Nome do Projeto
Atendimento Dietético à Nível Ambulatorial
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 18/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O objetivo geral do projeto é prestar assistência nutricional a comunidade e criar ambiente de treinamento para professores e alunos. A prestação da assistência nutricional a indivíduos portadores de patologias passíveis de tratamento dietético ocorre através da avaliação nutricional, tratamento dietético e acompanhamento dos pacientes. O público-alvo será composto por pacientes da população da Região Sul do Estado e por acadêmicos do curso de Nutrição. Espera-se que os pacientes atendidos, da população da Região Sul do Estado, adotem, após a orientação nutricional, hábitos de vida mais saudáveis, os quais podem atuar tanto na prevenção como no tratamento de certas doenças crônicas e proporcionar melhor qualidade de vida. Além disso, espera-se que o projeto proporcione melhor formação dos acadêmicos envolvidos para atuarem futuramente na sua profissão, os quais estarão aptos a dar assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão. Assim, o projeto atende o preceito de indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, fomenta a formação técnica e cidadã do(s) acadêmico(s) e oportuniza a produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é prestar assistência nutricional a comunidade e criar ambiente de treinamento para professores e alunos.
Objetivos específicos:
- Prestar assistência nutricional à comunidade;
- Criar ambiente de treinamento para professores e alunos;
- Favorecer, através do ensino e da extensão, o desenvolvimento de pesquisas.

Justificativa

Sabe-se que a incidência de doenças crônicas passíveis de tratamento dietético, tais como: obesidade, diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, constipação intestinal, entre outras, tem sido crescente, sendo que as primeiras tem alcançado lugar de destaque como causa de morte, tornando-se graves problemas de saúde pública. A literatura é vasta quanto aos aspectos etiológicos dessas doenças, e o estado de nutrição tem papel relevante na gênese e no tratamento dessas doenças. Assim sendo, a nível acadêmico, estas e outras patologias correlatas, tem um lugar de destaque no sentido de preparar profissionais de nutrição habilitados para lidar com essa situação. A teoria vinculada à prática permanente forma profissionais mais conscientes e seguros dos seus compromissos. Assim, foi criado o presente projeto, na tentativa de preencher um espaço em termos da prática da nutrição, o qual permitirá, através do treinamento do aluno, o retorno do serviço prestado à comunidade para a qual a Universidade está voltada.

Metodologia

Inicialmente, os acadêmicos envolvidos no projeto observarão o atendimento dietético realizado pelos professores e iniciarão seu envolvimento: na elaboração do material a ser utilizado nos atendimentos; em pesquisas bibliográficas; e em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Após, os acadêmicos atenderão à população sob a supervisão dos professores. Dessa forma, ao final do projeto os acadêmicos estarão aptos a dar assistência nutricional à sociedade, a fazer uma adequada anamnese alimentar e avaliação nutricional dos pacientes, a prescrever dietas, a fazer um adequado acompanhamento nutricional dos pacientes e a desenvolver atividades de extensão e pesquisa. Ao final, os acadêmicos estarão envolvidos na etapa de publicação dos resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas e na etapa de avaliação da ação.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
- Maioria dos pacientes com sobrepeso ou obesidade atendidos apresentando perda de peso de pelo menos 5% do seu peso inicial;
- Acadêmicos aptos para atuarem em assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Metas:
- Adoção, pelos pacientes atendidos, após a orientação nutricional, de hábitos de vida mais saudáveis, os quais podem atuar tanto na prevenção como no tratamento de certas doenças crônicas e proporcionar melhor qualidade de vida.
- Melhor formação técnico‐científica dos alunos envolvidos para atuarem futuramente na sua profissão, os quais estarão aptos a dar assistência nutricional à população em geral e a desenvolver atividades de pesquisa e extensão

