Nome do Projeto
CHAVE MESTRA: Construindo e Potencializando Conhecimento
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 08/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Este Projeto visa desenvolver trabalhos de maneira que a prática suscite a curiosidade epistemológica nos acadêmicos e nos pesquisadores (CUNHA, 2014; BOLZAN, 2017). Tal curiosidade permite a tomada de distância do objeto e a aproximação dele com o objetivo de desvelá-lo (FREIRE, 1997). O Projeto potencializa os pilares ensino, pesquisa e extensão da UFPel, através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento de conteúdo para o Ensino Superior de Engenharia de Produção. No exercício docente, já é consenso de que o professor disputa atenção com a tecnologia (BOLZAN, 2016). Há então, o desafio de usar a tecnologia a favor da construção de conhecimento, quer seja no ambiente formal de ensino ou fora dele. Assim, se os acadêmicos têm curiosidade de estudar um tema dentro da Engenharia de Produção, caberá ao Projeto aproximar acadêmico e profissionais ou professores que conheçam e possam orientar as descobertas sobre o tema. Será um processo longo e desafiador, em especial para o acadêmico, mas os potenciais resultados serão de grande valor para a comunidade em geral e para uso na sala de aula. Os conteúdos criados no projeto serão artigos, casos para ensino e livros, mas principalmente alimentarão blogs, podcast e spotfy; serão feitas lives, fóruns, discussões online e ao vivo... Não se trata de um embate ao produtivismo acadêmicos ao que os docentes estão imersos, mas a aproximação entre conhecimento científico e comunidade.

Objetivo Geral

Produzir conteúdos digitais e acessíveis para a comunidade, em especial para os acadêmicos, com temas de Engenharia de Produção.

Objetivos Específicos:
- Desenvolver os acadêmicos como pesquisadores;
- Desenvolver nos acadêmicos competências de comunicação e pensamento crítico;
- Aproximar o conhecimento acadêmico da comunidade;
- Potencializar a construção de conhecimento dentro e fora do ambiente formal de ensino.

Justificativa

Em uma aula da disciplina de Liderança e Desenvolvimento de Equipes, tivemos a presença de uma Coaching de Desenvolvimento, por demanda dos alunos. Nas respostas que eles deram a ela, chamou minha atenção a demanda dos acadêmicos por um laboratório de gestão e pela aproximação com o mercado. O que ratifica os achados de algumas pesquisas que apontam a necessidade de revisão dos modelos pedagógicos e metodológicos utilizados nos cursos superiores (SCHMITZ et al., 2011; SILVA et al., 2011; OLIVEIRA; SANT'ANA; DINIZ, 2011; SILVA et al., 2013; SILVA, 2014; PEREIRA, 2014; NOGUCHI; MEDEIROS, 2014); a necessidade de um ensino ativo, que envolva o acadêmico (GUIMARÃES; LOVISON, 2013) e a necessidade de um ensino que desfaça a dicotomia teoria e prática (SILVA et al., 2011; SILVA; OLIVEIRA; MOTTA, 2013).
Soma-se a isso, o feedback positivo que tive, das turmas de Engenharia de Informação e de Liderança e Desenvolvimento de Equipe com o uso dos aplicativos Socrative, Kahoot e do Mentimeter (aplicativos de perguntas e respostas com feedback) e de Marketing Aplicado com o GoAnimate, Cantasia e Screencastify (aplicativos de produção de vídeos).
Cabe enfatizar também que o objetivo que o objetivo do Projeto está de acordo com o objetivo geral do curso de Engenharia de Produção, da UFPel: “preparar os futuros profissionais para situações de adaptação e atualização frente a novos desafios e conjunturas, decorrentes da dinâmica de uma sociedade em transformação, a sociedade do conhecimento”. Assim como, contribuiria para a conquista dos objetivos específicos deste curso.

Metodologia

A produção de conteúdo será de responsabilidade do acadêmico. Ele escolherá um tema, que seja um que lhe desperte curiosidade, e terá orientação de um profissional ou de um professor que conheça o tema (expert). A construção de conteúdo se dará por pesquisa bibliográfica, em trabalhos práticos, somados a coleta de dados em loco quando necessário (o método de coleta será decidido entre o acadêmico e o expert). As orientações acontecerão por meio de encontros presenciais ou virtuais. A única exigência será o compartilhamento do conteúdo produzido gratuitamente e por tempo indeterminado. Assim, todo conteúdo produzido poderá ser usado em qualquer lugar e por qualquer Instituição.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final dos quatro anos espera-se conteúdos produzidos e compartilhados de diversas áreas da Engenharia de Produção, podendo ser utilizadas em sala de aula e visualizado pelos alunos e pela comunidade

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX SANDRO AVILA DA SILVA
ALINE RIBEIRO PALIGA3
Evander Barboza Almeida
GABRIEL ALMEIDA LOPES DA CUNHA
ISABELA FERNANDES ANDRADE3
JOSÉ BONIFÁCIO SANT'ANNA DA ROSA
JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
LARISSA BORGES DE PAULI
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN185
LEONARDO FONSECA ANTÓRIA
LISLAINE DOS SANTOS BARBOSA
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ35
LUIZA COUTINHO PEREIRA
LÉON DEVEREAU BORGES
PHILIPPE RIEFFEL BREIDE
RAFAEL MONTEIRO BOTELHO
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI3
THAILA DOS SANTOS FERREIRA
TIAGO THOMPSEN PRIMO3

Página gerada em 19/04/2024 19:51:06 (consulta levou 0.211678s)