Nome do Projeto
Seminário Pesquisa e Práticas em discussão II
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2018 - 30/09/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O "Seminário Pesquisa e Práticas em discussão II" é uma promoção do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Trata-se de um evento que discutirá resultados parciais e finais de pesquisas conduzidas pelos bolsistas e pesquisadores do GEALE, realizadas ao longo dos últimos cinco anos de trabalho e estudo. Em especial, será dada ênfase à apresentação do Sistema Vestígios – software desenvolvido por integrantes do Grupo de Pesquisa, que funciona tanto como repositório quanto como ferramenta de análise de textos que constituem o Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE) e o Banco de Textos de Professoras (BTP), ambos vinculados ao GEALE. Com isso, será avaliado o processo de investigação e de formação desenvolvido, visando o planejamento das ações para o próximo ano.

Objetivo Geral

Socializar, discutir e qualificar pesquisas em desenvolvimento no âmbito do GEALE.

Justificativa

A realização do "Seminário Pesquisa e Práticas em discussão II", justifica-se em razão de: (i) atender aos objetivos dos projetos de pesquisa financiados no âmbito do GEALE; (ii) qualificar as pesquisas em desenvolvimento no GEALE; (iii) promover a socialização de pesquisas e materiais que vem sendo elaboradas no GEALE.

Metodologia

A estrutura do seminário é constituída de: três momentos para palestras; três momentos para apresentação oral de pesquisas em desenvolvimento por integrantes do GEALE; um momento para o lançamento e apresentação do Sistema Vestígios: explicação do processo de programação e concepção, e abertura para espaço de experimentação do Sistema pelos integrantes do grupo; um momento para o lançamento de livros recentemente publicados e organizados no âmbito do GEALE; um momento destinado à avaliação das atividades do seminário e à discussão e ao planejamento das atividades futuras a serem desenvolvidas no grupo de pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

Discussão e aprofundamento das pesquisas em desenvolvimento no GEALE; participação de alunas do curso de Pedagogia e do PPGE da UFPel, especialmente nos momentos dedicados às palestras; divulgação à comunidade acadêmica, especialmente à Faculdade de Educação, do trabalho que tem sido conduzido no âmbito do GEALE (livros, pesquisas, sistema para análise de dados); proporcionar discussões e aportes conceituais e metodológicos para a formação de pesquisadores e de professores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DUARTE MATOSO
ANA RUTH MORESCO MIRANDA73
ARITA MENDES DUARTE
CARLA MELISSA KLOCK SCALZITTI
CARMEN LUCIA BARRETO MATZENAUER
DIANDRA DONINI FERNANDES
DÉBORA WENDLER DE ANDRADE
EDSON PONICK40
FERNANDA SAGGIOMO CANDIA
FRANCIELE COLLOVINI TAVARES MIRANDA
GILCEANE CAETANO PORTO40
HEITOR AUGUSTO GROSSKOPF ALMEIDA
IGOR DANIEL MARTINS PEREIRA
JOSIANE JARLINE JÄGER
JULIANA MENDES OLIVEIRA JARDIM
KATLEN BOHM GRANDO
LETÍCIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL
LISSA PACHALSKI
LUANDA ALVARIZA GOMES NEY
LUIZA KERSTNER SOUTO
Luciana Patricia Schumacher Eidelwein
MAGDA FLORIANA DAMIANI
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE40
MARCELÍ TESSMER BLANK
MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ
MARIANA MÜLLER DE ÁVILA
MARTA NORNBERG73
MILENA VENZKE KAADT
PATRICIA PEREIRA CAVA40
SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES
TANIA TUCHTENHAGEN CLARINDO
VALÉRIA ALESSANDRA COELHO ISLABÃO
ÉRICK FERNANDES MOREIRA

Página gerada em 19/04/2024 06:49:29 (consulta levou 0.200203s)