Nome do Projeto
Café Arqueológico
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
21/05/2017 - 20/05/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Arqueologia
Resumo
O projeto Café Arqueológico será realizado como atividade de ensino do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ-UFPEL). O projeto consiste em palestras, grupo de estudo e cursos de curta duração ministrados por pesquisadores egressos da UFPEL, que tiveram atuação durante seus cursos de graduação e pós-graduação no LEPAARQ-UFPEL. Da mesma forma, participarão como ministrantes de palestras, cursos e grupo de estudos, pesquisadores convidados não egressos da UFPEL e que possam contribuir com suas pesquisas junto ao grupo de pesquisadores e alunos do LEPAARQ. As palestras terão temáticas relacionadas à antropologia, arqueologia e patrimônio e serão desenvolvidas com o objetivo geral de fortalecer um ciclo de ensino-aprendizagem entre profissionais e alunos, através de um espaço de troca de experiências.
Objetivo Geral
Objetiva-se contribuir para o processo de formação dos alunos que atuam como colaboradores, laboratoristas e bolsistas no LEPAARQ-UFPEL, nos mais variados projetos de pesquisa e extensão desta instituição. Com este projeto, objetiva-se proporcionar um espaço de troca de experiências, reflexão e diálogo entre profissionais egressos do LEPAARQ-UFPEL e de fora da instituição e alunos que atuam nesta instituição.
Justificativa
O projeto se justifica pela necessidade de formação de jovens pesquisadores. Na medida em que os alunos se formam atuando no LEPAARQ-UFPEL e ingressam em programas de pós-graduação dentro ou fora da UFPEL podem contribuir com palestras e grupo de estudos voltados às demandas de pesquisas do LEPAARQ-UFPEL.
A equipe do LEPAARQ-UFPEL historicamente teve a preocupação em um rodízio de conhecimento, ou seja, os alunos mais antigos ajudam na formação dos alunos recém ingressos. Quando se formam, via de regra, tornam-se pesquisadores associados do LEPAARQ-UFPEL, assumindo sub-coordenação em pesquisas e auxiliando na formação de novos pesquisadores. O projeto Café Arqueológico busca a formalização dessas atividades de ensino que envolve, de um lado, pesquisadores egressos do LEPAARQ e pesquisadores de fora e, de outro lado, alunos em processo de formação.
Justifica-se, portanto, pela criação de um espaço de reflexão e troca de ideias, entre alunos e profissionais. Um espaço de debates e diálogos, de leitura e de troca de experiências. Este espaço terá também visa o reconhecimento de profissionais formados no âmbito do LEPAARQ-UFPEL, os quais irão ensinar o que aprenderam nesta instituição. Trata-se, portanto, de uma política institucional de valorização dos profissionais formados por esta instituição.
A equipe do LEPAARQ-UFPEL historicamente teve a preocupação em um rodízio de conhecimento, ou seja, os alunos mais antigos ajudam na formação dos alunos recém ingressos. Quando se formam, via de regra, tornam-se pesquisadores associados do LEPAARQ-UFPEL, assumindo sub-coordenação em pesquisas e auxiliando na formação de novos pesquisadores. O projeto Café Arqueológico busca a formalização dessas atividades de ensino que envolve, de um lado, pesquisadores egressos do LEPAARQ e pesquisadores de fora e, de outro lado, alunos em processo de formação.
Justifica-se, portanto, pela criação de um espaço de reflexão e troca de ideias, entre alunos e profissionais. Um espaço de debates e diálogos, de leitura e de troca de experiências. Este espaço terá também visa o reconhecimento de profissionais formados no âmbito do LEPAARQ-UFPEL, os quais irão ensinar o que aprenderam nesta instituição. Trata-se, portanto, de uma política institucional de valorização dos profissionais formados por esta instituição.
