Nome do Projeto
Curso de Atualização de Saúde Mental em Emergências Humanitárias como a pandemia de COVID-19
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 17/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Endemias e epidemias
Resumo
Estamos nos defrontando com uma realidade bastante nova em nosso contexto, com a pandemia da COVID-19. A nova pneumonia por coronavírus começou em Wuhan na China em dezembro de 2019 e se espalhou rapidamente pelo mundo em início de 2020. No contexto da pandemia da COVID-19 se evidencia a preocupação com a qualidade da informação que chega a população, mesclando-se as incertezas daquilo que é desconhecido em relação a doença e sua propagação, notícias falsas, mitos, desinformação e um conjunto de uma comunicação de conteúdo de má qualidade que compete no imaginário da população com as informações baseadas nas melhores evidências científicas. Este cenário complexo contribui para o aumento do sentimento de insegurança da população e pode potencializar a ansiedade, o medo e mesmo a produção de estigmas de grupos dentro desta população. Neste sentido, entende-se que os setores responsáveis pelas ações de enfrentamento à pandemia de COVID-19 necessitam organizar estratégias conjuntas, bem orientadas e coordenadas que contribuam para a disseminação de informações de qualidade e para desenvolver estratégias de comunicação que visem a diminuição da ocorrência de sofrimento psíquico na população. Evidencia-se a necessidade de desenvolver conhecimento prático e específico voltado à atual pandemia da Covid-19 e ao enfrentamento de novas crises desta natureza. Propõem-se como contribuição neste cenário a realização de um curso de atualização voltado aos profissionais da saúde e áreas afins, bem como a alunos de pós-graduação. Neste sentido pretende-se desenvolver conhecimentos científicos acerca dos principais impactos sobre a saúde mental das pessoas decorrentes da emergência humanitária que estamos vivenciando, a pandemia de COVID-19.

Objetivo Geral

Desenvolver conhecimentos científicos acerca dos principais impactos sobre a saúde mental das pessoas decorrentes da emergência humanitária que estamos vivenciando, a pandemia de COVID-19.

