Nome do Projeto
Manual de segurança em laboratório
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/10/2019 - 31/10/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto trata das normas de higiene e segurança laboratorial, abrangendo regras Gerais de Segurança e Procedimentos no Laboratório pessoal, ambiente, soluções e reagentes, sinalização, principais acidentes, lavagem de vidrarias, principais erros de laboratório, pontos críticos de controle de qualidade entre outros itens relevantes. Vislumbra-se que o material sirva de apoio a estudantes, docentes, profissionais e empresas da área de química de alimentos e afins.

Objetivo Geral

Produção de material literário que visa abordar as principais normas e procedimentos de higiene e segurança
laboratorial, visando melhores esclarecimentos aos profissionais e estudantes de graduação (futuros profissionais) da área de alimentos.

Justificativa

A experimentação na atividade profissional e pedagógica, principalmente para o ensino de Química, é de suma importância no que diz respeito à avaliação de processos/produtos e é considerada como uma ciência experimental.
As metodologias utilizadas para a realização de experimentos envolvem o uso de equipamentos, reagentes e seres humanos os quais interagem freqüentemente no ambiente de laboratório. Para que a experimentação seja realizada com eficiência é necessário além dos procedimentos padrões da metodologia, o conhecimento e a aplicação de normas e medidas de segurança para garantir a saúde do laboratorista e das demais pessoas presentes no ambiente analítico.
É importante que o laboratorista tenha conhecimento sobre os riscos a que está submetido e quais as medidas de controle no caso de um acidente afim que garantir a sua saúde e principalmente a vida. Para tanto existes procedimentos padrões de higiene e segurança de laboratório que garantem a sua integridade. Tais procedimentos trarão como consequencia a padronização, fidelidade aos requisitos dos processos e garantia de qualidade dos produtos para o consumir.

Metodologia

O processo de confecção do livro seguirá a seguinte metodologia: análise e pesquisa bibliográfica, compilação dos conhecimentos e dados, escolha dos itens a serem abordados no livro, descrição dos itens, considerações finais e referencial teórico, acertos de publicação com editora escolhida pelos autores, divulgação e impressão do material didático.

Indicadores, Metas e Resultados

Tem se por meta que até 2020 a parte da revisão bibliográfica e redação estejam finalizadas.
E no primeiro semestre de 2021 será realizada a revisão ortográfica, confecção da capa e publicação.

Atingir o público da área de química de alimentos e áreas afins, incluindo alunos de graduação e pós-graduação e profissionais desta área, atendendo a demanda de suprir dúvidas e disseminar o conhecimento nesta área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOSIANE BARTZ
JOSIANE FREITAS CHIM4
MIRIAN RIBEIRO GALVAO MACHADO1
NATHALIA FEIRA RODRIGUES
ROBERTA DA SILVA E SILVA
ROSANE DA SILVA RODRIGUES4
TATIANA VALESCA RODRIGUEZ ALICIEO1

Página gerada em 20/04/2024 01:50:40 (consulta levou 0.239202s)