Nome do Projeto
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som - LEPPAIS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/02/2022 - 29/02/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS), criado em 2008, é um dos núcleos estruturantes do Bacharelado em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. Tem como principal objetivo geral a criação de condições técnicas, teóricas e metodológicas para a exploração de percepções e de linguagens visuais e audiovisuais em pesquisas sociais, assim como a restituição de seus resultados aos diversos segmentos da sociedade. Toma-se por premissa o fato de que a produção científica vem enfrentando desafios epistêmicos, políticos e metodológicos, na medida em que interlocutores e “objetos” de pesquisa não podem mais ser compreendidos separadamente com base em interpretações unívocas e restritas a determinado campo do saber. Nesse sentido, os investimentos compartilhados na experimentação de recursos criativos e na reflexão sobre dimensões poéticas e políticas de processos e produtos de pesquisas antropológicas desenvolvidas em interação com áreas afins, têm o intuito de promover a quebra de fronteiras entre ensino, pesquisa e extensão, potencializando interesses e desejos mútuos entre conhecimentos acadêmicos formais e conhecimentos populares anti-hegemônicos.

Objetivo Geral

Fornecer as condições estruturais, humanas, técnicas, teóricas e metodológicas para a exploração de recursos, linguagens e percepções visuais e audiovisuais em pesquisas sociais, assim como subsidiar a elaboração de produtos para a restituição de resultados de pesquisas acadêmcias aos diversos segmentos da sociedade.

Justificativa

O Laboratório atinge plenamente a articulação entre pesquisa, ensino e extensão, prática consolidada, de caráter permanente. Mantém relações com outras unidades da UFPEL e com a comunidade extra- acadêmica, fornecendo apoio a projetos de curto, médio e longo prazo, a partir de uma parceria com diversos cursos e departamentos (com o Centro de Artes, o Programa-de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, o Curso de Museologia, o Departamento de História e Antropologia, entre outros). Dentre suas atividades, desenvolve grupos de pesquisa que possibilitam o intercâmbio de experiências e fornecem suporte aos projetos em desenvolvimento por diversos pesquisadores. Além disso, apoia a diversos projetos e eventos, elaborando, entre outras coisas, material audiovisual para mostras e eventos, bem como a manutenção dos sites dos cursos de graduação e pós-graduação e o apoio técnico (concepção e diagramação) de publicações científicas, como a Revista Tessituras (PPGAnt) e os Cadernos do LEPAARQ e podcasts (MUARAN, Caraminholas, Antropólis).
O LEPPAIS atua, ainda, na interface com outros núcleos (como o GEEUR e o NETA), outros centros e institutos (como o CEARTE), através do desenvolvimento de oficinas de desenho; o curso de Enfermagem, através do apoio a pesquisas relacionadas ao Movimento dos Ouvidores de Vozes; o PPGMP e Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, através do projeto de desenvolvimento do Centro Cultural da Estação Férrea, dentre outros.
A abrangência da atuação do referido laboratório indica sua relevância, sobretudo pela sua preponderância nas atividades de caráter extensionista. Ao promover a interação entre diferentes unidades e a elaboração de produtos acadêmicos junto a amplos segmentos da sociedade, o LEPPAIS possibilita diversas formas de devolução e contato com a sociedade. O que, também, reafirma sua extremamente relevância no processo de formação, sobretudo no contexto da curricularização das práticas de extensão.

Metodologia

Promoção de ações e atividades comunitárias visando à interlocução, às trocas e ao diálogo com a comunidade acadêmica; - Desenvolvimento, orientação e consultoria de pesquisas e produções individuais e coletivas de caráter antropológico e etnográfico, com ênfase nos aspectos teóricos e metodológicos relativos à imagem, à imagética, ao imaginário, à visualidade, à sonoridade, à representação, à semiótica, à performance e temáticas afins; - Incorporação de projetos acadêmicos que atendam a demandas comunitárias.