Justificativa

Qiu Shen, Zhao et al. (2020) conduziram o primeiro estudo de grande escala nacional de levantamento do sofrimento em saúde mental na população geral da China durante este período da epidemia da COVID-19. Um questionário autoaplicado foi projetado para inquéritos psicológicos peritraumáticos durante a epidemia, sendo que a coleta de dados foi iniciada em 31 de janeiro de 2020, o dia em que a OMS anunciou o novo coronavírus como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. O estudo incluiu dados demográficos, frequência de ansiedade, depressão, fobias específicas, alteração cognitiva, evitação, comportamento compulsivo, sintomas físicos e perda de funcionamento social. O estudo recebeu um total de 52.730 questionários válidos de 36 províncias da China. Entre os entrevistados, 18.599 eram do sexo masculino (35,27%) e 34.131 mulheres (64,73%). Da amostra, quase 35% dos entrevistados apresentaram sintomas de angústia, maior entre as mulheres e em pessoas com mais de 60 anos que se apresentaram mais vulneráveis a desenvolver estresse pós-traumático. Dois fatores de proteção foram identificados a partir dos baixos escores na população jovem: a exposição limitada devido à quarentena e o acesso a grande quantidade de informação nas mídias sociais.
Este primeiro estudo mostra a importância da comunicação em saúde, para prevenir alterações na saúde mental, evidenciando o amplo acesso de informações através das redes sociais.
Vivemos em plena sociedade da informação, em que temos acesso a uma ampla gama de notícias e dificuldades concretas de verificar a veracidade das informações que atravessam o nosso dia a dia.
A sociedade da informação é o resultado de um conjunto de mudanças tecnológicas que se tornaram responsáveis pela transformação sociedade atual, alterando relações no âmbito do indivíduo, da sociedade e da cultura. O processo de geração, processamento e a transmissão da informação tornaram-se as fontes de produtividade e poder. (CASTELLS, 2016),
Segundo Bauman (2001) a modernidade é líquida, fluída e nossa sociedade moderna está em constante movimento. Evidencia que as mudanças sociais abriram espaço para a modernidade pesada que se confunde com a era do hardware, das máquinas potentes e pesadas, marcada pela instantaneidade. O autor considera que modernidade é um processo de transição, para chegar à modernidade líquida é necessário derreter os sólidos.
Esse imediatismo e instantaneidade assinalado por Bauman (2001) atravessa a sociedade da informação em que vivemos, em que o fato de a informação ser eficiente e confiável fica secundarizado e tem implicações muito sérias na saúde.
Sanches e Cavalcanti (2018) analisam esta problemática com relação as informações sobre a vacinação, destacando a importância da informação na área da saúde e os possíveis problemas decorrentes das fake news sobre vacinação contra o sarampo, poliomielite e febre amarela que, impactou nas campanhas de vacinação em massa tendo repercussão no risco de retorno de doenças já erradicadas.
No contexto da pandemia da COVID-19 também se evidencia a preocupação com a qualidade da informação que chega a população, mesclando-se as incertezas daquilo que é desconhecido em relação a doença e sua propagação, notícias falsas, mitos, desinformação e um conjunto de uma comunicação de conteúdo de má qualidade que compete no imaginário da população com as informações baseadas nas melhores evidências científicas. Este cenário complexo contribui para o aumento do sentimento de insegurança da população e pode potencializar a ansiedade, o medo e mesmo a produção de estigmas de grupos dentro desta população.
Considerando que o modelo da comunicação em dois fluxos (ARAÚJO, CARDOSO, 2007) introduz novas concepções sobre a influência de parâmetros sociais complexos na comunicação e sobre a figura do mediador no processo comunicativo (representado pelo multiplicador) entende-se que os setores responsáveis pelas ações de enfrentamento à pandemia de COVID-19 necessitam organizar estratégias conjuntas, bem orientadas e coordenadas que contribuam para a disseminação de informações de qualidade e para desenvolver estratégias de comunicação que visem a diminuição da ocorrência de sofrimento psíquico na população.

Metodologia

Curso de atualização de 40 horas desenvolvido em 5 módulos:
Módulo 1 – Impactos pandemia COVID-19 na saúde mental da população em geral e dos trabalhadores de saúde
Módulo 2 - Princípios gerais de atenção em saúde mental as pessoas em contextos comunitários de emergências humanitárias segundo a Organização Mundial de Saúde
Módulo 3 - Diretrizes do IASC Sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias
Módulo 4 – Estratégias de enfrentamento
Módulo 5 – Utilização de tecnologias em e-Mental Health no enfrentamento da pandemia de COVID-19
O curso será desenvolvido de forma remota com mais de 50¢ de atividades assíncronas como videoaulas, estudo dirigido, casos clínicos, leituras insividuais, filmes, lives gravadas. As atividades síncronas vão se dar por meio de webconferências e lives ao vivo.

Indicadores, Metas e Resultados

- Atualizar 300 profissionais de saúde e estudantes de pós-graduação sobre sintomas de ansiedade, depressão, estresse e risco de suicídio que podem surgir durante a pandemia de COVID-19 em decorrência do medo, do isolamento social e podem impactar na saúde mental das pessoas
- Disseminar informações de fontes confiáveis baseadas nas melhores evidências científicas sobre os impactos na saúde mental da pandemia de COVD-19
- Formar 300 multiplicadores de informações de boa qualidade sobre os impactos na saúde mental da pandemia de COVD-19

