Nome do Projeto
Programa Amigo Universitário
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2022 - 01/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto Amigo Universitário é uma proposta da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que visa promover o contato entre alunos estrangeiros em mobilidade e alunos voluntários da UFPel por meio de ações interculturais de acolhida e integração dos estrangeiros ao ambiente universitário da UFPel, à comunidade em geral e às culturas brasileira e gaúcha.

Objetivo Geral

Promover a Internacionalização para a comunidade da UFPel, de Pelotas, e da região sul do Rio Grande do Sul por meio da experiência de intercâmbio cultural entre os participantes (alunos voluntários da UFPel e alunos estrangeiros em mobilidade), bem como facilitar a adaptação do visitante ao ambiente universitário da UFPel, às culturas brasileira e gaúcha e à cidade de Pelotas/RS. Objetiva-se, também, promover o envolvimento discente na recepção e acolhida de discentes estrangeiros que veem à UFPel em mobilidade.

Justificativa

O projeto justifica-se em razão da Política Linguística da UFPel por contemplar, especialemente, o objetivo IV (“Viabilizar o acolhimento, a formação e o acompanhamento em língua portuguesa para falantes de outras línguas”) do artigo 2º, bem como a Estratégia 5 (“Definir o Português para Estrangeiros com prioridade institucional e área estratégica na UFPel, para promover a atração de estrangeiros e para a difusão da cultura brasileira”) do objetivo 2.3 previsto no Planejamento estratégico de Internacionalização da UFPel.

Metodologia

Designação de discente da UFPel para servir de referência e apoio para dois estudantes estrangeiros em mobilidade "in". Compete ao Amigo Universitário recepcionar e orientar o estrangeiro em suas primeiras semanas na UFPel.
Discentes da UFPel poderão se inscrever, via edital, para recepcionar futuros estudantes estrangeiros em mobilidade. Dois estudantes locais serão responsáveis pela acolhida e orientação e acompanhamento de um estrangeiro, proporcionando vivência intercultural sem sair da UFPel, além de práticas de idiomas. Cada "Amigo" contabilizará 20 horas de atividades complementares por discente estrangeiro que recepcionar no semestre.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, por meio do projeto:
- Integrar a CRInter às diversas unidades acadêmicas e órgãos administrativos da UFPel;
- Envolver discentes, de modo institucionalizado, às relações acadêmicas internacionais, sobretudo àqueles ainda não diretamente ligados à CRInter;
- Promover uma adequada recepção aos discentes estrangeiros de graduação que venham estudar na UFPel, fazendo, com isso, sua experiência acadêmica ser enriquecida por uma experiência humana e cultural adequadamente mediada;
- Melhorar a proficiência linguística em idioma estrangeiro, considerando a acolhida a estudantes especialmente oriundos de países de outras línguas que não a portuguesa, além do intercâmbio cultural da nossa cultura local, regional e nacional e dos países estrangeiros cujos discentes em mobilidade estarão em período de estudos na UFPel.
O programa será avaliado por meio de questionário a ser respondido pelos participantes, discentes brasileiros e estrangeiros, que refletirão sobre a experiência e apresentarão sugestões para melhoria da oferta seguinte.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AGNES RAMOS RODRIGUES
AMANDA BLEGGI8
AMANDA DA LUZ PERACHI
ANA HELENA GEREVINI AVILA
HELENA VITALINA SELBACH4
KAREN SOARES PORTO
LUANA MENEZES
Leonidas Barbosa de Almeida
MARCIA MORALES KLEE1
PATRINY MORAES DE FREITAS
PAULA ANDREA GARZÓN BOCANEGRA
RAFAELLA GONCALVES SANTOS
RENATA MORAES BIELEMANN1
VITORIA REGINA LEPORE
Vitória Fonseca Möllerke

Página gerada em 01/07/2022 23:11:58 (consulta levou 0.093582s)