Nome do Projeto
Identidade e pertencimento qualificando a formação do biotecnologista
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Biologia Geral
Resumo
A universidade deve ser um local onde a identidade e o pertencimento promovam o crescimento humano e profissional. Dentro deste processo de formação, o ensino, a pesquisa e a extensão são essenciais para inserção do acadêmico na comunidade universitária e sinalização de seu papel na sociedade; a partir de então, desenvolvendo as suas potencialidades humanísticas e técnicas. Assim, projetos de ensino que favoreçam a troca de conhecimento, desenvolvam a habilidade de transposição da informação e reforcem as habilidades previstas no projeto pedagógico do curso podem proporcionar tal benefício necessário para o aluno. Atualmente, a Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento, sendo uma ciência de grande potencial agregado, que para seu desenvolvimento, necessita de uma ambiente com forte base acadêmica e científica. Baseado na experiência de projetos de ensino anteriores, como o de Planejamento e Execução dos Simpósios de Biotecnologia, ao qual vai para a sua quarta edição, onde alunos de graduação e pós-graduação, juntamente com os professores, organizam e promovem um evento com temas pertinentes na área de Biotecnologia. Os relatos são extremamente positivos, tanto por parte dos participantes, mas principalmente dos organizadores e colaboradores do evento, ao qual atribuem o impacto como um crescimento na sua vida acadêmica e profissional. Com isso, estimular e complementar a formação de profissionais Biotecnologistas, na forma deste projeto de ensino - com ações de auxílio acadêmico, programas de monitorias, planejamento de evento acadêmico/científico entre outras ações de apoio ao ensino - torna-se fundamental para a formação do indivíduo e crescimento do curso de Biotecnologia/UFPel.

Objetivo Geral

Promover o pertencimento ao curso de Biotecnologia, consolidando a construção de um perfil profissional com qualificação científica e técnica, e ainda socialmente comprometido.

Justificativa

As escolhas acadêmicas e oportunidades na universidade contribuem para a transição onde novas responsabilidades e compromissos passam a fazer parte das rotinas. O processo de aquisição do conhecimento, de habilidades e de competências esperadas para o Biotecnologista passa a ser então meta e compromisso do curso, ao qual deve favorecer a formação ética, cidadã, científica e tecnológica qualificadas. A redução da evasão, a consolidação da identidade profissional e o pertencimento a comunidade devem então ser trabalhados coletivamente na comunidade universitária. Sendo assim, considera-se importante a realização de "projetos guarda-chuva", com a colaboração massiva dos professores do curso, a fim de impulsionar ações de apoio ao ensino, com a troca de conhecimento, integração multidisciplinar e promoção do crescimento acadêmico.

Metodologia

O projeto de ensino será desenvolvido a partir de ações propostas pelos professores e alunos colaboradores, de forma a contribuir na formação acadêmica e inserção dos futuros profissionais na comunidade. Para isso, serão realizadas reuniões sistemáticas ao longo do projeto. As ações planejadas serão aprovadas em reunião de colegiado, e executadas de acordo com plano de atividades apresentado e avaliado.
Este projeto de ensino servirá como "projeto guarda-chuva" para a
execução de: atividades de ensino, atividades de transposição do conhecimento entre academia e comunidade, fixação de alunos do curso e superação das dificuldades do ingresso a vida acadêmica, assim reduzindo a evasão. São ações planejadas dentro deste projeto:
- Acolhida dos calouros; executando ações que envolvem desde a apresentação do curso e seu projeto pedagógico, apresentação dos laboratórios e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores, exposição das possibilidades de bolsas e auxílios oferecidos pela universidade e órgãos de fomento. Além de, visita guiada aos principais pontos do Campus Capão do Leão/ UFPel e levantamento das dificuldades de mobilidade no local;
- Identificação e superação das dificuldades acadêmicas ao longo do curso: através da delegação de tutores, aos quais serão alunos em períodos mais adiantados do curso, promovendo ações de apoio ao acadêmico;
- Núcleo de Apoio ao Ensino de Biotecnologia; Melhorando o desempenho acadêmico, através de um programa planejado de monitorias com aulas de apoio para as disciplinas do curso. Tal organização estará ligada e apoiada pelo
NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Biotecnologia/UFPel;
- Planejamento e Execução do VSimpósio de Biotecnologia; Incentivando a pesquisa e inovação com o planejamento, organização e execução de evento acadêmico/científico;
Os acadêmicos envolvidos neste projeto deverão submeter relatórios após o término das atividades, a fim de receber a certificação.