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA RAMALHO SILVA
ANA CAROLINA BONETTI ALVES
ANA CLARA SANTANA PRESOTTO
ANDREIA DOS SANTOS MORAES
ARIANE DA CRUZ GUEDES4
Adilane dos Santos Barbosa
Alessandro dos Santos Pin
Alex Cardoso Pereira
Aline Armani Picetti
Andréia Vanessa Carneiro de Morais
BEATRIZ HELENA MENDES DA SILVA
BIANCA ALBUQUERQUE GONÇALVES
BRUNO PEREIRA NUNES
Bianca Baião Bastos
Bruna Engelman
Bruna dos Passos Gimenes
CARLA GABRIELA WÜNSCH SOUZA
CARMEN TEREZINHA LEAL ARGILES
CAROLINE FERREIRA SCHÜLER
CESAR BRASIL SPERB
CESAR BRASIL SPERB
CINARA OLIVEIRA DA COSTA
Caliane Pradegan da Rosa
Camila Biscacio Falco
Caroline Ló Guarnieri
Celiane Machado Balaguez
Cinthia Bento Moreira
Cláudia Brito de Oliveira Lima
Cristiane Pereira de Campos
CÁTIA GENTILE DOS SANTOS
DARA PEREIRA RODRIGUES
DARIANE LIMA PORTELA
DENYAN ALVES SILVEIRA
DIEGO ELIAS RODRIGUES DOS SANTOS
DINARTE ALEXANDRE PRIETTO BALLESTER
DUILIA SEDRÊS CARVALHO LEMOS
Dalton Demoner Figueiredo
Daniela Cláudia Silva Fortes
Daniela Duarte Dias
Dárcio Tadeu Mendes
EDUARDO BROD MENDEZ
EDUARDO SPIERING SOARES JÚNIOR
ELIANA SILVEIRA DA COSTA
ETIENE SILVEIRA DE MENEZES
ETIENE SILVEIRA DE MENEZES
EVANICE DE OLIVEIRA DUARTE
Edinilton Rosa Bispo
Eneida Mandagará de Oliveira
FERNANDA DE CASTRO SILVEIRA
FERNANDA ZIGLIA PRIETTO KRÜGER PINTO
Fátima Modelski
GABRIELA BOTELHO PEREIRA
GABRIELA LOBATO DE SOUZA4
GILVANA DA SILVA MOTA
GUSTAVO PACHON CAVADA
INEA REBECA MARQUES DOS REIS
INÊS SORIA ALVARO MARQUES
Imaê Alves
JANAINA MARIUZZI
JANAINA QUINZEN WILLRICH4
JOSIANE DA COSTA MOREIRA
Jaqueline Porto
Jaqueline Rodrigues Gazalle
Jessica Mainieri Zandavalle
Josiane do Amaral Rodrigues
LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS4
LIAMARA DENISE UBESSI
LILIAN CRUZ SOUTO DE OLIVEIRA SPERB
LUCIANE PRADO KANTORSKI8
Lara Emanueli Neiva de Sousa
Leila Mariza Hildebrandt
Letícia Assoni de Morais
Lorna Iveti Marques
Lucas Lima de Almeida
MARA NÚBIA DA COSTA LAZAMETH DINIZ
MARCIA LEAO DE LIMA
MARCILENE REGINA BLANCO ATHAYDE
MARIA CRISTINA MIRITZ SILVA
MARIANA DA CUNHA AIRES
MARILEIA EBERSOL BRAGA
MARLIZE DEGRANDI GELATTI
MICAELA ELIZANE BARTZ RADTKE
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA
MILENA HOHMANN ANTONACCI4
MILENA OLIVEIRA COSTA
Maria Cristina Porciúncula Viana
Mateus Casanova dos Santos4
NEYLA CRISTINA CARVALLÓ VIANA
PAULA DE MARQUES
POLIANA FARIAS ALVES4
PRISCILLA DOS SANTOS DA SILVA
ROBERTA ANTUNES MACHADO
ROSANA DOS SANTOS NUNES
Rafaella Mainieri Zandavalle
Rogério Andrade dos Santos
SONIA REGINA DA COSTA LAPISCHIES
TAÍS ALVES FARIAS
THANISE SILVA IEQUE
THAYANNE BRANDÃO GUIMARÃES SILVA
THYLIA TEIXEIRA SOUZA
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA8
Véra Lucia da Silva Bento

Página gerada em 26/04/2024 03:14:21 (consulta levou 0.343214s)