Nome do Projeto
Qualidade microbiológica de filés de peixe comercializados em estabelecimentos da cidade de Pelotas-RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/04/2020 - 19/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A segurança e a qualidade dos alimentos são aspectos de grande relevância na atualidade. O frescor microbiológico é um importante critério de qualidade em pescado, já que o desenvolvimento microbiano é um dos principais fatores que levam à deterioração deste grupo alimentar. Além da contaminação ambiental, as condições higiênico-sanitárias durante a captura e manuseio, a qualidade do gelo utilizado na conservação, os recipientes onde são transportados ou acondicionados e a manipulação deste pescado na indústria são fontes de contaminação de extrema importância para os produtos da pesca. Dentre os micro-organismos patogênicos que podem estar presentes no produto final destacam-se Salmonella spp., Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Baseado nisto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade higiênico-sanitária de filés de diferentes espécies de peixes, comercializados em estabelecimentos da cidade de Pelotas. Inicialmente, as amostras de peixe serão adquiridas em supermercados, peixarias e feiras livres e encaminhadas ao Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal (LIPOA), da Faculdade de Veterinária, da UFPel, em caixas isotérmicas com gelo, onde serão analisadas. A partir, todas as análises serão realizadas de acordo com os métodos analíticos oficiais para análises microbiológicas para controle de produtos de origem animal e água. Após o término das análises e a verificação dos resultados, a interpretação dos mesmos será realizada conforme legislação vigente. A resistência bacteriana dos isolados de Salmonella será analisada e isolados de Staphylococcus e Salmonella produtores de biofilme serão identificados. Os resultados serão analisados e interpretados segundo a literatura.

Objetivo Geral

Geral
Avaliar a qualidade higiênico-sanitária de filé de peixes, comercializados em estabelecimentos como supermercados e peixarias e em feiras livres da cidade de Pelotas - RS.


Específicos
Avaliar o perfil de resistência dos isolados de Salmonella e Staphylococcus obtidos;
Identificar isolados de Staphylococcus e Salmonella produtores de biofilme.

Justificativa

Já foram avaliadas 25 amostras de filé de diferentes espécies de peixe, número insuficiente por se tratar de cinco espécies analisadas (traíra, cação, peixe-rei, linguado e salmão) para se verificar a qualidade microbiológica do produto, disponibilizado em peixes e supermercados da região de Pelotas. Os peixes são alimentos altamente perecíveis, que podem deteriorar-se rapidamente se não forem armazenados adequadamente. Desta forma, podem veicular microrganismos patogênicos e interferir com a saúde do consumidor. Sendo assim, avaliar a qualidade higiênico-sanitária dos filés que estão disponíveis para o consumidor é de grande importância.

Metodologia

Serão analisadas amostras de filé de diferentes espécies de peixes, adquiridas em supermercados, peixarias e feiras livres da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil e encaminhadas ao Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal (LIPOA), da Faculdade de Veterinária, da UFPel, em caixas isotérmicas com gelo, onde serão analisadas.Todas as análises serão realizadas de acordo com os métodos analíticos oficiais para análises microbiológicas para controle de produtos de origem animal.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados obtidos vão mostrar a real situação dos filés comercializados na cidade de Pelotas e servirão como base para projetos de extensão (como cursos de boas práticas de fabricação) e os resultados obtidos serão publicados em periódicos nacionais e internacionais e também apresentados em congressos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA REIS PROCOPIO
EDUARDA HALLAL DUVAL1
HELENICE GONZALEZ DE LIMA1
NATACHA DEBONI CERESER1
NATASCHA DORNELLES ROESCH
RITA DE CASSIA DOS SANTOS DA CONCEICAO5

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 486,92Coordenador

Página gerada em 25/04/2024 02:21:48 (consulta levou 1.137145s)