Nome do Projeto
Referências às práticas alimentares em obras literárias e o estímulo à leitura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2022 - 31/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto propõe a leitura e análise de obras literárias, buscando referências sobre as práticas alimentares e suas diversas temáticas relacionadas, proporcionando debates durante a ao final da leitura de cada obra. Será selecionada uma obra literária, nacional ou internacional, por semestre. Serão selecionados previamente algumas obras para que o grupo decida democraticamente qual obra será o objeto de leitura e debate durante cada semestre. Após a seleção da obra a ser lida, será estipulado um calendário de debates e capítulos da obra a serem lidos para cada debate. Para cada encontro uma dupla ou trio de participantes será responsável por iniciar o debate, fazendo inicialmente um resumo dos capítulos lidos para o encontro. Os encontros ocorrerão inicialmente de forma remota via webconferência, e presenciais quando houver o retorno presencial e autorizado pela Universidade.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é proporcionar aos participantes uma reflexão a respeito de referências de práticas alimentares em obras literárias, reconhecendo a importância da alimentação como patrimônio cultural e seu papel social.

Justificativa

O projeto pretende possibilitar a reflexão sobre as práticas alimentares em obras literárias, bem como o caráter social e cultural da alimentação, visando expandir a visão da alimentação e da Nutrição para além da visão biológica. Além disso, o projeto visa estimular o hábito da leitura nos participantes.

Metodologia

Inicialmente serão selecionados estudantes para a participação no projeto, totalizando no máximo 15 participantes. A equipe de coordenação do projeto fará uma pré-seleção de obras literárias (nacionais ou internacionais). A escolha final da obra a ser lida em cada semestre será feita por todos os participantes. A cada semestre será realizada a leitura e discussão de uma obra literária. A discussão ocorrerá durante e ao final da leitura. Após a seleção da obra a ser lida, será estipulado um calendário de debates e capítulos da obra a serem lidos para cada debate. Para cada encontro uma dupla ou trio de participantes será responsável por iniciar o debate, fazendo inicialmente um resumo dos capítulos lidos para o encontro.
Os encontros ocorrerão inicialmente de forma remota via webconferência, e presenciais quando houver o retorno presencial e autorizado pela Universidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores e metas práticas teremos a leitura e discussão de duas obras literárias por semestre.
Como resultado esperado temos o estímulo à leitura de obras literárias além da observação do papel social e cultural das práticas alimentares na sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICIA PORTO GONCALVES
ANA CAROLINA DA SILVA SEDREZ
CAMILA DOS SANTOS CRUZ
CAROLINE PEREIRA DAS NEVES
CECILIA GONZALEZ SARAVIA
EMILI CAMPOS DOS SANTOS
HELENA OHANA MOSQUEIRA MARINHO
JULIA FERNANDA WIEDEMANN DIAS
KELLY LAMEIRO RODRIGUES2
LARISSA DA COSTA SERGIO
LIANDRA DIAS RODRIGUES PAGEL
LOSANE HARTWIG SCHWARTZ
MARIA CLARA OLIVEIRA DA SILVA HAERTEL
NATANIEL FONSECA FURTADO
RAQUEL BARROS DA SILVA
RENATA DO NASCIMENTO E SILVA
SHARA PEREIRA SODRE
UGO RIBEIRO COMPAROTTO

Página gerada em 28/06/2022 15:17:01 (consulta levou 0.076811s)