Nome do Projeto
Zona de contágio: a fotografia na confluência das linguagens artísticas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/09/2022 - 15/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A pesquisa, de caráter prático e teórico, busca a criação experimental de situações artísticas que envolvam a fotografia na mistura com outras linguagens da arte, bem como a análise e reflexão entorno desta tensão. O Centro de Artes é singular pela variedade e qualidade de pesquisas no campo da Arte. Essa característica é o mote para produzir um saber contaminado pelo encontro das várias investigações artísticas realizadas na unidade. Tendo como ponto de partida a fotografia como arte contemporânea, pretende-se propor situações de pesquisa, ensino e extensão que promovam a interdisciplinaridade das linguagens artísticas. Situação que promoverá aos estudantes uma riqueza investigativa tanto em produções artísticas quanto em propostas educativas. A meta é produzir reflexão sobre a fotografia no campo estendido da arte, por meio do conhecimento e da produção em arte contemporânea, diante de estratégias interdisciplinares. Adotando como método de pesquisa a Artografia, pretende-se atuar na pesquisa, na prática artística e no ensino, por meio de grupo de estudos, de produção artística, exposição, conferências, oficinas, bem como por meio de seminário, envolvendo docentes e discentes do centro de Artes da UFPel.

Objetivo Geral

Produzir reflexão sobre a fotografia no campo estendido da arte, por meio do conhecimento e da produção em arte contemporânea, diante de estratégias interdisciplinares.

Justificativa

Para dar continuação a pesquisa desenvolvida durante o Doutorado em Artes Visuais, intitulada Incursões Noturnas: situações obscuras para a experiência indeterminada, esta etapa da investigação pretende explorar os saberes das diversas linguagens artísticas que integram o Centro de Artes pelo contato, conhecimento e experiência nos campos múltiplos de conhecimento das Artes, tendo como eixo investigativo a fotografia contemporânea nas Artes Visuais. Um grupo de estudos formado por discentes e docentes da UFPel, irá intercalar a pesquisa teórica, a prática artística e a experiência sensível para a busca da tensão pela confluência da fotografia e as outras linguagens artísticas. Essa zona de mistura e composição é compreendida tal como a imagem dialética de Walter Benjamin. Ao conceber a arte como zona impura, choque entre linguagens díspares, traz um entendimento da arte contemporânea ao encontro de experiências de expansão das linguagens, assim como Rosalind Krauss defendeu a noção de escultura no Campo Expandido. A experiência será tratada como método no processo criativo bem como na atuação no campo pedagógico, como pensa Jorge Larrosa. A metodologia Artográfica, de acordo com Leonardo Verde Charréu, compreende a pesquisa que é desenvolvida por um investigador que, simultaneamente, desempenha também, na própria investigação, a função de professor e artista.

Metodologia

Através do método da Artografia, quando a pesquisadora atua juntamente como artista e professora, o processo cartográfico/poético/educativo irá promover o encontro da pesquisa, extensão e ensino neste projeto.
Através do processo de produção artística da artista, professora e pesquisadora Lizângela Torres, serão propostos encontros para estudo direcionados, oficinas artísticas e palestras com professores convidados dos cursos do Centro de Artes para estudantes participantes da pesquisa.
Etapas do projeto: Produção artística; Exposição na Galeria A Sala do Centro de Artes da UFPel; Grupo de estudos sobre fotografia contemporânea na confluência das linguagens artísticas; Seminário para a apresentação da pesquisa; Oficinas de arte e conferências com professores convidados do Centro de Artes e pesquisadores de fora da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

O Centro de Artes é singular pela variedade de pesquisas no campo da Arte. Essa característica é o mote para produzir um saber contaminado pelo encontro das várias investigações artísticas realizadas na unidade. Tendo como zona de partida a tensão entre a fotografia e outras linguagens artísitcas, pretende-se propor situações de pesquisa, ensino e extensão que promovam a interdisciplinaridade dos saberes da arte. Situação que promoverá aos estudantes uma riqueza investigativa tanto em produções artísticas quanto em propostas educativas. A meta é produzir reflexão sobre a fotografia no campo estendido da arte, por meio do conhecimento e da produção em arte contemporânea, através de grupo de estudos, de produção e exposição artística, de seminário, envolvendo docentes e discentes do centro de Artes da UFPel, através de estratégias interdisciplinares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AURORA MARTINS MEIRELES
CAMILA DA ROSA DA SILVA
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA2
EDIO RANIERE DA SILVA2
EDUARDA MARTINS PEDROTTI
EDUARDO SOARES DEVENS
ELIZABETH SILVA SILVEIRA
FELIPE MERKER CASTELLANI
FRANCISCO FRANCO BOMBAZAR
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL
HENRIQUE SALDANHA DA COSTA
HUGO LEONARDO DE OLIVEIRA
JESSICA OLIVEIRA DA SILVA
Joana Schneider
KATIANE LETICIA FERREIRA DA SILVA
KELLY WENDT2
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA14
LORRÁYNE DE MENEZES DA SILVA
MARTHA GOMES DE FREITAS1
NATALIA CERQUEIRA NORNBERG
Nauita Martins Meireles
PEDRO IVO BRAMÉ
ROSANA DE SOUZA LOUZADA
RÉGIS AGUIAR DUTRA
THIAGO COSTA PERDIGÃO

Página gerada em 23/04/2024 06:32:51 (consulta levou 0.180662s)