Metodologia
O projeto será desenvolvido de três formas: palestras, grupo de estudos e curso de curta duração. Fica a cargo do profissional ministrante, em concordância com a coordenação, qual o modo preferencial de exposição:
1) Através de palestras esporádicas ministradas por profissionais e ex-alunos da UFPEL que atuaram em sua formação no LEPAARQ-UFPEL. Neste sentido, a metodologia do projeto envolve palestras de aproximadamente 40 minutos com uso de data-show. As palestras serão realizadas, preferencialmente, no espaço do LEPAARQ-UFPEL, em meio aos espaços de trabalho. A ideia central é que o espaço proporcionado pelo projeto seja o mesmo espaço de muitas das pesquisas que forem divulgadas pelas palestras dos profissionais ministrantes.
2) Através de grupo de estudos que envolva a leitura e discussão de textos da área de arqueologia, antropologia e patrimônio.
3) Através de curso de curta de duração de 20hs ou 40hs, que pode ou não envolver leitura de textos e atividades práticas de campo e laboratório.
1) Através de palestras esporádicas ministradas por profissionais e ex-alunos da UFPEL que atuaram em sua formação no LEPAARQ-UFPEL. Neste sentido, a metodologia do projeto envolve palestras de aproximadamente 40 minutos com uso de data-show. As palestras serão realizadas, preferencialmente, no espaço do LEPAARQ-UFPEL, em meio aos espaços de trabalho. A ideia central é que o espaço proporcionado pelo projeto seja o mesmo espaço de muitas das pesquisas que forem divulgadas pelas palestras dos profissionais ministrantes.
2) Através de grupo de estudos que envolva a leitura e discussão de textos da área de arqueologia, antropologia e patrimônio.
3) Através de curso de curta de duração de 20hs ou 40hs, que pode ou não envolver leitura de textos e atividades práticas de campo e laboratório.
Resultados Esperados
Espera-se que o projeto possibilite um espaço de diálogo, reflexões, debates e troca de experiências entre profissionais e alunos que atuam no LEPAARQ-UFPEL. Espera-se que tais palestras, cursos e grupo de estudos possam contribuir para a formação dos alunos envolvidos nas pesquisas do LEPAARQ-UFPEL e que qualifiquem os alunos para as atividades de pesquisa e extensão da mesma instituição. Espera-se também o reconhecimento dos profissionais egressos desta instituição.
Indicadores, Metas e Resultados
É importante salientar que o cronograma de execução é flexível, no sentido de que as atividades serão realizadas conforme oportunidade de convite de profissionais egressos da UFPEL ou de outras IES, ou seja, o cronograma é eventual.
É importante ressaltar também que esse mesmo projeto já foi desenvolvido entre os anos de 2013 e 2015, tendo sido realizados, além de um grupo de estudos peramente sobre patrimônio, educação patrimonial e arqueologia pública, 25 edições em formato de palestras do Café Arqueológico, sempre com público acima de 30 pessoas por evento. Foi, de fato, um grande fomentador de ações envolvendo alunos que atuam no LEPAARQ e alunos de outros cursos da UFPEL.
É importante ressaltar também que esse mesmo projeto já foi desenvolvido entre os anos de 2013 e 2015, tendo sido realizados, além de um grupo de estudos peramente sobre patrimônio, educação patrimonial e arqueologia pública, 25 edições em formato de palestras do Café Arqueológico, sempre com público acima de 30 pessoas por evento. Foi, de fato, um grande fomentador de ações envolvendo alunos que atuam no LEPAARQ e alunos de outros cursos da UFPEL.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO LEONARDO RICARDO RIBEIRO | 1 | ||
CAROLINA KESSER BARCELLOS DIAS | 2 | ||
CAROLINE ARAÚJO PIRES BARRETO | 2 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |
CAROLINE BORGES | 2 | ||
CRISTIANO MEIRELLES | 2 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |
FABIO VERGARA CERQUEIRA | 1 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |
GABRIEL PEREIRA DE OLIVEIRA | 2 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |
JORGE EREMITES DE OLIVEIRA | 1 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |
JORGE LUIZ DE OLIVEIRA VIANA | 1 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |
KAREN VELLEDA CALDAS | 1 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |
LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO | 1 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |
LUCIANA DA SILVA PEIXOTO | 1 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |
RAFAEL CORTELETTI | 1 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |
RAFAEL GUEDES MILHEIRA | 2 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI | 1 | 21/05/2017 | 20/05/2020 |