Nome do Projeto
PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E USO DE CARTILHAS E LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS POR AUTORAS GAÚCHAS (1940-1980)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/12/2017 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - História da Educação
Resumo
Este projeto pretende cruzar dados obtidos em cartilhas e livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1940 a 1980, com cadernos de crianças em fase de alfabetização e cadernos de planejamento de professoras alfabetizadoras. Os dados serão coletados no acervo do Grupo de Pesquisa HISALES do PPGE/FaE/UFPel, que atualmente possui 25 cartilhas gaúchas, 257 livros didáticos, também produzidos no RS, 272 cadernos de alunos e 90 cadernos de planejamento de professoras. Esse será o corpus documental inicial de análise. Além disso, serão coletados dados em arquivos públicos nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (cidades em que autoras e autores gaúchos estudaram). Cabe considerar também que arquivos públicos nos Estados Unidos poderão ser igualmente consultados, uma vez que pelo menos duas autoras gaúchas estiveram, nos anos de 1950 e 1960, neste país. Os principais objetivos da investigação são: 1) analisar as cartilhas e os livros didáticos de autoras gaúchas, enfatizando aspectos da produção, da circulação e do uso nas escolas primárias do RS; 2) analisar aspectos pedagógicos, ideológicos, gráficos e editorais da/na produção didática gaúcha do referido período; 3) identificar, nos cadernos de crianças e de professoras, quais e como os livros foram utilizados nas aulas. A pesquisa terá como aporte teórico os estudos de autores que contribuem para os conhecimentos específicos das temáticas envolvidas neste projeto, tais como: R. Chartier (1990, 1996, 2000), Darnton (2010), Choppin (2002, 2004, 2008, 2009), Le Goff (1996), Compère (1995), De Certeau (1995a, 1995b, 2007), Marrou (1975), Ginzburg, Belloto (2004), Frade (2010), Maciel (2003), Frade & Maciel (2006), Peres (1995, 1999, 2000, 2006a, 2006b, 2006c, 2007, 2008a, 2008b, 2008c, 2010, 2011), Schwartz (2010), Bastos (2005), Quadros (2006), Batista (1999), Munakata (1999), Galvão (2003), Gvirtz (1999), Hébrard (2001), Viñao (2008), Mignot (2008), A. M. Chartier (2002, 2007), Soares (2006), Nóvoa (1988, 1998a, 1998b), Magalhães (1998), entre outros. Almeja-se com o desenvolvimento da pesquisa criar e experimentar uma nova metodologia de investigação no campo da história dos livros didáticos e dos cadernos escolares utilizando três acervos específicos já existentes no HISALES e nos acervos públicos consultados. Espera-se, também, dar visibilidade à produção gaúcha de livros escolares, enfatizando a produção e o uso desses materiais em escolas do RS.
Objetivo Geral
Gerais:
• Identificar e analisar como os livros didáticos produzidos (entre 1940 e 1980) por autoras gaúchas foram utilizados em sala de aula, cruzando dados obtidos em cadernos de crianças e em cadernos de planejamento de professoras alfabetizadoras, disponíveis no acervo do grupo de pesquisa HISALES;
• Analisar as cartilhas e os livros didáticos de autoras gaúchas, produzidos entre 1940-1980, enfatizando aspectos da produção, da circulação e do uso nas escolas primárias do Rio Grande do Sul;
• Identificar e analisar aspectos pedagógicos, ideológicos, editoriais e gráficos da/na produção didática gaúcha do referido período.
