Nome do Projeto
Revista Cadernos de Educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/03/2022 - 11/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Mídias
Resumo
A Revista Cadernos de Educação (ISSN 2178-079X) é um periódico científico idealizado e mantido pela Faculdade de Educação (FaE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde o ano de 1992. Diante do complexo contexto editorial e político brasileiro, Cadernos de Educação tem – ao longo dos seus 30 anos de publicações contínuas, resultante em 65 edições – desempenhado a tarefa de mobilizar um significativo grupo de pesquisadores interessados em socializar uma série de conhecimentos educacionais relevantes, elevando o debate no interior da pluralidade que se apresenta contemporaneamente no campo. A Revista publica artigos originais e inéditos de pesquisadores brasileiros (compondo, preferencialmente, um quadro formado por distintas regiões do país) e estrangeiros (notadamente, de língua espanhola, inglesa e francesa). Também são divulgados dossiês temáticos, resenhas críticas de obras vinculadas à Educação, entrevistas com importantes pesquisadores da área. No momento, o periódico está em processo de digitalização das primeiras edições da Revista, de adequação no sistema Open Journal Systems (OJS) hospedado no Portal de Periódicos da UFPel. Tais ações tem como principal meta ampliar o número de leitores e potencializar a circulação dos textos publicados. A atividades da equipe de editores da Revista é complexa e demanda considerável carga horária. Os trabalhos são publicados em língua portuguesa ou espanhola, apresentados obrigatoriamente com título e resumo em português e inglês, depois de serem avaliados e aprovados pelo Conselho Editorial ou por pareceristas conceituados.

Objetivo Geral

Promover a divulgação de pesquisas acadêmico-científicas relacionadas à área da Educação e de temáticas afins à Ciências Humanas, por meio da publicação de artigos, ensaios bibliográficos, resenhas, entrevistas e outros textos cujo interesse seja a socialização e intercâmbio institucional de conhecimentos relevantes, produzidos nos níveis local, nacional e internacional, de modo a contribuir com a difusão da produção científica elaborada no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Justificativa

Cadernos de Educação é um periódico científico idealizado e mantido pela Faculdade de Educação (FaE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde o ano de 1992. Diante do complexo contexto editorial e político brasileiro, a Revista tem – ao longo dos seus 30 anos de publicações contínuas, resultante em 65 edições – desempenhado a tarefa de mobilizar um significativo grupo de pesquisadores interessados em socializar uma série de conhecimentos educacionais relevantes, elevando o debate no interior da pluralidade que se apresenta contemporaneamente no campo. Nessa extensa trajetória, Cadernos de Educação se constituiu como uma publicação reconhecida e relevante pela comunidade científica educacional. Vale destacar que a Revista Cadernos de Educação vem se modificando continuamente, a fim de atender as perspectivas de produção editorial nacional, bem como dos principais indexadores. Deste modo, intervenções tecnológicas, adaptações no designe e no seu layout, modificações na plataforma Open Journal Systems (OJS), fazem com que o periódico necessite de adaptações sucessivas às técnicas, políticas e mecanismos avaliadores. Todavia, a Revista também assume outras preocupações latentes nas políticas públicas educacionais, nos processos da formação profissional docente, na historicização da educação brasileira, nas perspectivas filosóficas e psicológicas do ser humano e das próprias práticas de educabilidades que circunscrevem o cotidiano escolar.

Metodologia

O projeto pretende promover a crescente adequação do periódico aos critérios definidos pela área da Educação na Capes como padrão de excelência, buscando fortalecer sua periodicidade, sua inserção no Portal de Periódicos e os intercâmbios institucionais com outras publicações. Os artigos, resenhas e demais textos científicos devem passar por criteriosa avaliação dos editores e de pareceristas (avaliação por pares), sendo reorganizados o Conselho Editorial e o Conselho Consultivo, com vistas a aumentar a distribuição regional e o intercâmbio com pesquisadores estrangeiros. Da mesma forma, buscar-se-á investir na diversidade de origem dos autores (maior número de instituições diferentes por volume).

Indicadores, Metas e Resultados

Com a implementação desse projeto, espera-se adaptar a inserção do periódico à plataforma Open Journal Systems (OJS) no Portal de Periódicos da UFPel, assegurando a periodicidade, a divulgação dos números iniciais digitalizados, a criação de um Estatuto da Revista, conservando e adequando, quando necessário, o Conselho Editorial e o Conselho Consultivo. Busca-se, ainda, atender com maior brevidade as demandas ocasionadas pela submissão de artigos, ampliando o número de pareceristas ad hoc, bem como criando mecanismos mais eficientes para a revisão e a editoração, a fim de garantir o fluxo contínuo. Não obstante, pretende-se ampliar a circulação da Revista, a partir de sua inserção em novas plataformas online e de outros indexadores, a fim de melhorar o desempenho no Qualis Periódicos da Capes na área da Educação, que atualmente se encontra avaliado como B1.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE FERNANDA COSTA SCHNEIDT
CRISTIANE TROINA FERREIRA
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ3
JOSIMARA WIKBOLDT SCHWANTZ1
KAREN GISELE MEDEIROS
LUIS EDUARDO DOS SANTOS CELENTE
MARCIA ALVES DA SILVA1
MARTA NORNBERG2
RAQUEL PERES MACÊDO
SANDRO FACCIN BORTOLAZZO1
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO1

Página gerada em 19/04/2024 23:10:16 (consulta levou 0.184090s)