Nome do Projeto
Você tem dúvida de quê?
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/05/2019 - 16/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Biologia Geral
Resumo
Os primeiros meses de experiência universitária trazem muitas dificuldades aos recém-chegados e uma delas é a distribuição de disciplinas curriculares. Em geral, são dados assuntos básicos no início que podem ser desencorajadores para alguns alunos. Para apoiar a mudança deste contexto é apresentado esse projeto de ensino intitulado "Você tem dúvida de quê?" nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil. O objetivo do projeto é aproximar o aluno da sua área de interesse e, assim, incentivar a busca ativa de conhecimento por meio da alfabetização científica.
Nesse ano de 2019 a quarta versão do mesmo projeto está sendo proposta, uma vez que os resultados têm sido muito positivos. O projeto seguirá o mesmo referencial teórico, haverá pequenas modificações metodológicas e mais professores do Instituto de Biologia e outros serão convidados a participar.
Objetivo Geral
Incentivar os discentes a busca ativa pelo conhecimento
Justificativa
Os alunos ingressantes dos cursos de Ciências Biológicas, modalidades Licenciatura e Bacharelado, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) ao iniciarem suas atividades na Instituição se deparam com disciplinas básicas como a Matemática, Química, Física e Filosofia. Segundo as manifestações dos próprios alunos, isso é desestimulante. A questão da grade curricular não é a única dificuldade encontrada pelos alunos ingressantes. Existem outras como a dificuldade de adaptação a um novo ambiente escolar, as dificuldades financeiras e às novas metodologias de ensino e a transmissão dogmática de conceitos e teorias, sem espaço para discussões (FOUREZ, 1997).
Diante um quadro complexo, não há uma solução simples, rápida e que resolva tudo de uma vez. Um dos caminhos que ajuda em relação ao ‘engessamento’ dos cursos em disciplinas e à ‘educação bancária’ são os projetos de ensino. Nos anos de 2017 e 2018 na UFPEL foi desenvolvido um projeto de ensino para os cursos de Ciências Biológicas intitulado ‘Você tem dúvida de quê?’, que teve como objetivo aproximar o aluno ingressante da sua área de interesse através da alfabetização científica.
Os projetos dos anos anteriores, 2015, 2017 e 2018 foram muito elogiados pelos alunos. No processo avaliativo percebeu o interesse dos alunos e o aumento da motivação dos mesmos pelo curso. As suas impressões sobre o projeto pode ser confirmado nos resumos publicados no CEG e CIC. A resposta positiva dos alunos justifica a continuação do mesmo.
Diante um quadro complexo, não há uma solução simples, rápida e que resolva tudo de uma vez. Um dos caminhos que ajuda em relação ao ‘engessamento’ dos cursos em disciplinas e à ‘educação bancária’ são os projetos de ensino. Nos anos de 2017 e 2018 na UFPEL foi desenvolvido um projeto de ensino para os cursos de Ciências Biológicas intitulado ‘Você tem dúvida de quê?’, que teve como objetivo aproximar o aluno ingressante da sua área de interesse através da alfabetização científica.
Os projetos dos anos anteriores, 2015, 2017 e 2018 foram muito elogiados pelos alunos. No processo avaliativo percebeu o interesse dos alunos e o aumento da motivação dos mesmos pelo curso. As suas impressões sobre o projeto pode ser confirmado nos resumos publicados no CEG e CIC. A resposta positiva dos alunos justifica a continuação do mesmo.
Metodologia
A metodologia do projeto será semelhante ao desenvolvido por ROCHA et al (2016) e Rocha et al. 2019. O projeto iniciará com a divulgação da proposta nas turmas ingressantes de 2019 dos cursos de Ciências Biológicas do Bacharelado e da Licenciatura da UFPEL. Essa divulgação será presencial e por meio digital nas duas primeiras semanas do projeto.
Os alunos interessados deverão responder a um questionário que contém a seguinte questão, ‘Dentro da Biologia existem várias áreas, enumere em ordem de importância, as que você mais se identifica’. Abaixo da questão serão apresentadas 28 áreas que existem dentro da Biologia. Em seguida, os alunos deverão formular uma questão sobre um tema específico de uma das áreas escolhidas. De posse desses dados, serão identificados e convidados possíveis orientadores que apresentem afinidade pela área escolhida do aluno.
Após as inscrições dos alunos e a escolha dos possíveis orientadores será realizada uma reunião onde se discutirá o projeto com os participantes. A partir desse encontro os orientadores e alunos deverão marcar as datas para os encontros dialógicos e combinarem a estratégia do processo ensino-aprendizagem.