Resultados Esperados

- redução da evasão;
- maior rendimento acadêmico e diminuição do índice de reprovação;
- incentivo à pesquisa e inovação em Biotecnologia;
- qualificação de transposição de conhecimento com a comunidade;
- estabelecimento de vínculos e identidade profissional;
- promoção da sensação de pertencimento.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto solicitará bolsistas para garantir as ações propostas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AISHA FARID ABDEL AZZIZ YOUSEF BAKRY205/06/201729/12/2017
ALAN JOHN ALEXANDER MCBRIDE405/06/201729/12/2017
AMANDA MUNARI GUIMARÃES205/06/201729/12/2017
BRUNA FAGUNDES BARRETO205/06/201729/12/2017
CAROLINA DE SÁ DUPKE205/06/201729/12/2017
EDUARDA GERVINI ZAMPIERI CENTENO205/06/201729/12/2017
EDUARDO BIERHALS BLÖDORN205/06/201729/12/2017
FABIANA KOMMLING SEIXAS405/06/201729/12/2017
FABIO PEREIRA LEIVAS LEITE405/06/201729/12/2017
FABRICIO ROCHEDO CONCEICAO405/06/201729/12/2017
GABRIANA NATHÁLIA ROSA TIMM205/06/201729/12/2017
GABRIELLE DE OLIVEIRA SANCHES VALERIO NAVARRO205/06/201729/12/2017
HUGO CARLOS BOLZON GONZALEZ205/06/201729/12/2017
ISABELA GIMENEZ TURRA205/06/201729/12/2017
JESSICA DORNELES205/06/201729/12/2017
JULIANA NETO MENDES DE MOURA205/06/201729/12/2017
JULIETI HUCH BUSS205/06/201729/12/2017
KARINA PEREIRA LUDUVICO205/06/201729/12/2017
LAURA JUNQUEIRA DE CAMARGO205/06/201729/12/2017
LAÍS ANDRADE FERREIRA205/06/201729/12/2017
LORENÇO TORRES MENDONÇA205/06/201729/12/2017
LUCAS CARRÉ DA ROSA205/06/201729/12/2017
LUCAS DOS SANTOS DA SILVA205/06/201729/12/2017
LUCIANA BICCA DODE405/06/201729/12/2017
LUCIANO DA SILVA PINTO405/06/201729/12/2017
LUCIELLI SAVEGNAGO405/06/201729/12/2017
MARINA CARDOSO DE FREITAS205/06/201729/12/2017
MARINA DA SILVA MEDEIROS205/06/201729/12/2017
MARINA MORAES MATTARREDONA BRIÃO205/06/201729/12/2017
MARTA GONCALVES AMARAL405/06/201729/12/2017
MORGANA ALVES BORGES205/06/201729/12/2017
MORGANA LÜDTKE AZEVEDO205/06/201729/12/2017
NATÁLIA VIEIRA SEGATTO205/06/201729/12/2017
NÍCOLLAS JORNADA PAFIADACHE205/06/201729/12/2017
ODIR ANTONIO DELLAGOSTIN405/06/201729/12/2017
PATRICIA MENDONÇA OLIVEIRA205/06/201729/12/2017
PATRÍCIA SILVA DIAZ405/06/201729/12/2017
PEDRO MACHADO MEDEIROS DE ALBUQUERQUE205/06/201729/12/2017
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON805/06/201729/12/2017
RAQUEL ROMAN FAEDO205/06/201729/12/2017
RENATA ENGRACIO DE OLIVEIRA205/06/201729/12/2017
RICARDO SALVI GONÇALVES205/06/201729/12/2017
SIBELE BORSUK405/06/201729/12/2017
TIAGO VEIRAS COLLARES405/06/201729/12/2017
VANESSA GALLI405/06/201729/12/2017
VICTORIA MASCARENHAS BORBA205/06/201729/12/2017
VICTORIA TRINDADE PONS205/06/201729/12/2017
VINICIUS FARIAS CAMPOS405/06/201729/12/2017
VIOLETTA DIAS PACCE205/06/201729/12/2017

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