Nome do Projeto
Estágio Curricular - ações de comunicação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2020 - 01/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto aqui colocado se baseia nas premissas do projeto pedagógico do Bacharelado em museologia onde a formação do profissional desta área deve estar calcada no conjunto de observações e reflexões sobre os desafios contemporâneos das áreas, sobre o papel que se espera que exerçam na sua relação com a sociedade, A finalidade desse projeto é a formação de um profissional comprometido com a construção do conhecimento, atento e sensível ao trabalho com valor social, e que possa desenvolver uma prática refletida na teoria. Um profissional cujo trabalhos eja reconhecido pela sociedade, através da extensão universitária. E, caracterizar carga horária prática de disciplina como extensão, conforme definido por lei e internamente regulamentado na UFPel.

Objetivo Geral

Propiciar à comunidade acesso as atividades desenvolvidas pelos alunos, no componente curricular Estágio, na área referente a comunicação em museus através da organização de atividades em exposições e ação educativa.

Justificativa

O Presente projeto busca complementar as atividades desenvolvidas ao longo do curso de Bacharelado em Museologia e ampliar as possibilidades de práticas de extensão para os graduandos . O Projeto Pedagógico dos curso é baseado na premissa de que a atuação dos profissionais são de natureza multidisciplinar e para o desenvolvimento deste profissional apto as atividades na área especifica é necessário avaliar as suas competências profissionais principalmente para o trabalho coletivo tanto quanto, as mais propriamente, individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes. Durante o Estágio os graduandos necessitam atender a demandas e atividades próprias da profissão através de acompanhamento supervisionado de um professor. Para desenvolver este tipo de atividade prática é necessário um laboratório para a sua efetivação, sendo os museus, sejam da universidade ou de outras mantenedoras, de extrema importância, viabilizando a prática. Então com este projeto será complementado os conhecimentos discutidos em sala de aula, com a devida experimentação, de forma a tornar acessível aos pesquisadores e a comunidade em geral o acesso ao conhecimento produzido nas instituições museológicas e de pesquisa. Com este projeto será possível uma melhor apresentação e comunicação do acervo para a comunidade, com maior qualificação técnica.

Metodologia

As atividades estão planejadas de forma a ter uma interação do professor, o aluno e a equipe da instituição onde será realizado o Estágio, buscando a compreensão e a construção conjunta dos conceitos a partir da experiência de cada um e da bibliografia discutida ao longo do curso. Será conciliada a construção dialógica e a observação e realização de atividades práticas no museu de forma presencial ou a distância através de instituições conectadas as redes de informação.

Indicadores, Metas e Resultados

- curricularização de horas de extensão para os alunos do componente curricular, estágio obrigatório;
- Desenvolvimento de uma parceria entre o Bacharelado em Museologia e Museus de Pelotas e região;
- Aperfieçoamento das atividades pedagógicas do Bacharelados em Museologia
; - Implantação de atividades previstas no PPP dos Cursos;
- Aperfeiçoamento dos processos do Museu;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA RODRIGUES GASTAUD1
FABIO GALLI ALVES1
JOANA SOSTER LIZOTT1
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL1
RENAN MARQUES AZEVEDO DA MATA

Página gerada em 25/04/2024 04:41:49 (consulta levou 0.161723s)