Os encontros poderão ser presenciais e virtuais, onde os envolvidos deverão discutir sobre o material indicado para estudo como artigos científicos, livros acadêmicos e vídeos. Quando necessário o orientador deverá apresentar uma aula introdutória sobre o assunto ou promover atividades experimentais em laboratórios e/ou de campo.
Depois da fase de aprofundamento teórico, os alunos deverão elaborar um seminário, o qual será apresentado para toda comunidade acadêmica. Os alunos que desejarem, posteriormente apresentarão o resultado dessa experiência no CEG da UFPEL de 2019.
Durante todo o projeto será realizada avaliação do projeto por meio de questionários, conversas presenciais e por meios virtuais. A avaliação final também será baseada na análise dos resumos e das apresentações no CEG.
Os alunos interessados deverão responder a um questionário que contém a seguinte questão, ‘Dentro da Biologia existem várias áreas, enumere em ordem de importância, as que você mais se identifica’. Abaixo da questão serão apresentadas 28 áreas que existem dentro da Biologia. Em seguida, os alunos deverão formular uma questão sobre um tema específico de uma das áreas escolhidas. De posse desses dados, serão identificados e convidados possíveis orientadores que apresentem afinidade pela área escolhida do aluno.
Após as inscrições dos alunos e a escolha dos possíveis orientadores será realizada uma reunião onde se discutirá o projeto com os participantes. A partir desse encontro os orientadores e alunos deverão marcar as datas para os encontros dialógicos e combinarem a estratégia do processo ensino-aprendizagem.
Os encontros poderão ser presenciais e virtuais, onde os envolvidos deverão discutir sobre o material indicado para estudo como artigos científicos, livros acadêmicos e vídeos. Quando necessário o orientador deverá apresentar uma aula introdutória sobre o assunto ou promover atividades experimentais em laboratórios e/ou de campo.
Depois da fase de aprofundamento teórico, os alunos deverão elaborar um seminário, o qual será apresentado para toda comunidade acadêmica. Os alunos que desejarem, posteriormente apresentarão o resultado dessa experiência no CEG da UFPEL de 2019.
Durante todo o projeto será realizada avaliação do projeto por meio de questionários, conversas presenciais e por meios virtuais. A avaliação final também será baseada na análise dos resumos e das apresentações no CEG.
Resultados Esperados
Vivência de uma forma alternativa do processo ensino e aprendizagem;
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento e que colaborem para a construção de uma sociedade mais justa;
Despertar a consciência dos discentes sobre a importância dos conceitos científicos para a compreensão do meio em que vivem;
Formação de discentes autônomos e promotores de autonomia em seu meio social;
Criação de um maior entrosamento entre professores e acadêmicos do curso de ciências biológicas;
Promoção de uma análise crítica do processo ensino aprendizagem do curso de Ciências Biológicas da UFPEL;
Criação de propostas para um currículo mais próximo da expectativa da comunidade acadêmica;
Participação no CEG;
Produção de artigo científico com a análise do projeto.
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento e que colaborem para a construção de uma sociedade mais justa;
Despertar a consciência dos discentes sobre a importância dos conceitos científicos para a compreensão do meio em que vivem;
Formação de discentes autônomos e promotores de autonomia em seu meio social;
Criação de um maior entrosamento entre professores e acadêmicos do curso de ciências biológicas;
Promoção de uma análise crítica do processo ensino aprendizagem do curso de Ciências Biológicas da UFPEL;
Criação de propostas para um currículo mais próximo da expectativa da comunidade acadêmica;
Participação no CEG;
Produção de artigo científico com a análise do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Esse projeto foi realizado em 2015 e resultou no artigo: ROCHA, M. P. LÜDTKE R., RODRIGUEZ R. C. M. C. O respeito pelos interesses dos acadêmicos na formação universitária: formação de cidadãos críticos por meio da alfabetização científica. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 2 n.2, p. 73-81, abr.-jun. 2016.
Em 2017 o projeto resultou na publicação de dez trabalhos pelos alunos no CEG e um no CIC da UFPEL, já descritos nos projetos anteriores.
A versão do projeto do ano de 2018 resultou no trabalho Alfabetização científica como via para um currículo emancipatório, que foi aceito para publicação nos Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Com autoria de ROCHA, M. P. SILVA A. L., LÜDTKE R., RODRIGUEZ R. C. M. C.
Também foi publicado no CEG de 2018 o trabalho ‘Projeto você tem dúvida de quê? qual a importância das árvores frutíferas nativas do bioma pampa? Dos autores Emanuel Scherdien da Rosa; Marla Piumbini Rocha; Raquel Lüdtke.
