Nome do Projeto
Cadernos Temáticos do LEH
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/11/2020 - 25/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto Cadernos Temáticos do LEH centra-se na elaboração de material didático que resulte de práticas de pesquisa e elaborações teórico-conceituais realizadas em diferentes instâncias, a saber: grupos de estudo e pesquisa, projetos de ensino, projetos de extensão, programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), Programa Residência Pedagógica, atividades decorrentes de disciplinas teórico-práticas do currículo de Licenciatura em História da UFPel, entre outros desenvolvidos no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em História da UFPel. Eventualmente experiências de outras instituições poderão ser contempladas. As produções no âmbito do projeto, com temáticas que tangenciam os componentes curriculares da área de Ciências Humanas, têm como público alvo a comunidade escolar da Educação Básica.
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Produzir, organizar e publicar conteúdo didático para a Educação Básica no formato de Cadernos Temáticos para a área de Ciências Humanas.
Objetivos Específicos:
produzir conteúdo didático temático;
sistematizar conceitos históricos de forma lúdica e dinâmica para o ensino e a aprendizagem na Educação Básica;
contribuir para a promoção de temáticas pouco contempladas nos livros didáticos;
criar espaço de produção e divulgação de materiais produzidos por licenciandos, pós graduandos e professores de história;
ampliar a relação entre a Educação Básica e o curso de Licenciatura em História;
publicar no formato de Cadernos Temáticos os conteúdos produzidos nos diferentes projetos desenvolvidos no projeto Laboratório de Ensino de História.
Objetivos Específicos:
produzir conteúdo didático temático;
sistematizar conceitos históricos de forma lúdica e dinâmica para o ensino e a aprendizagem na Educação Básica;
contribuir para a promoção de temáticas pouco contempladas nos livros didáticos;
criar espaço de produção e divulgação de materiais produzidos por licenciandos, pós graduandos e professores de história;
ampliar a relação entre a Educação Básica e o curso de Licenciatura em História;
publicar no formato de Cadernos Temáticos os conteúdos produzidos nos diferentes projetos desenvolvidos no projeto Laboratório de Ensino de História.
Justificativa
As práticas de ensino e aprendizagem que envolvem professoras/es e alunas/os na Educação Básica, por vezes, carecem de materiais didáticos que possibilitem a inserção de temas e conceitos atualizados, que versem sobre aspectos históricos, sociais e culturais significativos e que dialoguem com as experiências das/os estudantes. A produção de livros paradidáticos tem apresentado importante suporte para as atividades escolares que intencionam ampliar os conteúdos tradicionalmente contemplados nos currículos escolares. Os Cadernos Temáticos do LEH caracterizam-se, assim, como uma produção didática que visa contemplar conteúdos que tangenciam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em sua apresentação quadripartite dos conteúdos históricos. Nesse sentido, diferentes temáticas deverão ser abordadas, em seus aspectos históricos e socioculturais, tais como: Direitos Humanos, Educação Patrimonial, História da Mulheres, Meio Ambiente, História e Cultura Afrobrasileira e Indígena, entre outros. Os textos devem contemplar discussões conceituais e propostas de atividades pedagógicas, prezando pela sistematização de conteúdo com linguagem adequada ao universo cognitivo do público-alvo, podendo apresentar diferentes linguagens textuais (imagens, charges, desenhos) e a indicação de recursos didáticos que possibilitem ampliar os conhecimentos sobre diferenciadas temáticas. A produção dos conteúdos leva em conta a autonomia intelectual das/os professoras/es, possibilitando a apropriação, o recriar, e a adequação das propostas pedagógicas para os diferentes contextos escolares.
Metodologia
O conteúdo didático dos Cadernos será produzido por professores/as universitários e da Educação Básica, que possuam afinidade com a temática proposta;
O conteúdo deverá seguir a estrutura indicada pelo projeto, que contempla: apresentação da temática, proposta pedagógica I e II, indicações sobre o tema e lista de referências;
Todos os volumes da série terão uma breve apresentação do projeto “Cadernos Temáticos do LEH”, o mesmo texto em todos os volumes;
A Apresentação da Temática fica a cargos dos autores ou organizadores.
