Nome do Projeto
DIVULGANDO A FISIOLOGIA E A FARMACOLOGIA POR MEIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTICÊNTRICO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/01/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A internet tem sido muito utilizada como forma de divulgação de diferentes projetos e assuntos e, devido à facilidade e rapidez com que as informações se propagam, tornou-se uma ferramenta importante para levar conhecimento aos mais diversos públicos de forma específica ou para a população em geral. Assim, é possível divulgar conteúdo de qualidade e aumentar a interação entre públicos habitualmente não tão próximos. Este projeto em sua ação de extensão objetiva promover a divulgação de conteúdo produzido por discentes e docentes pertencentes ao Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, relacionados à fisiologia e farmacologia, com intuito de aumentar o conhecimento da população a respeito das ciências biológicas e promover bons hábitos em saúde. Além disso, ao também se caracterizar como ação de ensino, almeja despertar o interesse de graduandos da UFPel para os projetos desenvolvidos no programa e para a formação possibilitada por ele.

Objetivo Geral

Promover conhecimento sobre a fisiologia e a farmacologia para alunos de graduação, pós-graduação e toda a comunidade, além de divulgar o Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas da UFPEL (PPGMCF) e os projetos nele desenvolvidos.

Justificativa

O PPGMCF é um programa de Pós-Graduação multicêntrico, vinculado à Sociedade Brasileira de Fisiologia. Na UFPel, este programa iniciou suas atividades em em 2021, tendo mestrado e doutorado. O planejamento estratégico do PPGMCF visa a realização de estudos inovadores e multi e transdisciplinares para aprofundar conhecimentos e aperfeiçoar a formação de docentes e discentes, incentivando a pesquisa, a produção científica e a inovação na área de Ciências Fisiológicas.
Através do PPGMCF é possível capacitar não somente alunos da pós-graduação, mas também alunos da graduação provenientes de diversos cursos da UFPel e de outras instituições, com a formação voltada para a área de pesquisa e também extensão. Com trabalhos em diversas linhas de pesquisa, envolvendo a Fisiologia e a Farmacologia, oportuniza aos alunos qualificação diferenciada e de excelência na área, com capacidade de competir nos melhores centros nacionais e internacionais e tornarem-se propagadores do conhecimento. Por ser um Programa recente na UFPel ainda é pouco conhecido pela comunidade acadêmica, sendo a divulgação proposta essencial para o seu crescimento dentro e fora do ambiente acadêmico e da universidade, já que os projetos desenvolvidos podem contribuir substancialmente para a sociedade.
Através deste projeto será possível articular meios para divulgação das ações e pesquisas desenvolvidas, além de conteúdos relacionados à Fisiologia e Farmacologia. As redes sociais serão utilizadas como uma ferramenta para promoção de conhecimento e educação em ciências biológicas e saúde e a realização de eventos para comunidade em geral, assim que o momento permitir, será uma forma de complementar essa divulgação, permitindo assim resultados maiores no que se refere à ação de extensão. Também através das redes sociais e de eventos online e presenciais será possível aproximar o PPGMCF da realidade dos graduandos da UFPel despertando neles interesse em ser parte desse programa, seja como alunos de iniciação científica ou futuramente, alunos de pós-graduação, atuando dessa forma com ação de ensino.

