Nome do Projeto
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E IDENTIDADES PROFISSIONAIS NAS INTERFACES CURRICULARES DO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA PARA AS GRADUAÇÕES DA ÁREA DA SAÚDE
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2015 - 31/10/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia Humana
Resumo
A Aprendizagem Baseada em Problemas e a Anatomia Humana Tridimensional são ferramentas de ensino que estão ampliando o olhar e o fazer sobre as Ciências Básicas nas formações da área da saúde, particularmente na disciplina de Anatomia Humana. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo compreender os dispositivos pedagógicos em anatomia humana orientados pela aprendizagem clínica problematizadora e se caracteriza como uma pesquisa de investigação-ação educacional, com interface participante, intervencionista, etnográfica, envolvendo a metodologia de estudo de caso educacional. O projeto de intervenção se desenvolverá entre os meses de fevereiro de 2015 e dezembro de 2015, acompanhando o semestre letivo das disciplinas de Anatomia Humana dos cursos de Enfermagem e Medicina. Os testes pilotos a fim de aperfeiçoar o desenho da pesquisa-intervenção já veem sendo construídos nos anos de 2012, 2013 e 2014 por meio do projeto de ensino, intitulado “Práticas Pedagógicas e identidades profissionais nas interfaces curriculares do ensino da anatomia humana para as graduações da área da saúde”. Os impactos socioeconômicos esperados são: desenvolvimento do ensino personalizado; formação mais integral em saúde; capacitação mais realística em situações-problema dos cotidianos dos serviços de saúde; qualificação do ensino dos profissionais de saúde; expectativa de profissionais de saúde mais preparados para a interface de atendimento do SUS e na realidade brasileira. Além disso, há a necessidade de expandir as discussões sobre os currículos dos profissionais de saúde, incluindo as Ciências Básicas no enfoque clínico, problematizador e integrador. Como orientação básica, pretende-se qualificar a prática anatomoclínica desde o início da formação com temas correntes da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Considerando a perspectiva do projeto de ensino emergir como potencial projeto de pesquisa educacional, tendo como iniciativa envolver o corpo docente do Departamento de Morfologia na perspectiva colaborativa na medida em que é uma investigação-ação educacional e tendo a contemplação no Edital PBIP DA, apresento-lhes a seguir para fins de apreciação com a finalidade de consolidar registro como projeto de pesquisa no COCEPE.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: compreender a disciplina de Anatomia Humana a partir do estudo das práticas pedagógicas desenvolvidas nas interfaces curriculares das distintas identidades profissionais das graduações da área da saúde
Objetivos Específicos

• Compreender os diálogos entre a educação morfológica do corpo humano e a profissionalização clínica;
• Observar a articulação do ensino da disciplina de Anatomia Humana com os aspectos alicerçados no conhecimento da realidade em saúde, a partir da inserção acadêmica no Sistema Único de Saúde e na comunidade;
• Conhecer e analisar o perfil educacional egresso do educando na disciplina de Anatomia Humana;
• Observar o perfil discente e o contexto de saberes que articulam o aprendizado;
• Observar os diálogos e as contribuições das aulas práticas de Anatomia Humana no ensino de Morfologia e na prática clínica;
• Analisar os contextos disciplinares e curriculares dos cursos da área da saúde e o significado da Anatomia Humana para o futuro profissional;
• Analisar o significado das práticas pedagógicas no ensino da Anatomia Humana junto à formação das diferentes identidades profissionais e curriculares;
• Analisar a utilização da Informática, do ensino 3D e dos casos clínicos interativos como recurso didático para o ensino da Anatomia Humana;
• Recontextualizar a avaliação da Anatomia Humana nas diferentes identidades profissionais e
curriculares das graduações da área da saúde;
• Contribuir para a produção de conhecimentos que avaliem as práticas pedagógicas em Anatomia Humana e como também nas ciências morfológicas.
• Potencializar a utilização do Laboratório de Informática da Graduação para fins de aprendizagem da Anatomia Humana.
• Analisar a utilização de recursos tecnológicos da informática para o ensino clínico e
tridimensional em a Anatomia Humana.
• Analisar as práticas pedagógicas clínicas problematizadoras no ensino da Anatomia Humana junto à formação curricular;
• Analisar os códigos pedagógicos presentes no ensino anatomoclínico regional e sistêmico;
• Analisar os impactos e os efeitos de primeira ordem no uso da aprendizagem clínica problematizadora no contexto curricular da disciplina de Anatomia Humana.
• Analisar os elementos integradores e de coleção nos dispositivos pedagógicos da Anatomia Humana;
• Analisar as regras de reconhecimento e de realização que permitem caracterizar a anatomia clínica problematizadora como um potencial espaço-tempo curricular integrador.
Há mais no texto do projeto EM ANEXO.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADEMAR FONSECA201/08/201531/10/2015
ALISSON ANDRE ROBE FONSECA201/08/201531/10/2015
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITES201/08/201531/10/2015
CAROLINE CRESPO DA COSTA201/08/201531/10/2015
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA201/08/201531/10/2015
LUIZ FERNANDO MINELLO201/08/201531/10/2015
MARCIO OSORIO GUERREIRO201/08/201531/10/2015
MARIA CECILIA LOREA LEITE201/08/201531/10/2015
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDO201/08/201531/10/2015
ROSANA MENDONCA DE SOUZA201/08/201531/10/2015
TAIARA FONSECA DA SILVA601/08/201531/10/2015
TAIARA FONSECA DA SILVA1201/11/201431/07/2015

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