Nome do Projeto
Planta de Panificação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 04/03/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto tem foco nas práticas extensionistas de forma que todos os estudos serão transmitidos a comunidade através de curso, oficina e/ou reuniões técnicas, a fim de capacitar grupos de consumidores que apresentem interesse em alimentos para celíacos, sem lactose, ricos em proteínas, já que existe uma carência de informação destes produtos. Tais práticas extensionistas serão disponibilizadas em grupos ou associações de celíacos. Serão desenvolvidos produtos na "Planta de Panificação" visando a produção com a inserção de alunos dos cursos de alimentos para suas inserções nas práticas extensionistas e consequentemente a qualificação. Assim, serão desenvolvidos pães, massas alimentícias, biscoitos e bolos com controle de produção ricos nutricionalmente, funcionais e para necessidades específicas. Os resultados esperados serão a interiorização do saber, o desenvolvimento de produtos e, ainda, do desempenho para ministrar cursos, oficinas a comunidade. Este processo irá atender as práticas ensino-aprendizagem e ao PPC dos alunos envolvidos, uma vez que resultará trabalhos para serem publicados em eventos de extensão.

Objetivo Geral

Ministrar cursos e/ou oficinas de panificação para a comunidade celíaca, após o desenvolvimento de produtos na "Planta de Panificação" visando a inserção de alunos de Alimentos.

Justificativa

Cada vez mais tecnologias e produtos alimentícios com qualidade estão sendo exigidos pelo mercado e pelos consumidores. Ditados por essa necessidade, as indústrias de alimentos solicitam, profissionais qualificados para aprimorar os padrões de produção. Assim, tornou-se necessário os esforços para formação de profissionais competentes para atuarem na área de panificação. Para isso, organizou-se uma estrutura com as condições reais de produção, uma "planta de Panificação", para contemplar de forma incisiva este setor, no sentido de centralizar os conhecimentos na área analítica, controle de qualidade e de processamento de produtos de panificação, conferindo aos discentes em Alimentos uma formação acadêmica com o enfoque na necessidade de um profissional diferenciado, que além de atuar no setor como profissional, ser capaz de ministrar cursos, oficinas, planejar reuniões sobre panificação para a comunidade. Além de aperfeiçoar o ensino, tanto de alunos de graduação como de pós-graduação e ainda atender a demanda de eventos realizados pela Universidade.

Metodologia

No projeto serão desenvolvidos pães, massas, biscoitos e bolos com apelo nutricional, funcional e para consumidores com necessidades especiais, como intolerantes e alérgicos a alimentos. Nestas ações, serão para executar treinamento e habilitar e aperfeiçoar os alunos dos Cursos de Alimentos para desenvolver atividades em panificação. O aluno deverá seguir um plano de trabalho com atividades sobre Boas Práticas de Fabricação, controle de qualidade desde a matéria ­prima ao produto, desenvolvimento de novos produtos, legislação, rotulagem nutricional até a viabilidade econômica. Com estes conhecimentos serão capazes de ministrar cursos, oficinas, reuniões técnicas de panificação para a comunidade. Estas ações interdisciplinares serão exercidas pela equipe de trabalho. Ainda poderá atender eventos específicos com os produtos desenvolvidos.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores serão os produtos desenvolvidos, pelo menos um pão, um macarrão, um biscoito e um bolo com apelo nutricional e funcional, além de um produto de panificação direcionado para consumidores com necessidades especiais.
As metas será o aproveitamento dos alunos através de rendimentos de aprendizado adquiridos, por observação, durante o período de sua atuação através das atividades de Extensão com a repercussão na elaboração de um panorama produzido, favorecendo a identificação de problemas e, assim demonstrar soluções.
Os resultados esperados serão a interiorização do saber, o desenvolvimento de produtos e, ainda, do desempenho para ministrar cursos, oficinas a comunidade. Além de atender o PPC dos alunos envolvidos com as atividades de extensão e trabalhos publicados em congressos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALDROVANDO MAIA3
ALINE MACHADO PEREIRA
BIANCA PIO AVILA
ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA
FABRIZIO DA FONSECA BARBOSA5
JOSEANE BRESSIANI
MARCIA AROCHA GULARTE7
MARINA CASSURIAGA DE SOUZA
NADIA CARBONERA1
PAOLA VALENTE RODRIGUES
THAUANA HEBERLE

Página gerada em 19/04/2024 20:46:56 (consulta levou 0.175263s)