Nome do Projeto
Identidade e pertencimento qualificando a formação do biotecnologista
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Biologia Geral
Resumo
A universidade deve ser um local onde a identidade e o pertencimento promovam o crescimento humano e profissional. Dentro deste processo de formação, o ensino, a pesquisa e a extensão são essenciais para inserção do acadêmico na comunidade universitária e sinalização de seu papel na sociedade; a partir de então, desenvolvendo as suas
potencialidades humanísticas e técnicas. Assim, projetos de ensino que favoreçam a troca de conhecimento, desenvolvam a habilidade de transposição da informação e reforcem as habilidades previstas no projeto pedagógico do curso podem proporcionar tal benefício necessário para o aluno.
Atualmente, a Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento, sendo uma ciência de grande potencial agregado, que para seu desenvolvimento, necessita de uma ambiente com forte base acadêmica e científica. Baseado na experiência de projetos de ensino anteriores, como o de Planejamento e Execução dos Simpósios de Biotecnologia,
ao qual vai para a sua quarta edição, onde alunos de graduação e pós-graduação, juntamente com os professores, organizam e promovem um evento com temas pertinentes na área de Biotecnologia. Os relatos são extremamente positivos, tanto por parte dos participantes, mas principalmente dos organizadores e colaboradores do evento, ao qual
atribuem o impacto como um crescimento na sua vida acadêmica e profissional. Com isso, estimular e complementar a formação de profissionais Biotecnologistas, na forma deste projeto de ensino - com ações de auxílio acadêmico, programas de monitorias, planejamento de evento acadêmico/científico entre outras ações de apoio ao ensino - torna-se fundamental para a formação do indivíduo e crescimento do curso de Biotecnologia/UFPel.
Objetivo Geral
Promover o pertencimento ao curso de Biotecnologia, consolidando a construção de um perfil profissional com qualificação científica e técnica, e ainda socialmente comprometido.
Justificativa
As escolhas acadêmicas e oportunidades na universidade contribuem para a transição onde novas responsabilidades e compromissos passam a fazer parte das rotinas. O processo de aquisição do conhecimento, de habilidades e de competências esperadas para o Biotecnologista passa a ser então meta e compromisso do curso, ao qual deve favorecer a formação ética, cidadã, científica e tecnológica qualificadas. A redução da evasão, a consolidação da identidade profissional e o pertencimento a comunidade devem então ser trabalhados coletivamente na comunidade universitária. Sendo assim, considera-se importante a realização de "projetos guarda-chuva", com a colaboração massiva dos professores do curso, a fim de impulsionar ações de apoio ao ensino, com a troca de conhecimento, integração multidisciplinar e promoção do crescimento acadêmico.
Metodologia
O projeto de ensino será desenvolvido a partir de ações propostas pelos professores e alunos colaboradores, de forma a contribuir na formação acadêmica e inserção dos futuros profissionais na comunidade. Para isso, serão realizadas reuniões sistemáticas ao longo do projeto. As ações planejadas serão aprovadas em reunião de colegiado, e executadas de acordo com plano de atividades apresentado e avaliado.
Este projeto de ensino servirá como "projeto guarda-chuva" para a
execução de: atividades de ensino, atividades de transposição do conhecimento entre academia e comunidade, fixação de alunos do curso e superação das dificuldades do ingresso a vida acadêmica, assim reduzindo a evasão. São ações planejadas dentro deste projeto:
- Acolhida dos calouros; executando ações que envolvem desde a apresentação do curso e seu projeto pedagógico, apresentação dos laboratórios e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores, exposição das possibilidades de bolsas e auxílios oferecidos pela universidade e órgãos de fomento. Além de, visita guiada aos principais pontos do Campus Capão do Leão/ UFPel e levantamento das dificuldades de mobilidade no local;
- Identificação e superação das dificuldades acadêmicas ao longo do curso: através da delegação de tutores, aos quais serão alunos em períodos mais adiantados do curso, promovendo ações de apoio ao acadêmico;
- Núcleo de Apoio ao Ensino de Biotecnologia; Melhorando o desempenho acadêmico, através de um programa planejado de monitorias com aulas de apoio para as disciplinas do curso. Tal organização estará ligada e apoiada pelo
NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Biotecnologia/UFPel;
- Planejamento e Execução do VSimpósio de Biotecnologia; Incentivando a pesquisa e inovação com o planejamento, organização e execução de evento acadêmico/científico;
Os acadêmicos envolvidos neste projeto deverão submeter relatórios após o término das atividades, a fim de receber a certificação.
