Nome do Projeto
Nós Nosotros: Antropofonias e Charlas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/03/2020 - 02/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
A proposta do Programa semanal de Rádio (104.5 FM – RadioCom) é motivada pelo desejo de divulgar as produções de pesquisa, ensino e extensão do Curso de Antropologia da Universidade Federal de Pelotas e rede de pesquisadores, docentes e discentes a ele associada. Nós Nosotros: antropofonias e charlas visa estabelecer diálogos para estreitar as relações entre a universidade e comunidades em geral, atentando para o sensível como maneira de acessar o processo de aprender, transbordando na música, na poesia, nos depoimentos que nos situam na vida em uma antropologia do inevitável.

Objetivo Geral

- Promover a aproximação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade mais ampla, através da construção coletiva do conhecimento e restituição da produção acadêmica no âmbito da Antropologia e Arqueologia

Justificativa

A produção acadêmica tem demonstrado dificuldade em cumprir a sua função social, seja pela linguagem formal, que muitas vezes a torna inacessível e enfadonha a um publico mais amplo, seja pela estrutura hierárquica que reforça as relações de poder em torno do saber.
Em contrapartida, a falta de clareza sobre a abrangência e importância da Antropologia e Arqueologia no âmbito social, cultural e politico da atualidade leva ao desinteresse pelos temas desenvolvidos nestas áreas do conhecimento.
Neste sentido, entende-se que o recurso à veiculação de um programa radiofônico de ampla abrangência deverá contribuir para preencher estas lacunas entre a sociedade, os profissionais e aspirantes a antropólogos/as e arqueólogos/as.

Metodologia

Projeto de extensão que consiste em Programa de difusão radiofônica com duração de 1 hora e 30 minutos, aos sábados, entre 18 horas e 19 horas e trinta.
Durante o programa, serão abordados temas gerais da Antropologia e Arqueologia e seus ramos de estudos.
As pautas serão apresentadas e formuladas pelos alunos e alunas do Curso de Antropologia da Universidade Federal de Pelotas, com supervisão e revisão bibliográfica a cargo dos professores e dos coordenadores do Projeto.
Serão convidados/as membros externos ao projeto que tenham desenvolvidos pesquisas e ações de interesse, conforme as pautas, considerando ainda a participação de radio-ouvintes.
As conversas, depoimentos e debates serão intercaladas por seleção musical em sintonia com os temas abordados.

Indicadores, Metas e Resultados

Entende-se que a repercussão dos programas, seja nas redes sociais, seja através de comentários da participação dos ouvintes, seja no ambiente acadêmico ou ainda em espaços comunitários permita avaliar o êxito e cumprimento ou não das metas estabelecidas.
Espera-se que o Projeto cumpra a finalidade extensionista a que se destina, qual seja, aproximar a sociedade ampla do saber antropológico desenvolvido na academia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DE CASTRO SANCHEZ
ANDERSON DA SILVA PEREIRA NERIS
ANGELICA DA ROSA SILVA
CLAUDIO BAPTISTA CARLE1
GERSON MACHADO ROSA
GLENIO CALMON DE AQUINO RISSIO
GUSTAVO PERETTI WAGNER6
Gabriela Pecantet Siqueira
ISABEL BUENO CAETANO
ITALO MARQUES DE CASTRO
JOÃO URSINE MAGALHÃES DE ANDRADE
LORI ALTMANN4

Página gerada em 22/09/2021 03:03:19 (consulta levou 0.204935s)