Nome do Projeto
A contribuição do método Paidéia na implementação de um projeto de ensino em Atenção Primária à Saúde
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/07/2018 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
Introdução: Apesar das evidências de que sistemas de saúde orientados pela Atenção Primária à Saúde- APS são mais efetivos e menos onerosos, persiste a dificuldade de orientar os sistemas de saúde e a formação profissional para a APS. Uma das hipóteses para esta dificuldade são os limites da gestão. Este trabalho se propõe a implementar um Método de Gestão e avaliar seu impacto. Objetivo Geral: Implementar um modelo de gestão participativa de Coletivo Paidéia com o grupo gestor de professores de saúde coletiva dos nove cursos da área de saúde da UFPel e analisar seu impacto na reorientação da formação profissional. Objetivos Específicos: Investigar a inserção dos estudantes, as estratégias de formação profissional, construir uma metodologia para gestão da formação nas UBS, construir uma disciplina multiprofissional, analisar os obstáculos à reorientação da formação e medir o impacto do método paidéia no processo de reorientação da formação profissional. Metodologia: Uma pesquisa de implementação do método Paidéia em um coletivo gestor de docentes da área da saúde de uma universidade federal. Serão coletados dados ANTES da intervenção para diagnóstico da situação de orientação para a APS, por meio de entrevistas com estudantes, docentes e gestores das UBS. Será realizada a intervenção por 18 meses construindo um coletivo organizado para a produção com os princípios do Método Paidéia. DEPOIS dos 18 meses, serão reaplicados os instrumentos de pesquisa já usados na primeira etapa. Serão analisados os impactos usando o indicador de interdisciplinaridade, outros indicadores produzidos pelo coletivo gestor da pesquisa e a análise das categorias de respostas aos instrumentos qualitativos. O indicador de interdisciplinaridade será calculado dividindo o número de estudantes que informam ter trabalhado planejando o cuidado junto com outra categoria profissional no último semestre pelo número total de estudantes que passaram na UBS no último semestre. A análise das categorias usadas pelos entrevistados para referir-se a situação da formação e orientação para APS e a sua mudança após a intervenção serão analisadas. Resultados Esperados: Melhora no indicador de interdisciplinaridade após a intervenção, produção de um método para pactuação da inserção dos estudantes e de uma disciplina multiprofissional.
Objetivo Geral
2.1 Objetivo Geral
Implementar um modelo de gestão participativa de Coletivo Paidéia com o grupo gestor de professores de saúde coletiva dos nove cursos da área de saúde da UFPel e analisar seu impacto na reorientação da formação profissional.
2.2 Objetivos Específicos
2.2.1 Investigar a inserção e as estratégias de formação dos estudantes da área de saúde na APS.
2.2.1.1 Identificar estratégias de gestão e planejamento já disponíveis nas UBS. 2.2.2 Construir, de forma participativa, uma metodologia para gestão e planejamento da formação dos estudantes dos nove cursos da área da saúde da UFPel na APS do município de Pelotas.
2.2.3 Avaliar o processo de construção e implementação da nova metodologia para inserção dos estudantes na APS em Pelotas.
2.2.4 Construir, de forma participativa, uma disciplina multiprofissional com os nove cursos contemplando, nos objetivos pedagógicos, o SUS e a APS.
2.2.5 Analisar a natureza dos obstáculos para mudança da gestão, do modelo assistencial e da reorientação da formação profissional.
2.2.6 Medir o impacto do coletivo paidéia no processo de reorientação da formação profissional.
Implementar um modelo de gestão participativa de Coletivo Paidéia com o grupo gestor de professores de saúde coletiva dos nove cursos da área de saúde da UFPel e analisar seu impacto na reorientação da formação profissional.
2.2 Objetivos Específicos
2.2.1 Investigar a inserção e as estratégias de formação dos estudantes da área de saúde na APS.
2.2.1.1 Identificar estratégias de gestão e planejamento já disponíveis nas UBS. 2.2.2 Construir, de forma participativa, uma metodologia para gestão e planejamento da formação dos estudantes dos nove cursos da área da saúde da UFPel na APS do município de Pelotas.
2.2.3 Avaliar o processo de construção e implementação da nova metodologia para inserção dos estudantes na APS em Pelotas.
2.2.4 Construir, de forma participativa, uma disciplina multiprofissional com os nove cursos contemplando, nos objetivos pedagógicos, o SUS e a APS.
2.2.5 Analisar a natureza dos obstáculos para mudança da gestão, do modelo assistencial e da reorientação da formação profissional.
2.2.6 Medir o impacto do coletivo paidéia no processo de reorientação da formação profissional.