Nome do Projeto
Cadernos Temáticos do LEH
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/11/2020 - 25/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto Cadernos Temáticos do LEH centra-se na elaboração de material didático que resulte de práticas de pesquisa e elaborações teórico-conceituais realizadas em diferentes instâncias, a saber: grupos de estudo e pesquisa, projetos de ensino, projetos de extensão, programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), Programa Residência Pedagógica, atividades decorrentes de disciplinas teórico-práticas do currículo de Licenciatura em História da UFPel, entre outros desenvolvidos no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em História da UFPel. Eventualmente experiências de outras instituições poderão ser contempladas. As produções no âmbito do projeto, com temáticas que tangenciam os componentes curriculares da área de Ciências Humanas, têm como público alvo a comunidade escolar da Educação Básica.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Produzir, organizar e publicar conteúdo didático para a Educação Básica no formato de Cadernos Temáticos para a área de Ciências Humanas.
Objetivos Específicos:
produzir conteúdo didático temático;
sistematizar conceitos históricos de forma lúdica e dinâmica para o ensino e a aprendizagem na Educação Básica;
contribuir para a promoção de temáticas pouco contempladas nos livros didáticos;
criar espaço de produção e divulgação de materiais produzidos por licenciandos, pós graduandos e professores de história;
ampliar a relação entre a Educação Básica e o curso de Licenciatura em História;
publicar no formato de Cadernos Temáticos os conteúdos produzidos nos diferentes projetos desenvolvidos no projeto Laboratório de Ensino de História.

Justificativa

As práticas de ensino e aprendizagem que envolvem professoras/es e alunas/os na Educação Básica, por vezes, carecem de materiais didáticos que possibilitem a inserção de temas e conceitos atualizados, que versem sobre aspectos históricos, sociais e culturais significativos e que dialoguem com as experiências das/os estudantes. A produção de livros paradidáticos tem apresentado importante suporte para as atividades escolares que intencionam ampliar os conteúdos tradicionalmente contemplados nos currículos escolares. Os Cadernos Temáticos do LEH caracterizam-se, assim, como uma produção didática que visa contemplar conteúdos que tangenciam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em sua apresentação quadripartite dos conteúdos históricos. Nesse sentido, diferentes temáticas deverão ser abordadas, em seus aspectos históricos e socioculturais, tais como: Direitos Humanos, Educação Patrimonial, História da Mulheres, Meio Ambiente, História e Cultura Afrobrasileira e Indígena, entre outros. Os textos devem contemplar discussões conceituais e propostas de atividades pedagógicas, prezando pela sistematização de conteúdo com linguagem adequada ao universo cognitivo do público-alvo, podendo apresentar diferentes linguagens textuais (imagens, charges, desenhos) e a indicação de recursos didáticos que possibilitem ampliar os conhecimentos sobre diferenciadas temáticas. A produção dos conteúdos leva em conta a autonomia intelectual das/os professoras/es, possibilitando a apropriação, o recriar, e a adequação das propostas pedagógicas para os diferentes contextos escolares.

Metodologia

O conteúdo didático dos Cadernos será produzido por professores/as universitários e da Educação Básica, que possuam afinidade com a temática proposta;
O conteúdo deverá seguir a estrutura indicada pelo projeto, que contempla: apresentação da temática, proposta pedagógica I e II, indicações sobre o tema e lista de referências;
Todos os volumes da série terão uma breve apresentação do projeto “Cadernos Temáticos do LEH”, o mesmo texto em todos os volumes;
A Apresentação da Temática fica a cargos dos autores ou organizadores.
Cada volume deverá ter entre 40 e 50 páginas, já formatado, com imagens e abertura de capítulos;
O texto final, após passar por revisão gramatical, deverá ser revisado por dois professores/as consultores: um/a professor/a vinculada ao LEH e/ou um/a especialista na área temática e/ou um/a professor/a da Educação Básica; a depender da vinculação institucional dos organizadores ou autores da Série temática;
Os Cadernos serão publicados no formato de Série, sendo que cada volume da Série contemplará um tema em específico;
Objetiva-se a publicação mínima de dois volumes da Série por ano;
A publicação deverá contar com ficha catalográfica e ISBN;
A editoração gráfica do conteúdo será realizada por graduando bolsista ou voluntário dos cursos de Design da UFPel, sob a orientação dos profissionais vinculados ao Projeto Suldesign Estúdio;
A Publicação, na forma de e-book, será depositada na página institucional do LEH (https://wp.ufpel.edu.br/leh/), estando disponível gratuitamente para comunidade em geral.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto resultará em importante contribuição para a formação dos alunos de Licenciatura em História e de pós graduandos em História, no que tange a apropriação de técnicas e especificidades que envolvem a produção de materiais didáticos, assim como a aproximação com o universo escolar. Ainda, considera-se que a produção e publicação dos Cadernos Temáticos do LEH será capaz de contribuir para responder às demandas da comunidade escolar, em relação a temas que carecem de materiais didáticos, bem como, pela apresentação e uso de conceitos científicos que circulam na academia e poderão ser ressignificados no contexto escolar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GASPAROTTO11
Amanda Nunes Moreira
BRUNA APARECIDA TOMAZI
CAMILA GONÇALVES DUTRA
CARMEM GESSILDA BURGERTI SCHIAVON
CARMEN BEATRIZ LUBKE UCKER
CASSIA MARIGLIANO
Claudia Helena da Silva Duarte
DANIEL SIAS DA SILVA
ELÍSIA GABRIELA CARDOSO DA SILVA
ERIKA DOS SANTOS GILLMEISTER BONOW
GUILHERME BUENO ALCÂNTARA
JONAS MOREIRA VARGAS2
JOSIANE DUARTE DOS SANTOS CRIZÉL4
KRISLEY HEPP DECKER
Katia Flores Fontoura
LAÍS NEVES BITTENCOURT
LETICIA TRAMPUSCKI PIRES
LISIANE SIAS MANKE8
LUCAS TUNES FERNANDES
MARA INÊS ALFLEN
MARCIA JANETE ESPIG8
MOZART MATHEUS DE ANDRADE CARVALHO
NATIELE GONÇALVES MESQUITA
PEDRO MARCO RIBEIRO PIRES
SIMONE LIMA CASTRO
SUÉLEN DOS REIS ANDRADE
TAMARA OSWALD
Tatiana Carrilho Pastorini Torres
VIVIANE ADRIANA SABALLA1
WILIAN JUNIOR BONETE3

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 1.000,00Coordenador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 2.000,00Coordenador

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
Recursos própriosR$ 470,00Coordenador

Página gerada em 18/11/2024 09:22:02 (consulta levou 0.198152s)