Nome do Projeto
DIVULGANDO A FISIOLOGIA E A FARMACOLOGIA POR MEIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTICÊNTRICO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/01/2022 - 31/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A internet tem sido muito utilizada como forma de divulgação de diferentes projetos e assuntos e, devido à facilidade e rapidez com que as informações se propagam, tornou-se uma ferramenta importante para levar conhecimento aos mais diversos públicos de forma específica ou para a população em geral. Assim, é possível divulgar conteúdo de qualidade e aumentar a interação entre públicos habitualmente não tão próximos. Este projeto em sua ação de extensão objetiva promover a divulgação de conteúdo produzido por discentes e docentes pertencentes ao Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, relacionados à fisiologia e farmacologia, com intuito de aumentar o conhecimento da população a respeito das ciências biológicas e promover bons hábitos em saúde. Além disso, ao também se caracterizar como ação de ensino, almeja despertar o interesse de graduandos da UFPel para os projetos desenvolvidos no programa e para a formação possibilitada por ele.

Objetivo Geral

Promover conhecimento sobre a fisiologia e a farmacologia para alunos de graduação, pós-graduação e toda a comunidade, além de divulgar o Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas da UFPEL (PPGMCF) e os projetos nele desenvolvidos.

Justificativa

O PPGMCF é um programa de Pós-Graduação multicêntrico, vinculado à Sociedade Brasileira de Fisiologia. Na UFPel, este programa iniciou suas atividades em em 2021, tendo mestrado e doutorado. O planejamento estratégico do PPGMCF visa a realização de estudos inovadores e multi e transdisciplinares para aprofundar conhecimentos e aperfeiçoar a formação de docentes e discentes, incentivando a pesquisa, a produção científica e a inovação na área de Ciências Fisiológicas.
Através do PPGMCF é possível capacitar não somente alunos da pós-graduação, mas também alunos da graduação provenientes de diversos cursos da UFPel e de outras instituições, com a formação voltada para a área de pesquisa e também extensão. Com trabalhos em diversas linhas de pesquisa, envolvendo a Fisiologia e a Farmacologia, oportuniza aos alunos qualificação diferenciada e de excelência na área, com capacidade de competir nos melhores centros nacionais e internacionais e tornarem-se propagadores do conhecimento. Por ser um Programa recente na UFPel ainda é pouco conhecido pela comunidade acadêmica, sendo a divulgação proposta essencial para o seu crescimento dentro e fora do ambiente acadêmico e da universidade, já que os projetos desenvolvidos podem contribuir substancialmente para a sociedade.
Através deste projeto será possível articular meios para divulgação das ações e pesquisas desenvolvidas, além de conteúdos relacionados à Fisiologia e Farmacologia. As redes sociais serão utilizadas como uma ferramenta para promoção de conhecimento e educação em ciências biológicas e saúde e a realização de eventos para comunidade em geral, assim que o momento permitir, será uma forma de complementar essa divulgação, permitindo assim resultados maiores no que se refere à ação de extensão. Também através das redes sociais e de eventos online e presenciais será possível aproximar o PPGMCF da realidade dos graduandos da UFPel despertando neles interesse em ser parte desse programa, seja como alunos de iniciação científica ou futuramente, alunos de pós-graduação, atuando dessa forma com ação de ensino.

Metodologia

Inicialmente, o projeto será realizado de forma remota com a utilização de ferramentas digitais. A manutenção e atualização das redes sociais, além da produção de material para divulgação no site oficial do Programa, será realizada por alunos de graduação e pós-graduação da UFPel vinculados ao PPGMCF, sob a supervisão das coordenadoras do projeto. Esse trabalho de divulgação online permanecerá acontecendo até o final do projeto, mesmo que as atividades presenciais possam ser inteiramente retomadas.
Em um segundo momento, quando atividades presenciais puderem ser realizadas, serão organizados eventos voltados ao público da graduação e pós-graduação e também eventos voltados ao público em geral para divulgação do que vem sendo desenvolvido no programa. Caso a pandemia impeça a realização de eventos presencias, inicialmente os eventos também serão realizados de maneira remota.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores de resultados poderão ser quantificados da seguinte forma para a ação de extensão:
1- Pelo número de seguidores nas redes sociais;
2- Pelo número de produções e postagens;
Metas: espera-se com este projeto atingir uma parcela considerável da população, especialmente da região de Pelotas e assim, aumentar seu conhecimento em fisiologia e farmacologia, e seu interesse nos projetos desenvolvidos no PPGMCF.
Resultados esperados: Ao expor os projetos e conteúdos em linguagem simples e clara, espera-se uma maior aproximação do programa com a comunidade. Além disso, acredita-se que o projeto auxiliará na promoção e educação em ciências biológicas e saúde, ao promover aprendizado sobre as áreas da Fisiologia e Farmacologia, fundamentais nesse processo.

Para a ação de ensino indicadores de resultados poderão ser quantificados da seguinte forma:
1 – Pela captação de alunos interessados em realizar iniciação científica;
2 - Pela captação de futuros alunos para o programa de pós-graduação.
Metas: espera-se com este projeto atingir grande número de acadêmicos da área da saúde e ciências biológicas, aumentar seu interesse por fisiologia e farmacologia, assim como, o interesse por realizar pós-graduação na área.
Resultados esperados: almeja-se ampliar os conhecimentos dos alunos da UFPel a respeito do PPGMCF e da sua importância para a sociedade, tornando-o mais atrativo ao ingresso de novos discentes e colaboradores, além de disseminar conhecimento sobre os projetos desenvolvidos. Também se espera promover o engajamento de docentes e discentes do PPGMCF na elaboração de conteúdos e materiais, os quais poderão divulgar seus próprios projetos.

Página gerada em 29/05/2025 04:32:20 (consulta levou 0.327568s)