Nome do Projeto
Você tem dúvida de quê?
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/03/2018 - 03/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Biologia Geral
Resumo
É comum observar que muitos alunos dos cursos de Ciências Biológicas, modalidades Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) iniciam muito entusiasmados o curso e esse interesse, já no final do primeiro semestre, diminui. Uma das razões relatadas pelos alunos é a falta de disciplinas da área das Ciências Biológicas nos primeiros semestres. Além disso, percebo que é comum os alunos chegarem ao ensino superior com carência em conceitos científicos básicos, o que torna o processo ensino-aprendizagem dos primeiros semestres mais complicado. Diante esse cenário, no ano de 2015 foi criado um projeto de ensino intitulado “Você tem dúvida de quê?” Os estudantes ingressantes escolheram um tema de seu interesse e os professores do Instituto de Biologia orientaram esses estudantes na buscar das respostas utilizando literatura especializada. No final do projeto os estudantes apresentaram um seminário para toda comunidade acadêmica. Esse projeto objetivou aproximar o aluno ingressante da área de seu interesse, além disso, valorizar os questionamentos naturais dos discentes, incentivar o questionamento, a busca ativa pelo conhecimento. Em 2017 o mesmo projeto foi realizado, sendo que a metodologia foi modificada conforme a avaliação do projeto 2015 e a equipe teve adesão de novos professores e saída de outros conforme as necessidades. Como resultado desse projeto, dez trabalhos foram apresentados no Congresso de Ensino da Graduação e um trabalho no Congresso de Iniciação Científica. Sendo este resultado da análise dos questionários sobre o perfil dos ingressantes. Nesse ano de 2018 a terceira versão do mesmo projeto está sendo proposta, uma vez que os resultados têm sido muito positivos. O projeto seguirá o mesmo referencial teórico, haverá pequenas modificações metodológicas e mais professores do Instituto de Biologia e outros serão convidados a participar.

Objetivo Geral

Incentivar os discentes a busca ativa pelo conhecimento

Justificativa

Quando ingressam no ensino superior espera-se que os alunos tenham escolhido o curso com o qual apresentam afinidade e que a busca pelo conhecimento seja algo desejado, natural e condicionante da vivência acadêmica. Contudo, é perceptível que alguns acadêmicos sentem-se desmotivados desde o início dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado da UFPEL. Esta desmotivação e resistência impactam diretamente no rendimento e condiciona a prática pedagógica do professor de ensino superior, instigando-o a entrar no circuito de transmissão-reprodução, ou por outro lado, a de romper com “status quo”, criando estratégias que possam ressignificar o ensino superior e a formação oportunizada. São vários motivos alegados para esta ausência de motivação para a aprendizagem, entre eles podemos citar a adaptação a uma nova realidade de ensino, distanciamento da família e cidade de origem e falta de um embasamento de conteúdo científico. No caso específico das Ciências Biológicas da UFPEL muitos alunos citam a organização da matriz curricular, onde, nos primeiros semestres predominam disciplinas que não são específicas da área das Ciências Biológicas, como cálculo e física.
Além disso, percebo que é comum os alunos chegarem ao ensino superior com carência em conceitos científicos básicos, o que torna o processo ensino-aprendizagem dos primeiros semestres mais complicado. Diante dessa realidade, esse projeto busca uma forma de propiciar aos acadêmicos a conhecerem melhor as áreas específicas do curso no seu início e assim estimular a busca pelo conhecimento no campo de saber por eles escolhido de uma forma interessante, motivadora, agradável por meio da leitura de artigos científicos e sua discussão.
Os projetos dos anos anteriores, 2015 e 2017, foram muito elogiados pelos alunos. No processo avaliativo percebeu o interesse dos alunos e o aumento da motivação dos mesmos pelo curso. As suas impressões sobre o projeto pode ser confirmado nos resumos publicados no CEG e CI