Em 2017 o projeto resultou na publicação de dez trabalhos pelos alunos no CEG e um no CIC da UFPEL, já descritos nos projetos anteriores.
A versão do projeto do ano de 2018 resultou no trabalho Alfabetização científica como via para um currículo emancipatório, que foi aceito para publicação nos Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Com autoria de ROCHA, M. P. SILVA A. L., LÜDTKE R., RODRIGUEZ R. C. M. C.
Também foi publicado no CEG de 2018 o trabalho ‘Projeto você tem dúvida de quê? qual a importância das árvores frutíferas nativas do bioma pampa? Dos autores Emanuel Scherdien da Rosa; Marla Piumbini Rocha; Raquel Lüdtke.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA VICTORIA NEUMANN | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
ANA PAULA NUNES | 2 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
ANDRÉ GEREMIA PARISE | 2 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
ARYSE MARTINS MELO | 3 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA | 3 | 13/05/2019 | 03/09/2019 |
BÁRBARA RAFAELA DA ROSA | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
CAMILA CASEIRA FIGUEIRA | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
CAMILA WINKE GRUPPELLI | 4 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
CAROLINE TAMIOZZO ROQUE | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
DANIELLE DA SILVA BOEIRA | 4 | 13/05/2019 | 03/09/2019 |
ELISA PICCOLO WERLANG | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
Eduardo Linhares da Silva | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
FELIPE CASANOVA DA SILVA | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
FERNANDA FERRAZ DAVILA | 4 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
FRANCINE RODRIGUES PEDRA | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
GIOVANA DA SILVA VAZ | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
GUILHERME NEGRI GOLIN | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
GUSTAVO MACIEL ZURSCHIMITTEM | 7 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
GUSTAVO MAIA SOUZA | 2 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
GUSTAVO SILVA DA SILVA | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
Gabrielle Carvalho Medeiros | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
HELENA BÜLOW MATIAS | 6 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
IRIS BRANDAO MONBAQUE | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA | 2 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
IZADORA MORAES DA SILVA | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
JANIELI TEIXEIRA GARCIA | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
JESSICA VIEGAS PEREIRA | 3 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
JESSYCA SIEMIONKO DE ANTONI | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
JOAO AUGUSTO CASTOR SILVA | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
JOAO VICTOR FERNANDES MARCOS | 4 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
JUAN LOPES BAARTZ | 3 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
JULIA DURO BRAGA | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
JULIANA GABRIELA GERI MOREIRA | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
JULIENE LOPES COSTA | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
JÚLIA COSTA DE MOURA | 3 | 13/05/2019 | 03/09/2019 |
KAREN MUSTIN CARVALHO | 3 | 13/05/2019 | 03/09/2019 |
KAROLINE TEIXEIRA LOPES | 3 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
KATIELE MELO DA SILVA | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
KEVYN SELL DA SILVA | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
LAIS CARDOSO VALADAO | 4 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
LUCAS DE MEDEIROS DA COSTA | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
LUIZA BRETANHA SILVA | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
LUIZA DOS SANTOS ROMANO | 2 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
LUÍS FELIPE BASSO | 2 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
MAIRA LOPES DA SILVA | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
MARCO ANTONIO AFONSO COIMBRA | 3 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
MARCOS PIZZATTO DE AZEREDO | 2 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
MARLA PIUMBINI ROCHA | 6 | 13/05/2019 | 16/12/2019 |
MONIQUE GUADALUPE CASANOVA | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
PEDRO GONZALEZ BASSA | 2 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
RAFAEL ANTUNES DIAS | 3 | 13/05/2019 | 03/09/2019 |
RAFAELA CLACK MEGGIATO | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
RAQUEL LUDTKE | 2 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
RONYSSA DOS SANTOS RIBEIRO | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES | 2 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
RUAN DE FREITAS LIMA | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
SABRINA RIBEIRO DA COSTA | 4 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
SARA LAVINE SANTOS PEREZ | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
SHARON BEATRIZ DA CUNHA GARCIA DIAS | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
STEFANIE BENTO MENA | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
TACIANE SCHRÖDER JORGE | 2 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
TAÍS AMANDA MUNDT | 2 | 13/05/2019 | 25/10/2019 |
THALIA FABRES ZANETTI | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
THAYS AVILA ZIMERMANN | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
VIVIAN DE SOUZA CENTENO | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |
VÍTOR RODRIGUES DA SILVA | 3 | 26/08/2019 | 03/09/2019 |