Nome do Projeto
II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE IMAGINÁRIO, EDUCAÇÃO E (AUTO)BIOGRAFIAS; VI COLÓQUIO SOBRE IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO; I ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH SUL: Pedagogia do Imaginário - matrizes oníricas de uma Escola Viva!
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/04/2019 - 22/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A realização do II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE IMAGINÁRIO, EDUCAÇÃO E (AUTO)BIOGRAFIAS; VI COLÓQUIO SOBRE IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO e o I ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH SUL: Pedagogia do Imaginário - matrizes oníricas de uma Escola Viva! visa contribuir para o processo formativo de acadêmicos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores. Trata-se de estratégias para podermos pensar os saberes e fazeres educativos nas ciências da educação e nas Artes, resgatando utopias que ainda (e desde sempre) acreditam na tarefa libertadora da educação e no seu contributo para o progresso e o advento de uma nova consciência social. Através dele pretendemos: 1) descentralizar os grandes eventos que discutem esta temática das metrópoles, com o intuito de facilitar o acesso do público da região sul; 2) constituir-se num espaço panorâmico e metodológico dos estudos do Imaginário entrecruzados com os estudos da pesquisa (auto)biográfica; 3) fortalecer o trabalho que vimos desenvolvendo no interior do grupo de estudos e pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), desde 2000. 4) Estreitar vínculos com outros grupos coirmãos, através de seus pesquisadores; 5) Realizar uma exposição sobre VIDA DE PROFESSORAS, sob a responsabilidade do HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares). Considerando que o evento abrigará a BIOGRAPH (Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica). Através da realização do seu I ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH Sul, aprofundaremos debates multidisciplinares sobre o tema, bem como traremos pontos de vista diversos sobre Pedagogia do Imaginário tendo em vista uma Escola VIVA. Nesse sentido, desejamos problematizar e vivenciar a pedagogia do imaginário que, no nosso entender tem como premissa o exercício de uma “educação da alma”, seja no que se refere à formação dos processos simbólicos no sujeito imaginante, seja como fermento ou estímulo ao desenvolvimento da imaginação singular e coletiva. Ao abordar a conexão entre imaginação e educação busca-se valorizar o seu aspecto formador, que implica no cultivo da imaginação comparada numa pedagogia específica.
Objetivo Geral
O evento Pedagogia do Imaginário - matrizes oníricas de uma Escola Viva! tem como objetivo geral realizar um evento internacional com o intuito de trazer à luz os saberes arcaicos, genuínos e conectados com a vida e com as crenças humanas, a fim de dialogar com o avanço do conhecimento científico e tecnológico nos saberes escolares. Como objetivos específicos, temos: 1) promover o diálogo sobre a riqueza das diferentes narrativas do Imaginário por meio da inserção dos saberes da cultura; 2) Realizar um balanço desta área do saber: teorias e práticas; 3) Dialogar sobre a força criadora da imaginação no campo do ensino e das aprendizagens que fomentam e fermentam o viver humano e seus processos (auto)biográficos; 4) abrir novos espaços de pensamento, dando passagem aos sonhos que podem dar vida à escola e 5) permitir aos investigadores e estudiosos o contato com os saberes da cultura local.
Justificativa
Este projeto de evento busca outros modos de olhar sentir, pensar e executar os fazeres escolares, bem como visa fortalecer uma rede de pesquisas sobre o tema, principalmente entre dois grupos de pesquisa, no Rio Grande do Sul - GEPIEM/UFPel (o proponente) e o GEPEIS/UFSM, juntamente com outros pesquisadores, nacionais e internacionais (Portugal /UMINHO). Nosso intuito, é buscar conexões entre os saberes da Universidade e práticas escolares com foco e valor na imaginação e nas histórias de vida como conteúdos fundadores do ensino e da aprendizagem. Este apoio ajudaria a fomentar na pesquisa e no ensino a Pedagogia do Imaginário a partir do “chão da escola” e da vida que pulsa em seu entorno. Neste sentido, pretendemos trazer outros conteúdos e saberes, por meios da participação de profissionais e pessoas da comunidade. O que se deseja é realizar um ENCONTRO ecumênico (a exemplo dos estudos do imaginário), entre profissionais da área da educação e das artes com outros profissionais e pessoas que vem influenciando a cultura local, em um movimento da unidade na diversidade. O intuito principal é ampliar os pontos de vista veiculados na escola, e também fora dela, inerentes à (auto)formação, cruzando vidas e fazeres. Com isso, defendemos um processo (auto)formativo que extrapole o currículo instituído. Por meio deste encontro e destas trocas, suspeitamos que poderemos alargar concepções sobre o que vem a ser a formação necessária à constituição dos saberes pessoais e profissionais, no sentido de possibilitar a formação de pessoas propositivas e inventivas, possibilitando outros modos de ser e fazer a escola.O evento inspira-se em colegas pesquisadores dos estudos do imaginário e da imaginação, voltados a Educação e a formação.