Metodologia

A pesquisa desenvolvida nesse projeto será do tipo participante (MINAYO, 1994). O projeto se iniciará com a divulgação da proposta nas turmas ingressantes dos cursos de Ciências Biológicas do Bacharelado e da Licenciatura da UFPEL do ano 2018. Essa divulgação será realizada durante a aula de Biologia Celular, por e-mail e pelo Centro Acadêmico, já na primeira semana de aula.
A inscrição iniciará após a divulgação. O aluno interessado deverá enviar por e-mail um pequeno questionário onde deverá colocar a área que tem interesse e descrever em breves palavras os temas pelos quais gostaria de aprofundar o conhecimento. Com posse desses dados a coordenadora irá buscar no quadro docente do Instituto de Biologia e outros Institutos se assim houver necessidade, professores que possam orientar os alunos.
Será realizada uma reunião onde professores e alunos serão apresentados e assim poderem definir sua estratégia de trabalho. Posteriormente serão realizados encontros dialógicos entre orientadores e acadêmicos que poderão ser presenciais ou virtuais. Esses encontros servirão para escolher metodologias que ajudem na resolução do problema levantado. Conforme orientação, os alunos farão a leitura dos artigos científicos, livros acadêmicos, assistir a vídeos, realizar atividades experimentais. Depois dessa fase, os alunos elaborarão um seminário com a orientação do seu professor. Eles deverão fazer uma apresentação prévia para o orientador.
As apresentações finais ocorrerão no Instituto de Biologia, Campus Capão do Leão, no intervalo do almoço e em horário que as duas turmas, Licenciatura e Bacharelado, não tenham aula. As sessões serão abertas a toda comunidade acadêmica. Cada dia três alunos farão a apresentação, sendo 10 minutos de apresentação e 10 para discussão do tema.
Após as apresentações, aos alunos interessados, a orientação continuará. Contudo o objetivo será a elaboração de um resumo para o Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da UFPEL. Após o envio do resumo, o pr

Resultados Esperados

Vivência de uma forma alternativa do processo ensino e aprendizagem;
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento e que colaborem para a construção de uma sociedade mais justa;
Despertar a consciência dos discentes sobre a importância dos conceitos científicos para a compreensão do meio em que vivem;
Formação de discentes autônomos e promotores de autonomia em seu meio social;
Criação de um maior entrosamento entre professores e acadêmicos do curso de ciências biológicas;
Promoção de uma análise crítica do processo ensino aprendizagem do curso de Ciências Biológicas da UFPEL;
Criação de propostas para um currículo mais próximo da expectativa da comunidade acadêmica;
Participação no CEG e CIC.

