Nome do Projeto
Diálogos - Educação Popular e Práxis Social
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/05/2017 - 08/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O Diálogos - Educação Popular e Práxis Social - constituir-se-á em um espaço aberto à comunidade acadêmica da UFPel e à rede pública de ensino no qual realizar-se-ão estudos, debates e reflexões acerca da educação, seus desafios e suas perspectivas, com especial atenção ao campo da educação popular. A metodologia adotada será a dos Círculos de Cultura, conforme postulado pela pedagogia freiriana. Cabe destacar que no desenvolvimento desse projeto haverá a itinerância dos locais onde acontecerão os estudos e os debates, uma vez que serão realizados encontros nos espaços da universidade, em escolas públicas, em movimentos sociais, bem como em outros locais que dialoguem com o ato educativo formal e não-formal. Essa proposta configura-se, ainda, como uma ação articulada ao Grupo de Pesquisa FEPráxiS (Filosofia, Educação e Práxis Social).

Objetivo Geral

Desenvolver um espaço-tempo de debates e reflexões sobre a educação popular, contribuindo com a formação dos participantes envolvidos no projeto e com a edificação de práxis sociais transformadoras.

Justificativa

A realização desse projeto justifica-se pela necessidade de construção de um espaço-tempo que permita a reflexão e o debate sobre temáticas relacionadas ao ato educativo, em especial, ao campo da educação popular. Por meio do conjunto das ações a serem realizadas, no transcorrer do trabalho, práxis educativas e sociais poderão ser engendradas e contribuírem, por seu turno, com a transformação do modelo de sociedade em que vivemos. Acredita-se ainda que o desenvolvimento desse projeto possibilitará a todos os envolvidos inserirem-se em um qualitativo movimento de formação.

Metodologia

A metodologia adotada será a dos Círculos de Cultura, conforme postulado pela pedagogia freiriana. Destarte, o trabalho será estribado em três etapas, a saber: Etapa de Investigação, Etapa de Tematização e Etapa de Problematização. Os participantes do projeto realizarão atividades à distância e presencial, totalizando 4 horas semanais.

Indicadores, Metas e Resultados

Acredita-se que com a realização do projeto:
- Será oportunizado, aos participantes dessa ação, um espaço-tempo de reflexões sobre o ato educativo na hodiernidade;
- Haverá uma contribuição significativa com os processos formativos de cada integrante (alunos de cursos da UFPel, professores das redes de ensino estadual e municipal, militantes de movimentos sociais...);
- Ocorrerá a possibilidade de edificação de uma parceria entre Universidade e Escolas Públicas;
- Serão organizadas práxis educativas e sociais com o objetivo de qualificar os atos de ensinar e aprender em uma perspectiva popular;
- Fortalecerá a relação entre Universidade e Movimentos Sociais Populares.

Página gerada em 25/05/2025 00:27:22 (consulta levou 0.316285s)