuantes na rede escolar.
Metodologia
A linha metodológica segue uma abordagem contemporânea, Artografia, que reúne professor, artista e pesquisador sem estabelecer divisões de papéis. Ao contrário, reconhece o quanto são imbricados entre si, propondo inovações na produção de narrativas, artefatos e dispositivos para ampliar a compreensão dos processos e fenômenos.
A natureza aberta e híbrida permite operar com diferentes materiais e métodos para alcançar os objetivos propostos. Concorrem: identificação de demandas, discussão de propostas, redefinição de metas, pesquisa bibliográfica, cartográfica, pesquisa-ação, pesquisa poética, execução das ações (mostras, seminários, ciclos de debates, grupos de estudos, oficinas, empréstimo e manutenção do acervo), avaliação, registro, divulgação e disseminação de resultados e produtos para a rede arte na escola.
A natureza aberta e híbrida permite operar com diferentes materiais e métodos para alcançar os objetivos propostos. Concorrem: identificação de demandas, discussão de propostas, redefinição de metas, pesquisa bibliográfica, cartográfica, pesquisa-ação, pesquisa poética, execução das ações (mostras, seminários, ciclos de debates, grupos de estudos, oficinas, empréstimo e manutenção do acervo), avaliação, registro, divulgação e disseminação de resultados e produtos para a rede arte na escola.
Indicadores, Metas e Resultados
Formação continuada, formação global, intercâmbio de experiências para potencializar e compartilhar o conhecimento em torno do pensar, fazer, ensinar arte, percebidos em suas dimensões pedagógicas, poéticas e processuais, relacionadas aos contextos culturais contemporâneos
Atender política de inclusão e qualificação da comunidade.
Atender política de inclusão e qualificação da comunidade.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALLENDE DE CASTRO PERINI | |||
| ANA BEATRIZ MAGALHÃES MATTAR | |||
| ANA LUÍZA NOGUEIRA DE QUADROS | |||
| ANDRE GUSTAVO DE CAMPOS | |||
| BRUNA MACHADO RODRIGUES | |||
| CARMEM REGINA SILVEIRA NOGUEIRA | 19 | ||
| CARMEN ANITA HOFFMANN | 20 | ||
| CAROLINE LEAL BONILHA | 1 | ||
| CLARICE REGO MAGALHAES | 1 | ||
| CLAUDIA MARIZA MATTOS BRANDAO | 20 | ||
| DANIEL BRUNO MOMOLI | 20 | ||
| DAYANNA MICHELLE CANON PEREZ | |||
| EDUARDA DE CASTILHOS FRANCO | |||
| EDUARDA GONÇALVES SCHUSTER | |||
| ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 20 | ||
| FRANCISCO FRANCO BOMBAZAR | |||
| GABRIELI DOS SANTOS DA SILVEIRA | |||
| HAMILTON OLIVEIRA BITTENCOURT JÚNIOR | |||
| JACKELINE SANTOS NUNES | |||
| JAILSON VALENTIM DOS SANTOS | |||
| JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA | |||
| JORDANA BELEM RODRIGUES | |||
| KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA | |||
| KATIANE LETICIA FERREIRA DA SILVA | |||
| KATIANE LETICIA FERREIRA DA SILVA | |||
| LARISSA PATRON CHAVES SPIEKER | 22 | ||
| LARISSA SCHIP FERREIRA DE DEUS | |||
| LETICIA LEMOS DE SOUSA | |||
| LISLAINE SIRSI CANSI | 20 | ||
| LIVEA LUZEIRO DO CARMO | |||
| LUIZ FERNANDO DOS REIS RODOLFO | |||
| LUIZA ALVES DE MACÊDO TAVARES | |||
| MARCO AURELIO DA CRUZ SOUZA | 20 | ||
| MARIA FERNANDA MONTE BORGES | 6 | ||
| MAÍRA CÂMARA NEIVA | |||
| NADIA DA CRUZ SENNA | 30 | ||
| PEDRO AUGUSTO DOS SANTOS NAVARRO | |||
| PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA | |||
| PIETRA LEAL MACIEL | |||
| RAFAEL BUZINARO STABILE | |||
| RAFAELA BARBOSA RIBEIRO | |||
| RAQUEL CASANOVA DOS SANTOS WREGE | |||
| RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO | |||
| ROGERIO VANDERLEI DE LIMA TRINDADE | 1 | ||
| ROGGER DA SILVA BANDEIRA | |||
| ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS | |||
| TAÍS CHAVES PRESTES | |||
| URSULA ROSA DA SILVA | 22 |
Fontes Financiadoras
| Sigla / Nome | Valor | Administrador |
|---|---|---|
| PMMR / Prefeitura Municipal de Morro Redondo | R$ 48.000,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
| Descrição | Valor |
|---|---|
| Bolsas | R$ 33.600,00 |
| Despesa administrativa da fundação de apoio | R$ 4.722,61 |
| Outros serviços | R$ 1.001,87 |
| Passagens e despesas com locomoção | R$ 8.675,52 |