Nome do Projeto
IV Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/08/2021 - 29/10/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Este projeto é proposto pelos grupos de Pesquisa “Laboratório Imagens da Justiça” e “Gestão, Currículo e Políticas Educativas”. O Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica, com o tema “Imagens para resistir em nome da democracia”, integra as comemorações do quadragésimo quinto aniversário da Faculdade de Educação. O evento contará com a participação de investigadores nacionais e estrangeiros, por meio de palestras e mesas redondas. Está prevista, também, a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, professores de educação superior e da educação básica, assim como de profissionais da área. Tem-se como principal objetivo propiciar conhecimentos e oportunizar o debate sobre a produção científica que tem sido desenvolvida no campo do currículo, particularmente aquela articulada à temática das imagens, da justiça social, da pedagogia e da educação jurídica. Este Projeto dá continuidade à realização de cinco eventos sobre o tema, o I, o II e o III Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica (2012, 2014 e 2017), com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Direito desta Universidade, o Seminário “Imagens da Justiça, Pesquisas e práticas inovadoras no ensino jurídico contemporâneo” (2015) sediado na UFSC - instituição parceira da pesquisa, e o Seminário “Currículo, Cultura Visual e Pesquisa em Educação” (2016), sediado na UFPel. Considerando o atual contexto de resguardo social exigido pela pandemia de Covid no país, este Projeto Integrado será desenvolvido no modo virtual mediante o uso de plataformas digitais, e prevê o desenvolvimento de atividades síncronas e assíncronas.

Objetivo Geral

Propiciar conhecimentos e oportunizar o debate sobre a produção científica que tem sido desenvolvida no campo do currículo, particularmente aquela articulada à temática das imagens, da justiça social, da pedagogia e da educação jurídica. Oportunizar a estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel, professores da educação superior e da educação básica o estudo, a discussão e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, no contexto de uma rede multidisciplinar e interdisciplinar composta por pesquisadoras(es) brasileiras(os) e estrangeiras(os), com foco no entrecruzamento dos temas em pauta.

Justificativa

A promoção do evento se justifica pela repercussão altamente positiva do Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica, em suas três primeiras edições, pelo estímulo a novos estudos e produção científica, assim como pelos intercâmbios, estabelecimento de parcerias e formação de novos pesquisadores. É preciso registrar, ainda, que este projeto se constituiu em um espaço de forte incentivo ao estudo de imagens como elementos de análise sobre o currículo, assim como ao desenvolvimento de análises interdisciplinares sobre o currículo do curso de direito e de outras áreas das Ciências Humanas em Sociais. O Seminário integra as comemorações do quadragésimo quinto aniversário da Faculdade de Educação. Concorre, ainda, para a promoção deste evento, a relevância da temática e sua abordagem inovadora, pois são ainda pouco frequentes os estudos de abordagem qualitativa que se dediquem à análise de imagens nesta área de conhecimento e, particularmente raros, os que se proponham a articular tal análise ao estudo do currículo de cursos de formação jurídica. O Seminário proposto vincula-se, ainda, a um conjunto de experiências investigativas que vem sendo desenvolvidas nesta universidade, em parceria com universidades públicas nacionais e estrangeiras, há mais de uma década, mais particularmente, estudos sobre os currículos e imagens, currículo do curso de direito e pedagogia jurídica.

Metodologia

Considerando o quadro pandêmico, vamos nos valer do uso de plataformas digitais para o desenvolvimento das atividades. Estas serão realizadas de modo síncrono e assíncrono. As atividades síncronas serão desenvolvidas por meio das palestras, mesas redondas e debates, em cinco sessões, em um período de três semanas. As atividades assíncronas serão realizadas mediante estudo de textos indicados pelos palestrantes. A programação será de três semanas, com a realização de cinco encontros síncronos nesse período.

Indicadores, Metas e Resultados

Contar com participação de estudantes e docentes de graduação, pós-graduação e Educação Básica.
Ampliar o diálogo entre a graduação e a pós-graduação na universidade.
Ampliar a articulação entre a pós-graduação e a rede pública de ensino de Pelotas.
Realizar intercâmbios entre pesquisadores nacionais e estrangeiros;
Oferecer condições para o estudo e o debate interdisciplinar sobre novos referenciais para a análise de currículos, articulado à temática das imagens, da justiça social, da pedagogia e da educação jurídica

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA CORREA HENNING5
ANELIZE MAXIMILA CORREA4
ARION ESCORSIN DE GODOY
BRUNA HOISLER SALLET
BRUNA HOISLER SALLET
ERNANI SANTOS SCHMIDT
ERNANI SANTOS SCHMIDT
Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves
FABIANA LOPES DE SOUZA
FELIPE MARQUES COUTO
Franceli Bianquin Grigoletto Papalia
GUILHERME STEFAN
LUCAS PACHECO BRUM
MARIA CECILIA LOREA LEITE7
NATÁLIA FERREIRA DA CUNHA
RENATO DURO DIAS
SERGIO DE SOUZA SILVEIRA
STEPHANE SILVA DE ARAUJO
VICTORIA BORTOLOTTI LEMOS

Página gerada em 25/03/2023 18:07:59 (consulta levou 0.227360s)