Cada volume deverá ter entre 40 e 50 páginas, já formatado, com imagens e abertura de capítulos;
O texto final, após passar por revisão gramatical, deverá ser revisado por dois professores/as consultores: um/a professor/a vinculada ao LEH e/ou um/a especialista na área temática e/ou um/a professor/a da Educação Básica; a depender da vinculação institucional dos organizadores ou autores da Série temática;
Os Cadernos serão publicados no formato de Série, sendo que cada volume da Série contemplará um tema em específico;
Objetiva-se a publicação mínima de dois volumes da Série por ano;
A publicação deverá contar com ficha catalográfica e ISBN;
A editoração gráfica do conteúdo será realizada por graduando bolsista ou voluntário dos cursos de Design da UFPel, sob a orientação dos profissionais vinculados ao Projeto Suldesign Estúdio;
A Publicação, na forma de e-book, será depositada na página institucional do LEH (https://wp.ufpel.edu.br/leh/), estando disponível gratuitamente para comunidade em geral.
O conteúdo deverá seguir a estrutura indicada pelo projeto, que contempla: apresentação da temática, proposta pedagógica I e II, indicações sobre o tema e lista de referências;
Todos os volumes da série terão uma breve apresentação do projeto “Cadernos Temáticos do LEH”, o mesmo texto em todos os volumes;
A Apresentação da Temática fica a cargos dos autores ou organizadores.
Cada volume deverá ter entre 40 e 50 páginas, já formatado, com imagens e abertura de capítulos;
O texto final, após passar por revisão gramatical, deverá ser revisado por dois professores/as consultores: um/a professor/a vinculada ao LEH e/ou um/a especialista na área temática e/ou um/a professor/a da Educação Básica; a depender da vinculação institucional dos organizadores ou autores da Série temática;
Os Cadernos serão publicados no formato de Série, sendo que cada volume da Série contemplará um tema em específico;
Objetiva-se a publicação mínima de dois volumes da Série por ano;
A publicação deverá contar com ficha catalográfica e ISBN;
A editoração gráfica do conteúdo será realizada por graduando bolsista ou voluntário dos cursos de Design da UFPel, sob a orientação dos profissionais vinculados ao Projeto Suldesign Estúdio;
A Publicação, na forma de e-book, será depositada na página institucional do LEH (https://wp.ufpel.edu.br/leh/), estando disponível gratuitamente para comunidade em geral.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto resultará em importante contribuição para a formação dos alunos de Licenciatura em História e de pós graduandos em História, no que tange a apropriação de técnicas e especificidades que envolvem a produção de materiais didáticos, assim como a aproximação com o universo escolar. Ainda, considera-se que a produção e publicação dos Cadernos Temáticos do LEH será capaz de contribuir para responder às demandas da comunidade escolar, em relação a temas que carecem de materiais didáticos, bem como, pela apresentação e uso de conceitos científicos que circulam na academia e poderão ser ressignificados no contexto escolar.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA GASPAROTTO | 11 | ||
Amanda Nunes Moreira | |||
BRUNA APARECIDA TOMAZI | |||
CAMILA GONÇALVES DUTRA | |||
CARMEM GESSILDA BURGERTI SCHIAVON | |||
CARMEN BEATRIZ LUBKE UCKER | |||
CASSIA MARIGLIANO | |||
Claudia Helena da Silva Duarte | |||
DANIEL SIAS DA SILVA | |||
ELÍSIA GABRIELA CARDOSO DA SILVA | |||
ERIKA DOS SANTOS GILLMEISTER BONOW | |||
GUILHERME BUENO ALCÂNTARA | |||
JONAS MOREIRA VARGAS | 2 | ||
JOSIANE DUARTE DOS SANTOS CRIZÉL | 4 | ||
KRISLEY HEPP DECKER | |||
Katia Flores Fontoura | |||
LAÍS NEVES BITTENCOURT | |||
LETICIA TRAMPUSCKI PIRES | |||
LISIANE SIAS MANKE | 8 | ||
LUCAS TUNES FERNANDES | |||
MARA INÊS ALFLEN | |||
MARCIA JANETE ESPIG | 8 | ||
MOZART MATHEUS DE ANDRADE CARVALHO | |||
NATIELE GONÇALVES MESQUITA | |||
PEDRO MARCO RIBEIRO PIRES | |||
SIMONE LIMA CASTRO | |||
SUÉLEN DOS REIS ANDRADE | |||
TAMARA OSWALD | |||
Tatiana Carrilho Pastorini Torres | |||
VIVIANE ADRIANA SABALLA | 1 | ||
WILIAN JUNIOR BONETE | 3 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior | R$ 1.000,00 | Coordenador |
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior | R$ 2.000,00 | Coordenador |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Recursos próprios | R$ 470,00 | Coordenador |