Nome do Projeto
Biotecnologia invade a escola e Mural G Biotec em tempos de distanciamento
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/08/2021 - 14/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Participar do letramento ciêntífico de crianças e adolescentes durante a educação básica conduz a reflexâo crítica sobre o papel da ciência e tecnologia no dia-dia, contribuindo também ao estimular a curiosidade ciêntifica. Alicerçando o processo ensino aprendizagem significativo, reforçar as bases para a uma formação cidadã trará reflexos no desenvolvimento ciêntifico-tecnológico, econômico e social da região. Da mesma forma, a aproximação academia-comunidade, juntamente com a transposição e construção de novos conhecimentos (mutuamente articulados) aplia a visão de mundo bem como de sua complexidade, contribuindo para aquisição de novas habilidades e competências aos profissionais em formação, e simultaneamente agrega identidade e pertencimento ao Curso de Bacharelado em Biotecnologia do CDTec. A partir de necessidades geradas ao longo desafiador processo iniciado com o ensino remoto emergencial, a proposta engloba uma releitura de dois projetos adaptando à nova realidade metodoloias combinadas de ensino, pesquisa e extensão agora através de atividades não presenciais. Ainda que o foco sejam alunos de escolas públicas pretende-se também atingir estudantes de escolas particulares da região. A fim de implementar as atividades serão utilizadas redes sociais on line e a plataforma google, articulando os colaboradores e organizadores no espaço e-projetos da UFPel. O projeto também constiuirá um espaço disponível para ações de integralização da extensão no curso de bacharelado em Biotecnologia.

Objetivo Geral

O projeto busca promover a formação cidadã dos acadêmicos do curso de Biotecnologia da UFPel, através de ações concretas em prol da popularização da ciência e da tecnologia utilizando midias eletrõnicas e redes sociais e palestras remotas em tempo real.

Justificativa

Após um período de adaptação as novas realidades impostas pelo ensino remoto emergencial, a demanda pela continuidade de ações em prol do letramento científico e tecnológico promoveram a união de dois projetos anteriormente executados de forma presencial, agora na modalidade integralmente remota, atendendo as normas de distanciamento.

Metodologia

Ações de popularização da ciência e difusão do conhecimento científico e tecnológico serão implementadas sob demanda, vinculando efetivamente disciplinas que contriuem para efetivação da carga de curricularização da extensao do Curso de Bacharelado em Biotecnologia com interesses dos alunos e da comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos nesse novo desenho e com novos objetivos firmar compromisso com os colaboradores voluntarios e atender os anseios da comunidade, comparilhando informações e conhecimento cientificamente alicerçado e despertando a curiosidade científica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMÁLIA GONÇALVES ALVES
ANA LARA JARDIM DOS SANTOS
ANA LUCIA SOARES CHAVES4
ANDERSON FERNANDO FERREIRA
ANDRIELE BONEMANN MADRUGA
CAMILA RITTER
CHRISTIAN DOMINGUES SANCHEZ
DIAGO DUTRA LIMA
Davi Barwaldt Dutra
DÉBORA BARWALDT DUTRA
Eduardo Lima Soares
Elisabete Becker da Silva
GEAN CARLOS GONCALVES LEMOS
GUILHERME WAWRZENIAK DAS NEVES
GUSTAVO ARRUDA
ISABEL LOPES VIGHI
KATIELEN MOTA DA SILVA
KETHLIN DE QUADROS FERREIRA
LOHANA PORTO DE ALMEIDA
LUCAS PETITEMBERTE DE SOUZA
LUCIANA BICCA DODE12
MABELLE CARDIA NUNES DOS SANTOS
MARCELO DUTRA DA SILVA
MARIA EDUARDA BICCA DODE
MARIA TERESA BICCA DODE
MARIANA HÄRTER REMIÃO10
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR1
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON4
RODRIGO TORRES MARQUES
SAMARA SOUZA BATISTA
VERA LUCIA BOBROWSKI8
YAGO PIRES

Página gerada em 23/01/2022 14:49:43 (consulta levou 0.110152s)