Nome do Projeto
CULTURA ESCRITA E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2016 - 01/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Este projeto pretende dar continuidade às pesquisas já realizadas com a temática da cultura escrita potencializando um dos eixos de investigação do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel), qual seja: “Pesquisas sobre práticas escolares e não-escolares de leitura e escrita”; além disso, pretende fortalecer o acervo de escritas ordinárias do referido grupo. Os dados serão coletados, em parte, no acervo das já existentes escritas ordinárias do grupo de pesquisa e, também, em comunidades, grupos ou com indivíduos do campo. Para tal, os principais objetivos da investigação são: a) Identificar qual é o lugar simbólico e material que a cultura escrita ocupa para diferentes indivíduos, comunidades e/ou grupos sociais do campo; b) Analisar como as pessoas lidam com a cultura escrita no cotidiano das comunidades e grupos do campo. A pesquisa terá como aporte teórico os estudos de autores que contribuem para os conhecimentos no campo da história da cultura escrita, tais como: Galvão (2006, 2007, 2010), Galvão e Oliveira (2007), Castillo Gómez (2001, 2003a, 2003b), Chartier (1994, 1996, 2000, 2001, 2004), ViñaoFrago (1993, 1999), Petrucci (1999), Britto (2004), Fabre (1993), Street (1984, 2014), De Certeau (2008), Hébrard (2001), Bakhtin [1981], 2010, entre outros autores. Almeja-se com o desenvolvimento da pesquisa o fortalecimento dos estudos sobre a temática da cultura escrita no grupo de pesquisa HISALES, bem como nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), dando visibilidade para a relação estabelecida entre os indivíduos, grupos e comunidades do campo com a cultura escrita. Além disso, busca-se o fortalecimento de metodologias específicas para o trabalho com documentos como cartas, diários, agendas, livros manuscritos, e demais materiais e objetos da cultura escrita. Palavras-chaves: História da Cultura Escrita, Leitura, Escrita, Escritas Ordinárias, Educação do Campo

Objetivo Geral

Gerais:
- Identificar qual é o lugar simbólico e material que a cultura escrita ocupa para diferentes indivíduos, comunidades e/ou grupos sociais do campo;
- Analisar como as pessoas lidam com a cultura escrita no cotidiano das comunidades e grupos do campo.
Específicos:

- Analisar materiais escritos já disponíveis no acervo das escritas ordinárias do grupo de pesquisa HISALES;
- Coletar e analisar objetos que dão suporte à cultura escrita e nos quais os indivíduos leem ou escrevem;
- Criar uma metodologia para os estudos dos objetos que dão suporte à cultura escrita (cartas, diários, cadernos de recordação, agendas, etc.);
- Divulgar o acervo de escritas ordinárias por meio de diferentes exposições;
- Disponibilizar o acervo de escritas ordinárias para pesquisadores de diferentes instituições fomentando as pesquisas e produções científicas;
- Valorizar os diferentes tipos de acervos do grupo de pesquisa HISALES, buscando interfaces possíveis entre eles;
- Fortalecer a dinâmica entre ensino, pesquisa e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES101/07/201601/07/2020
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL101/07/201601/07/2020
DÉBORA WENDLER DE ANDRADE1201/08/201731/07/2018
ELIANE TERESINHA PERES201/07/201601/07/2020
JAQUELINE THIES DA CRUZ KOSCHIER101/07/201601/07/2020
LARISSA LIMA NASCIMENTO COSTA101/07/201601/07/2020
LETÍCIA SELL STORCH VENZKE1201/08/201831/07/2019
LETÍCIA SELL STORCH VENZKE1201/08/201631/07/2017
LISIANE SIAS MANKE101/07/201601/07/2020
LUCAS GONÇALVES SOARES101/07/201601/07/2020
ROZELE BORGES NUNES101/07/201601/07/2020

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