Indicadores, Metas e Resultados

- Manutenção de um núcleo de aglutinação e de irradiação com comunidade em geral e comunidade
universitária,
- interdisciplinaridade e parcerias com organizações civis, outros cursos da UFPel, outras instituições acadêmicas;
- capacitação técnica e reflexiva de alunos, pesquisadores e comunidade no uso de equipamentos de registro, na exploração das linguagens e na exposição visual, sonora, audiovisual e multimídia em suas pesquisas
- divulgação científica de caráter antropológico e interdisciplinar;
- geração de novos projetos extensionistas;
- apropriação de créditos curriculares para estudantes;
- integração de discentes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes e membros externos à comunidade acadêmica através de grupos de estudo e pesquisa;
- fortalecimentos da rede de antropologia visual brasileira.
- internacionalização do Laboratório.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADLER MACIEL CORREA
ALEJANDRO ESCOBAR HOYOS
AMANDA DIAS WINTER
ANA PAULA LIMA SILVEIRA
Adilson Nogueira do Amaral
Alexandre Fleming Câmara Vale
Alexandre Hermes Oliveira Assunção
Alexsander Moral Teixeira
Alexânder Nakaóka Elias
Amanda Ellem Alves Soares
Ana Flavia Aparecida Moreira
CASSIO GUIMARAES PEREIRA
CLAUDIA TURRA MAGNI15
Celi de Carvalho Nascimento
DANIELE BORGES BEZERRA
David Alves dos Santos
EDIANE BARBOSA OLIVEIRA
EDIANE SIEVERS ACUNHA
ESTÉFANI BILHALVA LEITZKE
Eduardo de Oliveira Marciano
Emerson Bevenuto de Lima Junior
Estéfano Lessa dos Santos
FLAVIA MARIA SILVA RIETH
FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO
GUILHERMO ANDRÉ ADERALDO
HAMILTON OLIVEIRA BITTENCOURT JÚNIOR19
Halina Teixeira Lima
IARA SILVA DE ALMEIDA VENÂNCIO LOPES
JESSICA RODRIGUES ARAUJO CUNHA
JOAO PEDRO PECCINI RODRIGUES
JULIANA DOS SANTOS NUNES
JULIANA DOS SANTOS NUNES
Jeferson Bossoni Mendes
Jordania Bezerra Nobre
KAMILA VALERON RUIZ
LINO JOSÉ ZABALA RUIZ
LUANA RIBEIRO BORGES
Leonardo Farias Pessoa Tenório
Loraine Oltmann de Oliveira
Lucinete Aparecida de Morais
Luiz Henrique Campos Pereira
MARCIANO SANCA
MARIA LUIZA LORENZONI BERNARDI
MATEUS FERNANDES DA SILVA
Marcelo Elmer Sandoval Machado
Marcus Vinicius de Souza Perez de Carvalho
Maria Helena Aquino de Oliveira
Maria Isabel Silva Bezerra
Nilo Sérgio Fernandes de Oliveira
Nilson Almino de Freitas
Orlando dos Santos Baptista
PEDRO HENRIQUE GUATURA DARLAN
REGINALDO DA NOBREGA TAVARES
RENATA BRASIL BARROS LOPES
RENATA BRASIL BARROS LOPES
ROBERTA ANTUNES MACHADO
RUMI REGINA KUBO
Rita de Cássia de Santana Lacerda
Sara Nataly Lopes Dias
Simone Portela de Azambuja
Socorro Emanuela Nunes da Silva
Stefânia Graciano Gameleira
TEREZA CRISTINA BARBOSA DUARTE
Thamires Alves Coimbra Carneiro
Vanina Eisenhart Lasseron
Wemi
YARANA ESTER DE CAMPOS BORGES
Yara Ferreira Veiga Adrião

Página gerada em 30/01/2023 01:25:14 (consulta levou 0.127226s)