Nome do Projeto
Shakespeare - 400 anos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
12/04/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Letras
Resumo
O projeto de ensino “Shakespeare – 400 anos” tem como principal objetivo criar um espaço/curso/grupo de estudos e práticas sobre a obra do dramaturgo inglês W. Shakespeare, que neste ano de 2016, completa 400 anos de seu falecimento. Assim, os diversos âmbitos que compõe ou contextualizam sua dramaturgia deverão ser focados: históricos, comportamentais, culturais, políticos, religiosos, literários, pictóricos, musicais, teatrais, entre outros. O projeto de ensino visa, portanto, estudos teóricos, leituras dramáticas e/ou montagem plástica de cenas ou de obras completas de Shakespeare. É aberto a tod@s @s estudantes da UFPel, especialmente dos cursos de teatro, dança, música, artes visuais e cinema, dispostos a viver uma experiência singular em sua trajetória acadêmica.

Objetivo Geral

Desenvolver estudos multidisciplinares (teórico-práticos) sobre a obra de Shakespeare estendendo-os a uma reflexão sobre a condição humana e suas transformações.

Justificativa

Os graduandos dos diferentes cursos da UFPel terão a oportunidade de acrescentar a sua trajetória acadêmica o estudo e a prática sobre a obra de um dos mais importantes dramaturgos da história do teatro (segundo alguns estudiosos, o mais importante). No entanto, mais do que o teatro, a obra de Shakespeare ao longo do tempo, vem oferecendo material de pesquisa e reflexão para as mais diversas áreas do conhecimento: direito, psicologia, letras, história, filosofia e ética. A complexidade presente em cada uma das obras do autor remete sempre à reflexão humana das decisões e da responsabilidade. São âmbitos humanos imprescindíveis na formação da cidadania proposta pela universidade. O teatro de Shakespeare é um dos caminhos que levam à profunda reflexão ética sobre a ação humana, âmbito fundamental para todos os cursos acadêmicos. Por outro lado, a concepção plástica das obras consiste em um exercício de criação e liberdade no qual @ estudante se verá frente a desafios que irão se incorporar ao seu desenvolvimento como profissional e cidad@o.

Metodologia

A metodologia implica ciclos e encontros temáticos de leituras e discussão, duas vezes (ou mais) por mês; montagem de leituras dramáticas e/ou cenas e/ou obra completa; produção teórica e plástica; participação em eventos e seminários.

Resultados Esperados

Os resultados esperados são de ordem qualitativa. Pretende-se que no decorrer do projeto @s estudantes que integram o Projeto tenham aprofundado o conhecimento multidisciplinar da obra de Shakespeare; a reflexão sobre a decisão e ação humanas e se sintam protagonistas da criação teatral.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto é multidisciplinar, envolvendo docentes de áreas diversas, contudo, relacionadas com a obra de Shakespeare. Será aberto a estudantes, técnicos e docentes que queriam integrar e participar.
Devido a complexidade do Projeto, ele estará em elaboração e revisão permanente.

Os alunos cadastrados, assim o estão, por exigência do sistema. As aulas ainda não começaram e, portanto, somente depois é que o Projeto poderá contar com estudantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANO MORAES DE OLIVEIRA212/04/201616/12/2016
BEATRIZ VIEGAS FARIA212/04/201616/12/2016
DANIEL FURTADO SIMOES DA SILVA212/04/201616/12/2016
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS212/04/201616/12/2016
FERNANDA VIEIRA FERNANDES212/04/201616/12/2016
GENGISCAN PEREIRA SILVA2002/05/201616/12/2016
GUSTAVO ANGELO DIAS212/04/201616/12/2016
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES212/04/201616/12/2016
JOSE CARLOS MARQUES VOLCATO412/04/201616/12/2016
LARISSA TAVARES MARTINS212/04/201616/12/2016
LUCIA BERGAMASCHI COSTA WEYMAR212/04/201616/12/2016
LUIS EDUARDO XAVIER RUBIRA212/04/201616/12/2016
MARIANA AZAMBUJA DA SILVA212/04/201616/12/2016
NEIVA MARIA FONSECA BOHNS212/04/201616/12/2016
NEY ROBERTO VATTIMO BRUCK212/04/201616/12/2016
PAULO JOSE GERMANY GAIGER812/04/201616/12/2016
WERNER EWALD212/04/201616/12/2016

Página gerada em 14/11/2019 12:00:23 (consulta levou 0.042376s)