Nome do Projeto
Seminário de Práticas Educativas - Estágio de Docência
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/07/2019 - 10/07/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
Durante o estágio de docência do curso de Pedagogia, as acadêmicas e os acadêmicos realizam experiências educativas significativas no seu processo de formação. Além de elaborar seus planos de aula diários e semanais, elaboram também um relatório onde avaliam o trabalho realizado, tecem reflexões e estabelecem relações com os conteúdos e as teorias estudadas durante o curso. A partir de todo esse material, escrevem um artigo sobre um tema emergente da experiência de estágio. O seminário é um espaço de socialização em que o artigo e outras atividades relacionadas ao estágio são compartilhados com a comunidade acadêmica.

Objetivo Geral

Socializar o artigo final do curso de Pedagogia, fruto de reflexões e práticas educativas decorrentes do estágio de docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Justificativa

O Seminário de Práticas Educativas do estágio de docência é uma oportunidade de reflexão coletiva e de partilha das experiências entre as acadêmicas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresentando seus artigos e expondo materiais e atividades realizadas durante o estágio, as acadêmicas contribuem também para a formação das ingressantes nas disciplinas de preparação para o estágio, atendendo assim a uma demanda identificada pelo NDE, explicitada como expectativa das acadêmicas ao entrarem no processo de estágio.

Metodologia

O seminário consistirá na apresentação e posterior discussão do artigo final de curso, que sistematiza a experiência de docência realizada no semestre 2019/01, relativo ao estágio na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Também haverá espaço de exposição de documentação pedagógica produzida ao longo do estágio.

Resultados Esperados

Com o referido seminário, espera-se qualificar a formação das acadêmicas e dos acadêmicos de Pedagogia. Espera-se também aprofundar temáticas pertinentes à prática docente, através da apresentação e posterior discussão dos artigos. Busca-se também uma maior integração entre estudantes em estágio e a comunidade acadêmica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA BLAAS RAFFI CARRILHOS2008/07/201910/07/2019
ANDRESSA DE OLIVEIRA BORGES2008/07/201910/07/2019
ANDRESSA PÔRTO ISLABÃO2008/07/201910/07/2019
ANDRÉIA MEDEIROS HENKE MANKE2008/07/201910/07/2019
BRUNA IASMIN ATHAIDE DE CAMPOS DA CUNHA2008/07/201910/07/2019
DIOVANA MACHADO RADMANN2008/07/201910/07/2019
EDSON PONICK2408/07/201910/07/2019
ELISA DOS SANTOS VANTI2008/07/201910/07/2019
FABIANE WEBER DA SILVA2008/07/201910/07/2019
GILCEANE CAETANO PORTO2008/07/201910/07/2019
JANAÍNA GONÇALVES ALVES2008/07/201910/07/2019
JANE MARIA FURTADO DE CERQUEIRA2008/07/201910/07/2019
LAURA VIEIRA SCHMALFUSS2008/07/201910/07/2019
LEONARDO CAPRA2008/07/201910/07/2019
LIZANDRA PINHEIRO SCHMALFUSS2008/07/201910/07/2019
LUIZ ALBERTO BRETTAS208/07/201910/07/2019
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE2008/07/201910/07/2019
MARIA DE FATIMA DUARTE MARTINS2008/07/201910/07/2019
MAYARA GOULART BRASIL2008/07/201910/07/2019
PATRICIA PEREIRA CAVA2008/07/201910/07/2019
PAULA PENTEADO DE DAVID2008/07/201910/07/2019
PAULO RENATO FERREIRA2008/07/201910/07/2019
RAFAELLE BANDEIRA RANGEL2008/07/201910/07/2019
STÉPHANIE DE ASSIS XAVIER2008/07/201910/07/2019
TAMARA INSAURIAGA BUENO208/07/201910/07/2019
TANIA THEREZINHA BERMUDEZ MARTINS2008/07/201910/07/2019
TATIARA TIMM DE CARVALHO HERREIRA2008/07/201910/07/2019
ZENAIDE SILVA PINTO2008/07/201910/07/2019

Página gerada em 20/01/2021 13:50:48 (consulta levou 0.066072s)