Nome do Projeto
II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE IMAGINÁRIO, EDUCAÇÃO E (AUTO)BIOGRAFIAS; VI COLÓQUIO SOBRE IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO; I ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH SUL: Pedagogia do Imaginário - matrizes oníricas de uma Escola Viva!
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/04/2019 - 22/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A realização do II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE IMAGINÁRIO, EDUCAÇÃO E (AUTO)BIOGRAFIAS; VI COLÓQUIO SOBRE IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO e o I ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH SUL: Pedagogia do Imaginário - matrizes oníricas de uma Escola Viva! visa contribuir para o processo formativo de acadêmicos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores. Trata-se de estratégias para podermos pensar os saberes e fazeres educativos nas ciências da educação e nas Artes, resgatando utopias que ainda (e desde sempre) acreditam na tarefa libertadora da educação e no seu contributo para o progresso e o advento de uma nova consciência social. Através dele pretendemos: 1) descentralizar os grandes eventos que discutem esta temática das metrópoles, com o intuito de facilitar o acesso do público da região sul; 2) constituir-se num espaço panorâmico e metodológico dos estudos do Imaginário entrecruzados com os estudos da pesquisa (auto)biográfica; 3) fortalecer o trabalho que vimos desenvolvendo no interior do grupo de estudos e pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), desde 2000. 4) Estreitar vínculos com outros grupos coirmãos, através de seus pesquisadores; 5) Realizar uma exposição sobre VIDA DE PROFESSORAS, sob a responsabilidade do HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares). Considerando que o evento abrigará a BIOGRAPH (Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica). Através da realização do seu I ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH Sul, aprofundaremos debates multidisciplinares sobre o tema, bem como traremos pontos de vista diversos sobre Pedagogia do Imaginário tendo em vista uma Escola VIVA. Nesse sentido, desejamos problematizar e vivenciar a pedagogia do imaginário que, no nosso entender tem como premissa o exercício de uma “educação da alma”, seja no que se refere à formação dos processos simbólicos no sujeito imaginante, seja como fermento ou estímulo ao desenvolvimento da imaginação singular e coletiva. Ao abordar a conexão entre imaginação e educação busca-se valorizar o seu aspecto formador, que implica no cultivo da imaginação comparada numa pedagogia específica.

Objetivo Geral

O evento Pedagogia do Imaginário - matrizes oníricas de uma Escola Viva! tem como objetivo geral realizar um evento internacional com o intuito de trazer à luz os saberes arcaicos, genuínos e conectados com a vida e com as crenças humanas, a fim de dialogar com o avanço do conhecimento científico e tecnológico nos saberes escolares. Como objetivos específicos, temos: 1) promover o diálogo sobre a riqueza das diferentes narrativas do Imaginário por meio da inserção dos saberes da cultura; 2) Realizar um balanço desta área do saber: teorias e práticas; 3) Dialogar sobre a força criadora da imaginação no campo do ensino e das aprendizagens que fomentam e fermentam o viver humano e seus processos (auto)biográficos; 4) abrir novos espaços de pensamento, dando passagem aos sonhos que podem dar vida à escola e 5) permitir aos investigadores e estudiosos o contato com os saberes da cultura local.

Justificativa

Este projeto de evento busca outros modos de olhar sentir, pensar e executar os fazeres escolares, bem como visa fortalecer uma rede de pesquisas sobre o tema, principalmente entre dois grupos de pesquisa, no Rio Grande do Sul - GEPIEM/UFPel (o proponente) e o GEPEIS/UFSM, juntamente com outros pesquisadores, nacionais e internacionais (Portugal /UMINHO). Nosso intuito, é buscar conexões entre os saberes da Universidade e práticas escolares com foco e valor na imaginação e nas histórias de vida como conteúdos fundadores do ensino e da aprendizagem. Este apoio ajudaria a fomentar na pesquisa e no ensino a Pedagogia do Imaginário a partir do “chão da escola” e da vida que pulsa em seu entorno. Neste sentido, pretendemos trazer outros conteúdos e saberes, por meios da participação de profissionais e pessoas da comunidade. O que se deseja é realizar um ENCONTRO ecumênico (a exemplo dos estudos do imaginário), entre profissionais da área da educação e das artes com outros profissionais e pessoas que vem influenciando a cultura local, em um movimento da unidade na diversidade. O intuito principal é ampliar os pontos de vista veiculados na escola, e também fora dela, inerentes à (auto)formação, cruzando vidas e fazeres. Com isso, defendemos um processo (auto)formativo que extrapole o currículo instituído. Por meio deste encontro e destas trocas, suspeitamos que poderemos alargar concepções sobre o que vem a ser a formação necessária à constituição dos saberes pessoais e profissionais, no sentido de possibilitar a formação de pessoas propositivas e inventivas, possibilitando outros modos de ser e fazer a escola.O evento inspira-se em colegas pesquisadores dos estudos do imaginário e da imaginação, voltados a Educação e a formação.