• Criar, experimentar e divulgar uma metodologia de investigação no campo da história dos livros didáticos, cruzando dados de três acervos específicos já existentes (dos próprios livros, de cadernos de crianças e de cadernos de planos diários de aula);
Específicos:
• Visibilizar a produção gaúcha de livros escolares, enfatizando a produção e o uso desses materiais em escolas do Rio Grande do Sul (1940-1980);
• Valorizar trajetórias de professoras-autoras de livros didáticos, importantes personagens na/da história da educação gaúcha;
• Valorizar os acervos existentes no grupo de pesquisa experimentando uma metodologia de investigação colaborativa (pesquisadores, mestrandos, doutorandos e graduandos) e que trabalhe, simultaneamente, com três tipos diferentes de fontes: cadernos de alunos, cadernos de planejamento de professoras, livros didáticos e cartilhas;
• Coletar fontes documentais (cartilhas e livros didáticos) em arquivos públicos, livrarias e sebos locais e virtuais, que serão agregadas aos já pertencentes ao acervo do grupo de pesquisa HISALES (PPGE/FaE/UFPel);
• Promover campanhas de arrecadação de cadernos de alunos em fase de alfabetização e cadernos de planejamento de professoras alfabetizadoras para desenvolver estudos como o proposto nesse projeto de investigação;
• Aumentar o acervo existente disponibilizando para outros pesquisadores nacionais e internacionais;
• Organizar exposições com o material utilizado na pesquisa (no projeto existente, do Grupo de Pesquisa HISALES, e denominado Memórias da Alfabetização).
• Identificar e analisar como os livros didáticos produzidos (entre 1940 e 1980) por autoras gaúchas foram utilizados em sala de aula, cruzando dados obtidos em cadernos de crianças e em cadernos de planejamento de professoras alfabetizadoras, disponíveis no acervo do grupo de pesquisa HISALES;
• Analisar as cartilhas e os livros didáticos de autoras gaúchas, produzidos entre 1940-1980, enfatizando aspectos da produção, da circulação e do uso nas escolas primárias do Rio Grande do Sul;
• Identificar e analisar aspectos pedagógicos, ideológicos, editoriais e gráficos da/na produção didática gaúcha do referido período.
• Criar, experimentar e divulgar uma metodologia de investigação no campo da história dos livros didáticos, cruzando dados de três acervos específicos já existentes (dos próprios livros, de cadernos de crianças e de cadernos de planos diários de aula);
Específicos:
• Visibilizar a produção gaúcha de livros escolares, enfatizando a produção e o uso desses materiais em escolas do Rio Grande do Sul (1940-1980);
• Valorizar trajetórias de professoras-autoras de livros didáticos, importantes personagens na/da história da educação gaúcha;
• Valorizar os acervos existentes no grupo de pesquisa experimentando uma metodologia de investigação colaborativa (pesquisadores, mestrandos, doutorandos e graduandos) e que trabalhe, simultaneamente, com três tipos diferentes de fontes: cadernos de alunos, cadernos de planejamento de professoras, livros didáticos e cartilhas;
• Coletar fontes documentais (cartilhas e livros didáticos) em arquivos públicos, livrarias e sebos locais e virtuais, que serão agregadas aos já pertencentes ao acervo do grupo de pesquisa HISALES (PPGE/FaE/UFPel);
• Promover campanhas de arrecadação de cadernos de alunos em fase de alfabetização e cadernos de planejamento de professoras alfabetizadoras para desenvolver estudos como o proposto nesse projeto de investigação;
• Aumentar o acervo existente disponibilizando para outros pesquisadores nacionais e internacionais;
• Organizar exposições com o material utilizado na pesquisa (no projeto existente, do Grupo de Pesquisa HISALES, e denominado Memórias da Alfabetização).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 2 | 15/12/2014 | 15/12/2017 |
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | 4 | 15/12/2014 | 15/12/2017 |
CICERA MARCELINA VIEIRA | 4 | 15/12/2014 | 15/12/2017 |
FRANCIELI DAIANE BORGES | 4 | 15/12/2014 | 15/12/2017 |
INDIARA GAIA DA SILVA | 12 | 01/08/2018 | 31/07/2019 |
INDIARA GAIA DA SILVA | 12 | 01/08/2016 | 31/07/2018 |
LISIANE SIAS MANKE | 2 | 15/12/2014 | 15/12/2017 |
MÔNICA MACIEL VAHL | 4 | 15/12/2014 | 15/12/2017 |
NATHALIE ROSARIO JARDIM | 12 | 01/08/2017 | 31/07/2018 |
ROSELUSIA TERESA PEREIRA DE MORAIS | 4 | 15/12/2014 | 15/12/2017 |
ROZELE BORGES NUNES | 4 | 15/12/2014 | 15/12/2017 |
VANIA GRIM THIES | 4 | 15/12/2014 | 15/12/2017 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 48.000,00 |