Metodologia
O evento contará com:
1) a realização de duas Conferências - de abertura e de fechamento;
2) com encontros de debates que estamos chamando de Espaços. A saber: Espaços auto)biográficos - consiste em diálogos interativos sobre a história de vida de pessoas que marcaram a formação de outras, seja na escola ou fora dela; Espaços Escola Viva - relatos e mostras de experiências bem sucedidas na escola, cujos protagonistas deverão ser professores, alunos e comunidade em geral; Espaços de experimentos Imaginais - atividades que envolvam a participação dos congressistas, envolvendo interações artísticas em geral e Espaços culturais - realização de atividades colaborativas com a comunidade em diferentes espaços culturais da cidade.
3) com uma Exposição Vida de professoras, Eliane Peres HISALES/FAE/UFPEL.
4) Roda Viva entre as pesquisadoras do Imaginário e de pesquisas (auto)biográficas
5) Mostra de um documentário:0 ! Quando sinto que já sei"
1) a realização de duas Conferências - de abertura e de fechamento;
2) com encontros de debates que estamos chamando de Espaços. A saber: Espaços auto)biográficos - consiste em diálogos interativos sobre a história de vida de pessoas que marcaram a formação de outras, seja na escola ou fora dela; Espaços Escola Viva - relatos e mostras de experiências bem sucedidas na escola, cujos protagonistas deverão ser professores, alunos e comunidade em geral; Espaços de experimentos Imaginais - atividades que envolvam a participação dos congressistas, envolvendo interações artísticas em geral e Espaços culturais - realização de atividades colaborativas com a comunidade em diferentes espaços culturais da cidade.
3) com uma Exposição Vida de professoras, Eliane Peres HISALES/FAE/UFPEL.
4) Roda Viva entre as pesquisadoras do Imaginário e de pesquisas (auto)biográficas
5) Mostra de um documentário:0 ! Quando sinto que já sei"
Indicadores, Metas e Resultados
Promoção de diálogos, debates e novas pesquisas e ações voltadas aos estudos do Imaginário e suas interfaces com os processos (auto)biográficos.
Interlocução entre Escola e Universidade, por meio de mostra e apresentação de práticas escolares que tema a VIDA como matéria fundante do ensino e da aprendizagem.
Contribuição para a criação de novos campos de pensar e fazer a Educação.
Criação de uma rede de estudo e debates entre escola e universidade.
Interlocução entre Escola e Universidade, por meio de mostra e apresentação de práticas escolares que tema a VIDA como matéria fundante do ensino e da aprendizagem.
Contribuição para a criação de novos campos de pensar e fazer a Educação.
Criação de uma rede de estudo e debates entre escola e universidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE DA SILVA BORGES | |||
ALEXANDRE VERGINIO ASSUNÇÃO | |||
ANDRISA KEMEL ZANELLA | 6 | ||
BRUNO BLOIS NUNES | |||
CARMEN ANITA HOFFMANN | 20 | ||
CAROLINA MARTINS PORTELA | |||
CASSIUS ANDRÉ PRIETTO SOUZA | |||
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA | |||
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | 21 | ||
DEONIR LUÍS KUREK | |||
DIONE DUTRA LIHTNOV | |||
ELIANE TERESINHA PERES | 3 | ||
FABRIZIA BORGES DUARTE | |||
FRANCINE BORGES BORDIN | |||
FRANCINE FURTADO VIEIRA MOHAMMED | |||
INDIARA GAIA DA SILVA | |||
IRAPUA PACHECO MARTINS | |||
JOSÉ APARECIDO CELORIO | |||
JULIA GUIMARÃES NEVES | |||
LETÍCIA SELL STORCH VENZKE | |||
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON | 2 | ||
LUCIA MARIA VAZ PERES | 6 | ||
LUCIANA MARTINS TEIXEIRA LINDNER | |||
Maria Helena Menna Barreto Abrahão | |||
Maria Teresa Santos Cunha | |||
Monique da Silva | |||
NATHALIE ROSARIO JARDIM | |||
ROGERIO COSTA WURDIG | 4 | ||
ROSE MARY KERR DE BARROS | |||
SHAIANE BEATRIZ DOS SANTOS | |||
TAIS ULLRICH FONSECA | 19 | ||
Thiago Silva de Amorim Jesus | 20 | ||
VANIA GRIM THIES | 22 |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Pagamento de inscrições | R$ 10.632,51 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
Hospedagem e alimentação | R$ 3.200,00 |
Manutenção de máquinas e equipamentos | R$ 900,00 |
Confecção de cartaz para divulgação | R$ 150,00 |
Despesa administrativa da fundação de apoio | R$ 1.467,01 |
Outros serviços | R$ 1.080,00 |
Passagens e despesas com locomoção | R$ 1.800,00 |
Despesas com diárias | R$ 2.035,50 |