Nome do Projeto
Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, no âmbito do PRODITEC
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/04/2025 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Gestão pública
Resumo
A presente proposta apresenta o projeto de oferta do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, no âmbito do PRODITEC, que implica no desenvolvimento de uma formação continuada para diretores escolares e técnicos de Secretarias de Educação, para execução de suas múltiplas funções, com foco em situações práticas do cotidiano escolar, com vistas a boa comunicação, compartilhar experiências e conhecimentos do dia a dia, e avaliar todo o processo. Entende-se que a interação entre diretores escolares da mesma rede administrativa pode estabelecer laços de confiança e, de forma prática e assertiva, prestar apoio, receber contribuições, possibilitar trocas de saberes, sem que haja uma relação hierárquica entre eles. Este plano de trabalho será realizado por meio de parceria entre o MEC e a Universidade Federal de Pelotas
Objetivo Geral
1. Formar diretores escolares e técnicos de secretarias de educação para execução de suas múltiplas funções, com foco em situações práticas do cotidiano escolar; na perspectiva de propiciar boa comunicação, compartilhar experiências e conhecimentos do dia a dia e avaliar todo o processo
Justificativa
Considerando que a atuação na gestão escolar não exige, via de regra, formação específica, exceto a titulação de licenciatura, e, entendendo a complexidade de gerir uma instituição escolar que envolve desde aspectos pedagógicos e administrativos, mas, também financeiros, haja vista que nos últimos anos as escolas passaram a receber recursos diretamente do Ministério da Educação e, na maioria dos casos, também das Prefeituras e Governos Estaduais, como parte do processo de descentralização financeira, além de mediar as relações entre servidores, alunos e comunidade em geral, acompanhando o desempenho dos estudantes por meio dos indicadores educacionais e avaliações externas. Propor um aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores escolares de todo o Brasil, por meio da plataformas online, é necessário e de extrema relevância para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.
Metodologia
O Curso de Aperfeiçoamento será desenvolvido exclusivamente de forma virtual, com atividades síncronas e assíncronas obrigatórias, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com apoio de ferramentas tecnológicas que possibilitem aulas síncronas, com carga horária total de 210 horas, com excelência e qualidade no processo formativo oferecido.
A metodologia visa proporcionar uma experiência de interação com o objetivo de promover a ressignificação e a transformação dos contextos vivenciados, a partir de uma experiência pessoal e intransferível.
Serão ofertadas 3 edições do curso, com duração de um semestre, contando com duas turmas por semestre com 200 cursistas cada, totalizando 1.200 cursistas ao longo do projeto.
A metodologia visa proporcionar uma experiência de interação com o objetivo de promover a ressignificação e a transformação dos contextos vivenciados, a partir de uma experiência pessoal e intransferível.
Serão ofertadas 3 edições do curso, com duração de um semestre, contando com duas turmas por semestre com 200 cursistas cada, totalizando 1.200 cursistas ao longo do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores de qualidade serão acompanhados pelos bolsistas de Apoio Teórico-Técnico (ATT), a partir da participação dos cursistas no ambiente virtual, das atividades durantes as aulas síncronas, e pela avaliação dos docentes do curso. Será considerado satisfatório o cursista que mostrar um desempenho satisfatório em todas as atividades propostas.
A meta é completar o número de vagas ofertadas, com participantes de redes públicas dos diferentes territórios brasileiros, demonstrando empenho e participação, visando, ao final, a reconstrução teórica e prática da gestão escolar
A meta é completar o número de vagas ofertadas, com participantes de redes públicas dos diferentes territórios brasileiros, demonstrando empenho e participação, visando, ao final, a reconstrução teórica e prática da gestão escolar
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALICIANE HARTWIG ZARNOTT | |||
| ANDRÉA WAHLBRINK PADILHA DA SILVA | |||
| ANTONIO CARDOSO OLIVEIRA | |||
| ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 33 | ||
| ANTÔNIO CARDOSO OLIVEIRA | |||
| ARITA MENDES DUARTE | |||
| CARLA DENIZE OTT FELCHER | 33 | ||
| DIEGO LUTZ | |||
| DIONLEI ALVES DECKER | 33 | ||
| DÉBORA LUIZA SCHUCK JACKS | |||
| Débora Pintanel Dias Ossanes | |||
| ELIANA WEBER RODRIGUES | |||
| EMERSON RICARDO ESTEVES DA FONSECA | |||
| FRANCINE COUTO DE OLIVEIRA WEYMAR | |||
| GABRIELA TEIXEIRA GOMES | |||
| HELENARA PLASZEWSKI | 33 | ||
| ISAC VERGARA JANSEN | 50 | ||
| JEANE DOS SANTOS CALDEIRA | |||
| KARINE DIAS PINTO | |||
| LISANDRO LIMA BITENCOURT | |||
| LUCIA MARIA VAZ PERES | |||
| LUIS EDUARDO DOS SANTOS CELENTE | |||
| MARCIO RODRIGO VALE CAETANO | 33 | ||
| MARIA DE FATIMA COSSIO | 20 | ||
| MARIA ISABEL GIUSTI MOREIRA | |||
| MESSINA MORALES MEDINA | |||
| PAULA VALIM DE LIMA | |||
| PÂMELA RODRIGUES ALTAMOR | |||
| RICARDO PRESTES TAVARES | |||
| RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 33 | ||
| RODRIGO DA CRUZ CASALINHO | |||
| RUBYA MARA MUNHÓZ DE ANDRADE | |||
| SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 33 | ||
| STELLA GOMES ENGLEITNER | |||
| SUSANA SCHNEID SCHERER | |||
| TAÍS CHAVES PRESTES | |||
| VANESSA DAVID ACOSTA | |||
| VANESSA SILVA DA SILVA | |||
| VERONICA RODRIGUES DE LIMA |
Fontes Financiadoras
| Sigla / Nome | Valor | Administrador |
|---|---|---|
| MEC / Ministério da Educação | R$ 967.845,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
| Descrição | Valor |
|---|---|
| 339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 967.845,00 |