Nome do Projeto
Seminário de Práticas Educativas - Estágio de Docência
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/07/2019 - 10/07/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
Durante o estágio de docência do curso de Pedagogia, as acadêmicas e os acadêmicos realizam experiências educativas significativas no seu processo de formação. Além de elaborar seus planos de aula diários e semanais, elaboram também um relatório onde avaliam o trabalho realizado, tecem reflexões e estabelecem relações com os conteúdos e as teorias estudadas durante o curso. A partir de todo esse material, escrevem um artigo sobre um tema emergente da experiência de estágio. O seminário é um espaço de socialização em que o artigo e outras atividades relacionadas ao estágio são compartilhados com a comunidade acadêmica.
Objetivo Geral
Socializar o artigo final do curso de Pedagogia, fruto de reflexões e práticas educativas decorrentes do estágio de docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Justificativa
O Seminário de Práticas Educativas do estágio de docência é uma oportunidade de reflexão coletiva e de partilha das experiências entre as acadêmicas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresentando seus artigos e expondo materiais e atividades realizadas durante o estágio, as acadêmicas contribuem também para a formação das ingressantes nas disciplinas de preparação para o estágio, atendendo assim a uma demanda identificada pelo NDE, explicitada como expectativa das acadêmicas ao entrarem no processo de estágio.
Metodologia
O seminário consistirá na apresentação e posterior discussão do artigo final de curso, que sistematiza a experiência de docência realizada no semestre 2019/01, relativo ao estágio na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Também haverá espaço de exposição de documentação pedagógica produzida ao longo do estágio.
Resultados Esperados
Com o referido seminário, espera-se qualificar a formação das acadêmicas e dos acadêmicos de Pedagogia. Espera-se também aprofundar temáticas pertinentes à prática docente, através da apresentação e posterior discussão dos artigos. Busca-se também uma maior integração entre estudantes em estágio e a comunidade acadêmica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA BLAAS RAFFI CARRILHOS | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
ANDRESSA DE OLIVEIRA BORGES | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
ANDRESSA PÔRTO ISLABÃO | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
ANDRÉIA MEDEIROS HENKE MANKE | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
BRUNA IASMIN ATHAIDE DE CAMPOS DA CUNHA | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
DIOVANA MACHADO RADMANN | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
EDSON PONICK | 24 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
ELISA DOS SANTOS VANTI | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
FABIANE WEBER DA SILVA | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
GILCEANE CAETANO PORTO | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
JANAÍNA GONÇALVES ALVES | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
JANE MARIA FURTADO DE CERQUEIRA | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
LAURA VIEIRA SCHMALFUSS | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
LEONARDO CAPRA | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
LIZANDRA PINHEIRO SCHMALFUSS | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
LUIZ ALBERTO BRETTAS | 2 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
MARIA DE FATIMA DUARTE MARTINS | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
MAYARA GOULART BRASIL | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
PATRICIA PEREIRA CAVA | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
PAULA PENTEADO DE DAVID | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
PAULO RENATO FERREIRA | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
RAFAELLE BANDEIRA RANGEL | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
STÉPHANIE DE ASSIS XAVIER | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
TAMARA INSAURIAGA BUENO | 2 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
TANIA THEREZINHA BERMUDEZ MARTINS | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
TATIARA TIMM DE CARVALHO HERREIRA | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |
ZENAIDE SILVA PINTO | 20 | 08/07/2019 | 10/07/2019 |