Nome do Projeto
Atuação no processo ensino-aprendizagem na Planta de Panificação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/05/2017 - 19/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
A necessidade de profissionais competentes para solucionar problemas relativos à tecnologia de panificação e controle de qualidade, aptos a enfrentarem as exigências do setor, nos entusiasmou a atuar em projeto de ensino, contribuindo ainda com estudos sistematizados para o desenvolvimento técnico-científico na área. O projeto tem como proposta a formação do conhecimento de discentes, fundamental para suprir carências das disciplinas na área de panificação e futuramente para atuarem no campo de trabalho.

Objetivo Geral

Atuar nas práticas didático-pedagógicas para o desenvolvimento de metodologias de análise de grãos específicos para a panificação com a atuação de aluno monitor, afim de reduzir as evasões dos cursos envolvidos com a disciplina de tecnologia de farinhas e panificação (cursos: Química de Alimentos, Tecnologia em Alimentos, Nutrição, Gastronomia e Agronomia).

Justificativa

Justifica-se a execução do projeto pela carência e muitas vezes inexistência de uma técnica própria para um produto de
panificação específico. As exigências crescentes dos consumidores e a competição com o mercado estimulam cada vez mais a buscar novas tecnologias e produtos alimentícios com qualidade compatíveis com os encontrados nos países desenvolvidos. O conhecimento, deve apresentar uma dinâmica de atuação para adequação às novas descobertas e tendências científicas e tecnológicas em panificação, e garantir a formação de profissional contextualizado, apto a atuar na indústria, pesquisa e extensão. As manifestações e sugestões verbais de alunos e egressos dos Cursos envolvidos e o novo modelo de Projeto Político Pedagógico de Cursos da UFPel reafirmou a necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma
a atender com qualidade às demandas e expectativas locais e regionais. Assim, as práticas universitárias, em suas dimensões de ensino surgiram como modalidades acadêmicas a serem repensadas para efetivar o compromisso com as mudanças e com os objetivos sociais assumidos de modo a construir uma Universidade mais inclusiva teve por objetivo formar profissionais criativos, autônomos, transformadores e responsáveis, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e com o progresso da ciência. Para isto, houve a contribuição da consolidação da Formação Complementar e a inserção da Formação Livre na nova estrutura curricular. Assim, diante
da nova realidade e da necessidade premente de atualização estamos propondo o presente projeto para inclusão de aluno monitor e assim, proporcionar permanência e diminuição de reprovações e evasão acadêmica.

Metodologia

Para execução do projeto a equipe e o aluno monitor realizarão: Atualização de bibliográfica, Auxilio no planejamento
de aulas, Auxilio no preparo de material didático para aula prática, Preparo de recursos audiovisuais, Realização de trabalhos do laboratório Planta de Panificação, Organização de grupos de estudo, Orientação de alunos com dificuldade de aprendizagem, Auxilio na aplicação e correção de avaliação, Auxilio na execução de aulas práticas,
participando na seleção das técnicas, nos testes preliminares, na realização da aula e na orientação dos alunos para o preparo dos relatórios, Auxilio em trabalhos experimentais, Auxilio em trabalhos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos no laboratório, Controle da escala de uso do laboratório, Auxilio na organização interna do
laboratório em relação à organização, limpeza e armazenamento de vidrarias e matérias-primas.

Resultados Esperados

Espera-se como impacto a apropriação do saber pela equipe do projeto e dos alunos beneficiados, além de avaliar e desenvolver produtos de panificação que serão publicados e divulgados as metodologias próprias com menor erro. Assim como, o aperfeiçoamento da vida acadêmica do monitor e dos alunos envolvidos das disciplinas atendidas.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto já foi desenvolvido em 2016 e foi considerado de extrema importância para o atendimento de resultados, com aprovação total dos discentes e interiorização do saber aos que se beneficiaram com o projeto. Além do grande número de trabalhos desenvolvidos e publicados. Também a organização de estudos com os alunos que facilitou o ensino-aprendizado e ainda contemplando o PPC dos cursos envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALDROVANDO MAIA126/05/201719/03/2019
ALINE MACHADO PEREIRA126/05/201719/03/2019
BIANCA PIO AVILA126/05/201719/03/2019
CIBELE KRUMMREICH SCHUMANN426/05/201719/03/2019
ELESSANDRA DA ROSA ZAVAREZE126/05/201719/03/2019
ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA126/05/201719/03/2019
FABRIZIO DA FONSECA BARBOSA126/05/201719/03/2019
JOSEANE BRESSIANI126/05/201719/03/2019
LARISSA RIBERÁS SILVEIRA226/05/201719/03/2019
LETÂNIA MARTH WASKOW426/05/201719/03/2019
MARCIA AROCHA GULARTE226/05/201719/03/2019
MARIANE LINDEMANN126/05/201719/03/2019
MAURO FONTANA126/05/201719/03/2019
ROBERTA BASCKE SANTOS126/05/201719/03/2019
TAMIRES SOARES SCHUG226/05/201719/03/2019

Página gerada em 21/11/2019 17:16:59 (consulta levou 0.052249s)