Nome do Projeto
ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL AMBULATORIAL A CRIANÇAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/04/2021 - 20/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A população pediátrica, naturalmente vulnerável a agravos a saúde, enfrenta o aumento da exposição precoce a distúrbios nutricionais, das sequelas neurológicas e motoras decorrentes de parto prematuro e da presença de transtornos neuropsiquiátricos, a exemplo do Transtorno do Espectro Autista. A Faculdade de Nutrição da UFPel, por meio de ações vinculadas ao projeto de extensão "Assistência nutricional ambulatorial a crianças", proporciona desde 2011 tratamento nutricional a crianças e adolescentes acometidos de diversas patologias. O objetivo do atual projeto é prestar assistência clínica nutricional a crianças e adolescentes, sob a perspectiva da troca de conhecimentos, contribuindo na elaboração de habilidades e competências fundamentais aos princípios e diretrizes do sistema único de saúde. Os pacientes pediátricos encaminhados ao referido serviço são provenientes de serviços de saúde da cidade de Pelotas e da região sul. Serão realizados atendimentos clínicos no ambulatório de Nutrição Pediátrica, anexo ao ambulatório de pediatria da Faculdade de Medicina. Serão atendidos pacientes de Pelotas e região, conforme encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. O treinamento do acadêmico no serviço contemplará: a) semiologia nutricional, b) avaliação e diagnóstico nutricional, c) prescrição dietética e condutas clínicas para diferentes condições clínicas e d) aconselhamento dietético. Serão considerados indicadores a relação entre o número de agendamentos de pacientes novos e retornos e o número de consultas efetivamente realizadas e altas. A meta principal é ampliar a participação de acadêmicos de nutrição em um importante cenário de prática profissional. A meta secundária é diminuir o tempo entre os agendamentos de retorno, possibilitando consultas mais frequentes, em especial, nos casos mais graves. Como resultados espera-se em relação a assistência alcance de percentual elevado (70%) dos objetivos terapêuticos estabelecidos a cada consulta, bem como um aumento no número de colaboradores acadêmicos.

Objetivo Geral

Prestar assistência clínica nutricional a crianças e adolescentes, sob a perspectiva da multidisciplinaridade, contribuindo na elaboração de habilidades e competências fundamentais aos princípios e diretrizes do sistema único de saúde.

Justificativa

A população pediátrica, naturalmente vulnerável a agravos a saúde, enfrenta o aumento da exposição precoce a distúrbios nutricionais, das sequelas neurológicas e motoras decorrentes de parto prematuro e da presença de transtornos neuropsiquiátricos, a exemplo do Transtorno do Espectro Autista. Nesse contexto, há um aumento do número de pacientes pediátricos a espera de assistência nutricional.

Metodologia

Os pacientes pediátricos encaminhados ao referido serviço são provenientes de serviços de saúde da cidade de Pelotas e da região sul. Serão realizados atendimentos clínicos no ambulatório de Nutrição Pediátrica, anexo ao ambulatório de pediatria da Faculdade de Medicina. Serão atendidos pacientes de Pelotas e região, conforme encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. O treinamento do acadêmico no serviço contemplará: a) semiologia nutricional, b) avaliação e diagnóstico nutricional, c) prescrição dietética e condutas clínicas para diferentes condições clínicas e d) aconselhamento dietético.
Os atendimentos serão realizados diariamente.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta principal é ampliar a participação de acadêmicos de nutrição em um importante cenário de prática profissional. A meta secundária é diminuir o tempo entre os agendamentos de retorno, possibilitando consultas mais frequentes, em especial, nos casos mais graves. Como resultados espera-se em relação a assistência alcance de percentual elevado (70%) dos objetivos terapêuticos estabelecidos a cada consulta, bem como um aumento no número de colaboradores acadêmicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO0
ANGELA NUNES MOREIRA0
BETÂNIA BOEIRA SCHEER
BÁRBARA PETER GONÇALVES
EDUARDA COUTO PLÁCIDO
EDUARDA DE SOUZA SILVA
JULIANA DOS SANTOS VAZ4
MANOELA DE AZEVEDO BICHO
MARIA VERONICA MARQUEZ COSTA
MARINA DOS SANTOS
SANDRA COSTA VALLE4
SIMONE MUNIZ PACHECO

Página gerada em 01/07/2022 22:56:47 (consulta levou 0.147504s)