Nome do Projeto
Programas artísticos e culturais do MALG
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2018 - 27/06/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto visa a realização de atividades artísticas e culturais no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Além das exposições, que é uma das principais atividades do Museu, outras atividades também serão realizadas, seja de caráter complementar às exposições, seja atividades independentes de promoção e divulgação da arte e cultura, desde que estejam em conformidade com o regimento do Museu e o plano museológico em processo de elaboração. Estas atividades compreendem palestras, sessões de apresentação e comunicação, intervenções artísticas, performances, lançamento de livros, recitais, sessões de leituras poéticas etc. Muito embora possam ser manifestações artísticas mais amplas, estão sempre alinhadas, em alguma medida, às artes visuais - que é a área prioritária do museu.

Objetivo Geral

Realizar atividades artísticas e culturais no MALG, além das exposições do Museu;
Organizar programas de atividades artísticas e culturais paralelamente às exposições através de programas por temporadas;
Promover quatro blocos de programas artísticos e culturais por ano em consonância com as atividades da área nacional e com a rede de Museus da UFPEL: Semana dos Museus, Dia do Patrimônio, Primavera dos Museus, aniversário do MALG.

Justificativa

Museus são espaços extremamente importantes para a preservação, promoção, produção e divulgação da cultura. Sua importância pode exercer um papel determinante na própria formação da identidade cultural de uma comunidade, na medida em que aponta, resgata e valoriza aspectos genuínos e essenciais de seu desenvolvimento, ao mesmo tempo em que promove a inserção e o contato com culturas de origens diversas, promovendo, dessa maneira, intercâmbios culturais capazes de estimular o pensamento crítico e a atitude reflexiva e criativa perante a realidade. Dessa maneira, o museu pode ser encarado como um espaço capaz de estimular a produção e divulgação da cultura a partir de práticas diversas e complementares àquelas de suas atividades prioritárias junto ao público - que, no caso do MALG, são as exposições. Paralelamente ao programa de exposições o museu pretende realizar um programa anual através de temporadas

Metodologia

As atividades são aprovadas inicialmente pelo Núcleo de Programação e Curadoria do Museu e, posteriormente pelo Conselho do Centro de Artes. Para cada atividade são apresentadas as respectivas ações no Núcleo que pode fazer alterações ou sugestões. São indicados os nomes dos participantes, verificado o cronograma de atividades do Museu, locais disponíveis. Todas as atividades compreendem três etapas. I) pré-produção: contato com os participantes para confirmação de disponibilidade e interesse, reserva de locais, planejamento de material para divulgação. II) Produção: realização da ação, divulgação através de meios eletrônicos, envio de convites, organização do espaço, execução da atividade propriamente dita; III) Pós-produção: desmontagem (quando for o caso), envio de agradecimentos, avaliação da ação.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com estas ações, reforçar e incrementar a visitação à nova sede do Museu, bem como instaurar o museu como um local não apenas de guarda, mas como um local de produção de conhecimento dinâmico. Os resultados poderão ser aferidos a partir do número de visitantes e frequentadores de cada atividade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARMEM REGINA BAUER DINIZ
CAROLINA CORREA ROCHEFORT4
CAROLINA FOGACA TENOTTI
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA4
DANIEL ALBERNAZ ACOSTA8
FABIO GALLI ALVES5
GABRIELA COSTA DA SILVA
GABRIELA DA COSTA GOMES
GABRIELA FERREIRA SCHIAVON
GUILHERME FRANCK TAVARES6
GUILHERME TOLEDO FUENTES
Giorgio Ronna
HELENE GOMES SACCO4
JOANA SOSTER LIZOTT5
JOSE LUIZ DE PELLEGRIN6
JULIANA CHACON DE OLIVEIRA
JULIANA CORREA HERMES ANGELI6
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS8
MARI LUCIE DA SILVA LORETO6
MARIA CONSUELO SINOTTI ROCHA8
MARIO DE SOUZA MAIA1
NOEMI DE CAMPOS BRETAS
RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO
ROBERTA RODRIGUES TRIERWEILER9
STELA SOARES KUBIAKI

Página gerada em 26/04/2024 12:44:54 (consulta levou 0.311803s)