Este projeto de ensino servirá como "projeto guarda-chuva" para a
execução de: atividades de ensino, atividades de transposição do conhecimento entre academia e comunidade, fixação de alunos do curso e superação das dificuldades do ingresso a vida acadêmica, assim reduzindo a evasão. São ações planejadas dentro deste projeto:
- Acolhida dos calouros; executando ações que envolvem desde a apresentação do curso e seu projeto pedagógico, apresentação dos laboratórios e linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores, exposição das possibilidades de bolsas e auxílios oferecidos pela universidade e órgãos de fomento. Além de, visita guiada aos principais pontos do Campus Capão do Leão/ UFPel e levantamento das dificuldades de mobilidade no local;
- Identificação e superação das dificuldades acadêmicas ao longo do curso: através da delegação de tutores, aos quais serão alunos em períodos mais adiantados do curso, promovendo ações de apoio ao acadêmico;
- Núcleo de Apoio ao Ensino de Biotecnologia; Melhorando o desempenho acadêmico, através de um programa planejado de monitorias com aulas de apoio para as disciplinas do curso. Tal organização estará ligada e apoiada pelo
NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Biotecnologia/UFPel;
- Planejamento e Execução do VSimpósio de Biotecnologia; Incentivando a pesquisa e inovação com o planejamento, organização e execução de evento acadêmico/científico;
Os acadêmicos envolvidos neste projeto deverão submeter relatórios após o término das atividades, a fim de receber a certificação.
Resultados Esperados
- redução da evasão;
- maior rendimento acadêmico e diminuição do índice de reprovação;
- incentivo à pesquisa e inovação em Biotecnologia;
- qualificação de transposição de conhecimento com a comunidade;
- estabelecimento de vínculos e identidade profissional;
- promoção da sensação de pertencimento.
- maior rendimento acadêmico e diminuição do índice de reprovação;
- incentivo à pesquisa e inovação em Biotecnologia;
- qualificação de transposição de conhecimento com a comunidade;
- estabelecimento de vínculos e identidade profissional;
- promoção da sensação de pertencimento.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto solicitará bolsistas para garantir as ações propostas.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| AISHA FARID ABDEL AZZIZ YOUSEF BAKRY | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| ALAN JOHN ALEXANDER MCBRIDE | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| AMANDA MUNARI GUIMARÃES | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| BRUNA FAGUNDES BARRETO | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| CAROLINA DE SÁ DUPKE | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| EDUARDA GERVINI ZAMPIERI CENTENO | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| EDUARDO BIERHALS BLÖDORN | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| FABIANA KOMMLING SEIXAS | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| FABIO PEREIRA LEIVAS LEITE | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| FABRICIO ROCHEDO CONCEICAO | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| GABRIANA NATHÁLIA ROSA TIMM | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| GABRIELLE DE OLIVEIRA SANCHES VALERIO NAVARRO | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| HUGO CARLOS BOLZON GONZALEZ | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| ISABELA GIMENEZ TURRA | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| JESSICA DORNELES | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| JULIANA NETO MENDES DE MOURA | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| JULIETI HUCH BUSS | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| KARINA PEREIRA LUDUVICO | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| LAURA JUNQUEIRA DE CAMARGO | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| LAÍS ANDRADE FERREIRA | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| LORENÇO TORRES MENDONÇA | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| LUCAS CARRÉ DA ROSA | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| LUCAS DOS SANTOS DA SILVA | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| LUCIANA BICCA DODE | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| LUCIANO DA SILVA PINTO | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| LUCIELLI SAVEGNAGO | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| MARINA CARDOSO DE FREITAS | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| MARINA DA SILVA MEDEIROS | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| MARINA MORAES MATTARREDONA BRIÃO | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| MARTA GONCALVES AMARAL | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| MORGANA ALVES BORGES | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| MORGANA LÜDTKE AZEVEDO | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| NATÁLIA VIEIRA SEGATTO | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| NÍCOLLAS JORNADA PAFIADACHE | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| ODIR ANTONIO DELLAGOSTIN | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| PATRICIA MENDONÇA OLIVEIRA | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| PATRÍCIA SILVA DIAZ | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| PEDRO MACHADO MEDEIROS DE ALBUQUERQUE | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON | 8 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| RAQUEL ROMAN FAEDO | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| RENATA ENGRACIO DE OLIVEIRA | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| RICARDO SALVI GONÇALVES | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| SIBELE BORSUK | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| TIAGO VEIRAS COLLARES | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| VANESSA GALLI | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| VICTORIA MASCARENHAS BORBA | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| VICTORIA TRINDADE PONS | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| VINICIUS FARIAS CAMPOS | 4 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |
| VIOLETTA DIAS PACCE | 2 | 05/06/2017 | 29/12/2017 |