Metodologia

O evento contará com:
1) a realização de duas Conferências - de abertura e de fechamento;
2) com encontros de debates que estamos chamando de Espaços. A saber: Espaços auto)biográficos - consiste em diálogos interativos sobre a história de vida de pessoas que marcaram a formação de outras, seja na escola ou fora dela; Espaços Escola Viva - relatos e mostras de experiências bem sucedidas na escola, cujos protagonistas deverão ser professores, alunos e comunidade em geral; Espaços de experimentos Imaginais - atividades que envolvam a participação dos congressistas, envolvendo interações artísticas em geral e Espaços culturais - realização de atividades colaborativas com a comunidade em diferentes espaços culturais da cidade.
3) com uma Exposição Vida de professoras, Eliane Peres HISALES/FAE/UFPEL.
4) Roda Viva entre as pesquisadoras do Imaginário e de pesquisas (auto)biográficas
5) Mostra de um documentário:0 ! Quando sinto que já sei"

Indicadores, Metas e Resultados

Promoção de diálogos, debates e novas pesquisas e ações voltadas aos estudos do Imaginário e suas interfaces com os processos (auto)biográficos.
Interlocução entre Escola e Universidade, por meio de mostra e apresentação de práticas escolares que tema a VIDA como matéria fundante do ensino e da aprendizagem.
Contribuição para a criação de novos campos de pensar e fazer a Educação.
Criação de uma rede de estudo e debates entre escola e universidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE DA SILVA BORGES
ALEXANDRE VERGINIO ASSUNÇÃO
ANDRISA KEMEL ZANELLA6
BRUNO BLOIS NUNES
CARMEN ANITA HOFFMANN20
CAROLINA MARTINS PORTELA
CASSIUS ANDRE PRIETTO SOUZA
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL21
DEONIR LUÍS KUREK
DIONE DUTRA LIHTNOV
ELIANE TERESINHA PERES3
FABRIZIA BORGES DUARTE
FRANCINE BORGES BORDIN
FRANCINE FURTADO VIEIRA MOHAMMED
INDIARA GAIA DA SILVA
IRAPUA PACHECO MARTINS
JOSÉ APARECIDO CELORIO
JULIA GUIMARÃES NEVES
LETÍCIA SELL STORCH VENZKE
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON2
LUCIA MARIA VAZ PERES6
LUCIANA MARTINS TEIXEIRA LINDNER
Maria Helena Menna Barreto Abrahão
Maria Teresa Santos Cunha
Monique da Silva
NATHALIE ROSARIO JARDIM
ROGERIO COSTA WURDIG4
ROSE MARY KERR DE BARROS
SHAIANE BEATRIZ DOS SANTOS
TAIS ULLRICH FONSECA
Thiago Silva de Amorim Jesus20
VANIA GRIM THIES22

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
Pagamento de inscriçõesR$ 10.632,51Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
Hospedagem e alimentaçãoR$ 3.200,00
Manutenção de máquinas e equipamentosR$ 900,00
Confecção de cartaz para divulgaçãoR$ 150,00
Despesa administrativa da fundação de apoioR$ 1.467,01
Outros serviçosR$ 1.080,00
Passagens e despesas com locomoçãoR$ 1.800,00
Despesas com diáriasR$ 2.035,50

Página gerada em 08/12/2021 06:07:43 (consulta levou 0.159685s)