Indicadores, Metas e Resultados

No CEG de 2017 foram apresentados dez trabalhos : O ensino participante sobre “como o princípio ativo das plantas bioativas atua no organismo”: resultados do processo. Bruno Acosta Xavier; Marla Piumbini Rocha; Ana Paula Nunes. Você tem dúvida de quê? a vida depende dos micro-organismos eficientes? Gabrielli Fernandes Rodrigues; Mirian Elert Da Silva , Marla Piumbini Rocha, Anelise Vicentini Kuss. Você tem duvida de que? Quais são os tratamentos para quem tem déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)? Vitor Ribas; Marla Piumbini Rocha; Adriana Lourenço Da Silva. Projeto você tem dúvida de quê? Como o DNA atua na biologia forense. Cleisson Schossler Garcia; Marla Piumbini Rocha; Monica Laner Blauth. Projeto você tem duvida de quê? Como a endossimbiose se desenvolveu evolutivamente. Fernando Fernandes De Oliveira Neto; Marla Piumbini Rocha; Cristiano Agra Iserhard; Aline Richter. Você tem dúvida de quê? Quem são os micro-organismos funcionais do solo? Mirian Elert Da Silva, Gabrielli Fernandes Rodrigues, Marla Piumbini Rocha, Anelise Vicentini. Construção e reconstrução como forma de motivação. Rafaela De Freitas Rodrigues Mengue Dimer; Marla Piumbini Rocha; Rosangela Ferreira Rodrigues. Quais as modificações que o câncer causa nas células: a resposta construída participativamente. Taciane Schröder Jorge; Marla Piumbini Rocha; Ana Paula Nunes. Você tem dúvida de quê: um estudo orientado sobre biologia marinha. Victória Raupp Alves; Marla Piumbini Rocha; Marco Silva Gottschalk. Projeto de ensino “você tem dúvida de quê?” Jéssica Marques Obelar Ramos, Jéssica Koury Santos, Marla Piumbini Rocha. No CIC 2017 da UFPEL foi foi apresentado um trabalho resultado da análise do questionário sobre o perfil dos ingressantes Comparação das expectativas de áreas de atuação e interesse nos perfis de ingressos e egressos dos cursos de ciências biológicas - licenciatura e bacharelado. Jéssica Obelar; Jéssica Santos; Marla Piumbini Rocha.
Outro artigo será enviado para o ENDIPE 2018.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LOURENCO DA SILVA226/03/201803/12/2018
ALEXANDRE SCHNEID NEUTZLING226/03/201803/12/2018
ALEXANDRO JOSUE HUBER226/03/201803/12/2018
AMANDA DE MELO JAQUES409/07/201813/07/2018
ANA CLARA BARBOSA LEITE609/07/201813/07/2018
ANA PAULA NUNES226/03/201803/12/2018
ANELISE VICENTINI KUSS226/03/201803/12/2018
ARYSE MOREIRA MARTINS226/03/201803/12/2018
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA226/03/201803/12/2018
BIANCA DE OLIVEIRA609/07/201813/07/2018
BRENDA BARBON FRAGA309/07/201813/07/2018
BRUNA BOETTGE SIGALES226/03/201803/12/2018
BRUNO ACOSTA XAVIER309/07/201813/07/2018
CAMILA ABEL DA COSTA309/07/201813/07/2018
CAROLINA BARTZ RUSSO226/03/201803/12/2018
CESAR JAEGER DREHMER226/03/201803/12/2018
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA509/07/201813/07/2018
CRISTHIELEN BOEIRA RIBEIRO226/03/201803/12/2018
DANIEL ANDRE DE CARVALHO309/07/201813/07/2018
DIULIANI FONSECA MORALES309/07/201813/07/2018
EDUARDO LINHARES DA SILVA226/03/201803/12/2018
EMANUEL SCHERDIEN DA ROSA226/03/201803/12/2018
EMILY COSTA SILVEIRA226/03/201803/12/2018
FERNANDO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO226/03/201813/07/2018
FILIPE OBELAR MARTINS709/07/201813/07/2018
GABRIELLI FERNANDES RODRIGUES409/07/201813/07/2018
GIOVANA DUZZO GAMARO226/03/201803/12/2018
GLADIS AVER RIBEIRO226/03/201803/12/2018
GUSTAVO GRUTZMANN BORCHARDT226/03/201803/12/2018
JAIANE CARDOZO NUNES226/03/201803/12/2018
JESSYCA SIEMIONKO DE ANTONI226/03/201803/12/2018
JULIA DE PEREIRA PEREIRA226/03/201803/12/2018
JULIANA GABRIELA GERI MOREIRA409/07/201813/07/2018
JULIENE LOPES COSTA226/03/201813/07/2018
JÉSSICA MARQUES OBELAR RAMOS226/03/201803/12/2018
LEANDRO LIMA NUNES409/07/201813/07/2018
LUCAS MATTOS CANDIOTA409/07/201813/07/2018
LUISA VICTORIA DA SILVA VAREIRA309/07/201813/07/2018
MAIDANA DA SILVA IDIARTE309/07/201813/07/2018
MARCO ANTONIO AFONSO COIMBRA226/03/201803/12/2018
MARLA PIUMBINI ROCHA626/03/201803/12/2018
MONICA LANER BLAUTH226/03/201803/12/2018
MURIEL CORREA MENDONÇA226/03/201803/12/2018
NICOLAS PEREIRA CONDE226/03/201803/12/2018
PAOLA MENDES HARTWIG226/03/201803/12/2018
RAFAEL ANTUNES DIAS226/03/201803/12/2018
RAQUEL LUDTKE226/03/201803/12/2018
RENATA PATZLAFF NEUENFELD609/07/201813/07/2018
RICARDO BERTEAUX ROBALDO226/03/201803/12/2018
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES226/03/201803/12/2018
STEFANIE BENTO MENA709/07/201813/07/2018
TACIANE SCHRODER JORGE226/03/201813/07/2018
TAINA GUILLANTE309/07/201813/07/2018
THAYNA LANER CARDOSO309/07/201813/07/2018
VICTORIA ALICE DOS SANTOS ABREU226/03/201803/12/2018
VICTORIA RAUPP ALVES609/07/201813/07/2018
VIVIAN DE SOUZA CENTENO509/07/201813/07/2018

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