Nome do Projeto
Práticas pedagógicas nas disciplinas de Anatomia Humana nos contextos curriculares dos cursos da área da saúde da UFPel
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
31/07/2015 - 31/07/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia Humana
Resumo
A Aprendizagem Baseada em Problemas se caracteriza como uma possibilidade de ensino que está se apresentando como tendência nas Ciências Básicas e nas formações da área da saúde, inclusive na disciplina de Anatomia Humana. A inspiração para esta pesquisa tem as suas bases nas políticas curriculares para as profissões da área da saúde que visam a desenvolver uma formação mais integradora dos profissionais de saúde. Desta forma, a pesquisa pretende direcionar o encontro dos contextos curriculares de formação em saúde e as respectivas disciplinas de Anatomia Humana para os cursos da área da saúde. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo compreender a disciplina de Anatomia Humana a partir do estudo das práticas pedagógicas
desenvolvidas nas interfaces curriculares singulares das graduações da área da saúde da UFPel. O método de investigação-ação educacional desenvolvido na pesquisa tem interface participante, etnográfica, caracterizando-se como estudo de caso educacional. A pesquisa acompanhará os andamentos dos semestres letivos das disciplinas de Anatomia Humana nos cursos de Enfermagem primeiramente. Dentro das possibilidades contextuais e do interesse recíproco dos participantes, tem-se a perspectiva de ser desenvolvida junto aos cursos de Medicina, Odontologia, Educação Física, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Ciências Biológicas e Terapia Ocupacional. Dentro do interesse e do alcance das disciplinas, desenvolver-se-á a intervenção proposta em anatomia clínica baseada em problemas. Nesta proposta, além das atividades de sala de aula e no Laboratório de Anatomia, utilizar-se-ão como recursos didáticos da intervenção pedagógica os casos clínicos interativos da Plataforma Kurt Kloetzel, os mapas conceituais e a plataforma de ensino tridimensional em Anatomia Humana, constituindo um tripé elementar da anatomia clínica baseada em problemas nesta pesquisa. Com isto, pretende-se compreender as características do dispositivo pedagógico com base na teorização de Basil Bernstein e perceber os diálogos das políticas curriculares do respectivo curso com fundamentação na teorização de Stephen J. Ball. Os impactos esperados no enfoque da anatomia clínica baseada em problemas são: desenvolvimento do ensino anatômico personalizado e mais contextualizado; análise da aprendizagem baseada em problemas nos contextos da Anatomia Humana e das Ciências Básicas; aprofundamento da formação integral em saúde; formação mais voltada ao SUS.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
• Compreender a disciplina de Anatomia Humana a partir do estudo das práticas pedagógicas desenvolvidas nas interfaces curriculares singulares das graduações da área da saúde da UFPel.
Objetivos Específicos
• Analisar o dispositivo pedagógico da aprendizagem em aprendizagem clínica baseada em problemas no ensino da Anatomia Humana junto à formação curricular;
• Analisar os elementos integradores e de coleção nos dispositivos pedagógicos da Anatomia Humana;
• Analisar as regras de reconhecimento e de realização que permitem caracterizar a anatomia clínica baseada em problemas como um potencial espaço-tempo curricular integrador.
• Identificar impactos e efeitos de primeira ordem no uso da aprendizagem clínica baseada em problemas no contexto curricular da disciplina de Anatomia Humana.
• Estudar as recontextualizações dos espaços de ensino-aprendizagem em ABP da disciplina de Anatomia Humana nos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Psicologia, Farmácia, Terapia Ocupacional e Ciências Biológicas;
• Compreender os diálogos entre a educação morfológica do corpo humano e a profissionalização clínica;
• Observar a articulação do ensino da disciplina de Anatomia Humana com os aspectos alicerçados no conhecimento da realidade em saúde, a partir da inserção acadêmica no Sistema Único de Saúde e na comunidade;
Potencializar a utilização do Laboratório de Informática da Graduação para fins de aprendizagem da Anatomia Humana.
• Analisar a utilização de recursos tecnológicos da informática para o ensino clínico e
tridimensional em a Anatomia Humana.
• Analisar as práticas pedagógicas clínicas problematizadoras no ensino da Anatomia Humana junto à formação curricular;
• Analisar os códigos pedagógicos presentes no ensino anatomoclínico regional e sistêmico
• Ampliar as discussões curriculares sobre currículo de integração na compreensão na perspectiva de modalidades pedagógicas por competência a partir de Basil Bernstein, verificando impactos e possibilitando a inovação didático-pedagógica entre docentes e adquirentes e considerando a capacidade criativa no processo ensino-aprendizagem em Anatomia Humana.
• Compreender a disciplina de Anatomia Humana a partir do estudo das práticas pedagógicas desenvolvidas nas interfaces curriculares singulares das graduações da área da saúde da UFPel.
Objetivos Específicos
• Analisar o dispositivo pedagógico da aprendizagem em aprendizagem clínica baseada em problemas no ensino da Anatomia Humana junto à formação curricular;
• Analisar os elementos integradores e de coleção nos dispositivos pedagógicos da Anatomia Humana;
• Analisar as regras de reconhecimento e de realização que permitem caracterizar a anatomia clínica baseada em problemas como um potencial espaço-tempo curricular integrador.
• Identificar impactos e efeitos de primeira ordem no uso da aprendizagem clínica baseada em problemas no contexto curricular da disciplina de Anatomia Humana.
• Estudar as recontextualizações dos espaços de ensino-aprendizagem em ABP da disciplina de Anatomia Humana nos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Psicologia, Farmácia, Terapia Ocupacional e Ciências Biológicas;
• Compreender os diálogos entre a educação morfológica do corpo humano e a profissionalização clínica;
• Observar a articulação do ensino da disciplina de Anatomia Humana com os aspectos alicerçados no conhecimento da realidade em saúde, a partir da inserção acadêmica no Sistema Único de Saúde e na comunidade;
Potencializar a utilização do Laboratório de Informática da Graduação para fins de aprendizagem da Anatomia Humana.
• Analisar a utilização de recursos tecnológicos da informática para o ensino clínico e
tridimensional em a Anatomia Humana.
• Analisar as práticas pedagógicas clínicas problematizadoras no ensino da Anatomia Humana junto à formação curricular;
• Analisar os códigos pedagógicos presentes no ensino anatomoclínico regional e sistêmico
• Ampliar as discussões curriculares sobre currículo de integração na compreensão na perspectiva de modalidades pedagógicas por competência a partir de Basil Bernstein, verificando impactos e possibilitando a inovação didático-pedagógica entre docentes e adquirentes e considerando a capacidade criativa no processo ensino-aprendizagem em Anatomia Humana.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADEMAR FONSECA | 2 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
ALISSON ANDRE ROBE FONSECA | 2 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITES | 2 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
BRUNO ROBERTO PADILHA MACHADO | 2 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
CAROLINE CRESPO DA COSTA | 2 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
CRISTIANE DOS SANTOS OLIVEIRA | 4 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA | 2 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
LUIZ FERNANDO MINELLO | 2 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
MARCIO OSORIO GUERREIRO | 2 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
MARIA CECILIA LOREA LEITE | 2 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
PAMELA PEREIRA MOURAO | 6 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
PAMELA PEREIRA MOURAO | 12 | 01/08/2015 | 31/07/2016 |
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDO | 2 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |
ROSANA MENDONCA DE SOUZA | 2 | 31/07/2015 | 31/07/2016 |