Resultados esperados:
O público-alvo será composto por pacientes da população da Região Sul do Estado e por acadêmicos do curso de Nutrição. O atendimento nutricional à população é de grande impacto social, visto que contribuirá para a adoção de hábitos de vida saudáveis, através da reeducação alimentar e da prática de atividade física regular e, consequentemente, proporcionará melhor qualidade de vida e a prevenção ou tratamento de doenças crônicas, além de contribuir para o desenvolvimento humano e social das comunidades e para a interação entre Universidade e sociedade. Além disso, o conhecimento teórico e prático dos acadêmicos integrados a respeito das patologias e de seus tratamentos e o desenvolvimento de pesquisas e a publicação dos resultados obtidos proporcionarão melhor formação dos alunos envolvidos para atuarem em assistência nutricional à população e para desenvolverem atividades de pesquisa e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA PINHEIRO DONAY
AGLAUPE EICH AVILA MEDEIROS
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO2
ALINE OLIVEIRA DOS SANTOS MORAES
ANA CAROLINE ROCHA ROMANCINI
ANA PAULA MACIEL DE LIMA
ANDRESSA MELLO TEIXEIRA
ANDRESSA SOUZA HILLAL
ANGELA NUNES MOREIRA6
ANNE Y CASTRO MARQUES4
Ana Caroline da Cruz Conceição Benevides
BARBARA THOANY DE SOUZA PASSOS
BIANCA LEOCADIO DUARTE
BRENDA DA SILVA ENGRACIO
BRIELE LINHARES MACHADO
BRUNA BELING KLUG
CAROLINA CORRÊA DE SOUZA
CAROLINA MIRANDA TREPTOW
CIBELE OLIVEIRA WANGLON
CLAUDIA LETICIA DA ROSA DIAS
CLÁUDIA COSTA PORTO
CÍNTIA FERREIRA CHAGAS
DANIELLI SABOIA DA SILVA
DIANA DE ARAUJO EYMAEL
DÂMILE LEIVAS GIRÃO COSTA
DÉBORA SIMONE KILPP
EDELÍ REGINA SAUSEN GUIMARÃES
EDUARDA DE SOUZA SILVA TEIXEIRA
EDUARDA SEVERO SANTOS
ELOISA PORCIÚNCULA DA SILVA
ELOISA PORCIÚNCULA DA SILVA
ELUZA DA MOTA RAMOS
FELIPE HENRIQUE RIBEIRO CORIOLANO
FERNANDA COLLI
GABRIEL BARRETO VEIGA
GABRIELA KAKOW TEIXEIRA
GABRIELA RIBEIRO SANCHI
GABRIELLE TOMAZ NUNES
GISELE DA SILVA DIAS
Giovana Diniz de Souza
JANINE PEIXOTO DA SILVA BARROS
JENNIFER AFONSO NEBEL
JORDANA GRUTZMANN KICKOFEL
JULIENDRY MEDEIROS SILVEIRA
JÉSSICA ARENA BANDEIRA
JÉSSICA GULARTE DOMINGUES
JÚLIA DA SILVEIRA NOREMBERG
JÚLIA SOMMER CANABARRO
KALINA ZALEWSKI KUCZYNSKI
KARINA SOUZA KONRATH
KATERIN MILENA GALLEGOS SOSA
KATRINE NUNES DA COSTA
LARA VALENTE FARIAS
LARISSA SANDER MAGALHÃES
LAURA ABIB GRASSI
LAURA SANTOS GULARTE
LIZIA GOMES FONSECA
LUCAS DE ALVARENGA FURTADO
LUCAS GODOY JULIANO
LUCIA ROTA BORGES5
LUIZA GUTIERREZ LEMOS
LUIZA LOPES VIGHI
LUIZA WINKEL DAVILA VIGHI
MANUELA CAROLINA MONTES ILHAS
MARIANA GONÇALVES XAVIER
MARIANA PARRON PAIM
MARIANA RIBEIRO GUIOTI
MARIANE FERREIRA SILVA
MARINA MADRUGA DENIS
MARINA SOARES DE OLIVEIRA
MELORY DE JESUS RAMOS
MICAELA ALVEZ DENIZ
MÔNIQUE PACHECO DA SILVA
NADRIELLI CHAVES DA CUNHA
NATHALIA ALVES SPECHT
NATHALIA GONÇALVES DIAS
NATÁLIA RAMOS VIEIRA
OLÍVIA FARIAS DOS SANTOS
OTÁVIO AUGUSTO MOURA FERNANDES
PAMELA DOS SANTOS HELLWIG
PATRICIA DA ROCHA TIETZ
PATRICIA VIVIANE BEULKE DE FREITAS
RAFAELA DE OLIVEIRA DAS NEVES
RAPHAELA CASSOL PICCOLI
RAÍSSA ZANATTA
REGINA HOBUS
SANDRA COSTA VALLE4
SANDY COSTA MACHADO
SIBELE MONTEIRO RODRIGUES
SOLANGE VEGA CUSTODIO
THAIS MARINI DA ROSA
THAYANE GARCIA BLUMBERG
THAÍS MARTINS PELLEGERA
Tainá Lima Lucas Rosa
VANIZE PRIEBE SELL
VERA LÚCIA FERREIRA DA SILVA
VITÓRIA GRACIÉLA QUANDT
VITÓRIA GRACIÉLA QUANDT

Página gerada em 29/03/2024 07:30:35 (consulta levou 0.279289s)