Metodologia

Inicialmente, o projeto será realizado de forma remota com a utilização de ferramentas digitais. A manutenção e atualização das redes sociais, além da produção de material para divulgação no site oficial do Programa, será realizada por alunos de graduação e pós-graduação da UFPel vinculados ao PPGMCF, sob a supervisão das coordenadoras do projeto. Esse trabalho de divulgação online permanecerá acontecendo até o final do projeto, mesmo que as atividades presenciais possam ser inteiramente retomadas.
Em um segundo momento, quando atividades presenciais puderem ser realizadas, serão organizados eventos voltados ao público da graduação e pós-graduação e também eventos voltados ao público em geral para divulgação do que vem sendo desenvolvido no programa. Caso a pandemia impeça a realização de eventos presencias, inicialmente os eventos também serão realizados de maneira remota.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores de resultados poderão ser quantificados da seguinte forma para a ação de extensão:
1- Pelo número de seguidores nas redes sociais;
2- Pelo número de produções e postagens;
Metas: espera-se com este projeto atingir uma parcela considerável da população, especialmente da região de Pelotas e assim, aumentar seu conhecimento em fisiologia e farmacologia, e seu interesse nos projetos desenvolvidos no PPGMCF.
Resultados esperados: Ao expor os projetos e conteúdos em linguagem simples e clara, espera-se uma maior aproximação do programa com a comunidade. Além disso, acredita-se que o projeto auxiliará na promoção e educação em ciências biológicas e saúde, ao promover aprendizado sobre as áreas da Fisiologia e Farmacologia, fundamentais nesse processo.

Para a ação de ensino indicadores de resultados poderão ser quantificados da seguinte forma:
1 – Pela captação de alunos interessados em realizar iniciação científica;
2 - Pela captação de futuros alunos para o programa de pós-graduação.
Metas: espera-se com este projeto atingir grande número de acadêmicos da área da saúde e ciências biológicas, aumentar seu interesse por fisiologia e farmacologia, assim como, o interesse por realizar pós-graduação na área.
Resultados esperados: almeja-se ampliar os conhecimentos dos alunos da UFPel a respeito do PPGMCF e da sua importância para a sociedade, tornando-o mais atrativo ao ingresso de novos discentes e colaboradores, além de disseminar conhecimento sobre os projetos desenvolvidos. Também se espera promover o engajamento de docentes e discentes do PPGMCF na elaboração de conteúdos e materiais, os quais poderão divulgar seus próprios projetos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACHADO CARVALHO
ANITA AVILA DE SOUZA
BRUNA FERRARY DENIZ20
BÁRBARA GONÇALVES DE FREITAS
CAROLINA CORRÊA DE SOUZA
CAROLINE CAMPOS BLUHM
CRISTINA HELOÍSA MÜLLER
DANIELA VOLCAN ALMEIDA11
DEBORA NASCENTE SCHULLER
ELIANA LEITE CORRÊA DA SILVA
FELIPE MORAES RODRIGUES
FERMINA FRANCESCA ALVES VARGAS
FERMINA FRANCESCA ALVES VARGAS
FLAVIANO MOREIRA DA SILVA
GABRIELA BERGMANN
GABRIELA BORCHARTT DA SILVA
GUSTAVO DIAS FERREIRA11
ISABEL OLIVEIRA DE OLIVEIRA11
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA11
JUCIMARA BALDISSARELLI14
JULIANA MENDES DA COSTA
Juceli Soares Sallaberry
Juliana Ferreira Dillmann
Juliana Rocha Fernandes
JÚLIA SOARES RIBEIRO CORRÊA
KAREN MARTIRENA MONKS DA SILVA
KELEN CRISTIANE MACHADO GOULARTE
KELIN SPIERING
LARISSA DOS SANTOS GADEA
LAÍZA RODRIGUES MUCENECKI
LUCIANE CAVALHEIRO DE SOUZA
LUIZ HENRIQUE GARCIA DE FARIAS
MARCOS JORDANIO PEREIRA FEITOSA LIMA
MARYSABEL PINTO TELIS SILVEIRA13
Marina Borges Longaray
Myrella Rosales Teixeira
Nathalia Madruga Monteiro
Nathalia Mahl Scherer
PAOLA QUEVEDO DA COSTA
PATRÍCIA ARAUJO DA ROSA NICOLINI
PAULO CAVALHEIRO SCHENKEL10
RAFAEL BUENO ORCY11
RAPHAELA CASSOL PICCOLI
REJANE GIACOMELLI TAVARES10
TAÍS KÖPP DA SILVEIRA
THAÍS SILVA DE ALMEIDA
THIAGO ALVES VARGAS
WILLIAM SANABRIA SIMÕES

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