Nome do Projeto
Plantar, Colher e Fazer: A Horta da Gastronomia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Meio ambiente
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
Desde sua criação dentro a Faculdade de Nutrição, o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia vem se estruturando e se adequando aos moldes acadêmicos, conforme a formação do corpo docente e o ingresso dos discentes. Com dez anos de existência, estando o Curso bem situado à formação ao mercado de trabalho, busca-se agora o fortalecimento das bases de ensino, pesquisa e extensão dessa graduação, no intuito da formação e qualificação acadêmica do corpo discente. Apresenta-se, então, o projeto de implementação de uma horta, a qual articula disciplinas de vários semestres, possibilita a integração outros cursos como a Nutrição, Enfermagem, Agronomia, Arquitetura, e Geografia viabilizando a interdisciplinaridade entre as áreas na interface do ensino. Na dimensão da extensão, foco desse projeto, está a articulação com o grupo de pesquisa-ação “Hortas Urbanas”, o qual atua diretamente na comunidade pelotense implementando hortas, para desenvolvimento de uma cidade ecológica e sustentável. Dessa forma, o grupo de discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia propõe, em forma de apoio e trabalho em conjunto, oficinas gastronômicas junto a comunidade, sugerindo pratos e preparo dos alimentos colhidos da horta.

Objetivo Geral

Desenvolver oficinas gastronômicas junto a comunidade atendida pelo projeto “Hortas Urbanas”, no intuito de dar destino aos insumos colhidos da horta. Sendo os objetivos específicos: Desenvolver pratos e receitas com os produtos colhidos das hortas. Realizar mini cursos para comunidade interna e externa de aproveitamento dos insumos. Promover o consumo dos produtos obtidos da horta nas aulas práticas do curso de Gastronomia.
Produzir cartilha para a comunidade com os preparos desenvolvidos, com o aproveitamento de 100% dos alimentos. Promover o entrosamento entre diversos cursos da universidade.

Justificativa

A participação dos alunos da gastronomia no projeto potencializa o uso dos ingredientes cultivados pela comunidade, com diversidade de receitas e emprego de diversas técnicas culinárias nos insumos. Pretende-se, também, propor o uso integral de alguns insumos. Além disso, ministrando oficinas os alunos desenvolvem a didática a partir do alimentos. O projeto de extensão, dessa forma, dá continuidade ao que se faz no projeto “Hortas Urbanas”, com foco no pós colheita, trazendo para a cozinha o que se produz com conhecimentos técnicos, culturais e criativos e abrindo um diálogo entre horta e gastronomia.

Metodologia

O projeto será realizado utilizando a demanda do projeto Hortas Urbanas. Fará uso dos insumos cultivados através desse projeto através de oficinas com diferentes receitas e maneiras de utilizar os ingredientes disponíveis nas hortas. Contudo, será necessário uma metodologia de pesquisa para que se faça as oficinas. Pesquisa sobre os insumos, desde seu fator nutricional até suas diferentes possibilidades. Além disso, pesquisa sobre PANCS (plantas alimentícias não convencionais).

Indicadores, Metas e Resultados

Estimular o uso através do cultivo de insumos alimentícios. Proporcionar o conhecimento culinário ao empregar alimentos da colhidos a partir, da horta. Promover a união do saber culinário da gastronomia e do saber popular da comunidade. Incentivar o ato de cozinhar com a comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA FERREIRA DA ROSA
ANDRE TAVARES DE LIMA
BRUNA GABRIELA SCHWALBERT
CAROLINE LOURENÇO DUQUE PORTO
FELIPE FEHLBERG HERRMANN2
GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES
GUSTAVO DE MOURA RAMOS
HELAYNE APARECIDA MAIEVES4
JAMILE WAYNE FERREIRA4
JOÃO PEDRO WITT BOHM
LUIZ GUILHERME PROSPERO NUNES
PEDRO RENATO CARDOSO FAGUNDES
RANGEL CARRARO TOLEDO BORGES
VALDECIR CARLOS FERRI3
VICTOR AUGUSTO OLIVEIRA CASTILLO

Página gerada em 25/04/2024 11:15:56 (consulta levou 0.379793s)